O PRESENTE TRABALHO TRATARÁ SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE UMA PERCEPÇÃO CRÍTICA, EM RAZÃO DA ESCOLA ESTAR FUNDAMENTADA EM UM AMBIENTE DE TRANSFORMAÇÃO. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A RELEVÂNCIA EM SABER DISTINGUIR O QUE É ALFABETIZAÇÃO DE LETRAMENTO, SENDO ALFABETIZAÇÃO OBTER A TECNOLOGIA DE CRIAR E DECIFRAR CÓDIGOS, E LETRAMENTO A APROPRIAÇÃO DESTE CÓDIGO NAS MAIS DIVERSAS OCASIÕES DO DIA, OU SEJA, TENDO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA. SENDO ASSIM, EM CONSONÂNCIA COM OS ESTUDOS DE SOARES (2010, 2020) CONSEGUIMOS DISTINGUIR E APROFUNDAR ESTES CONCEITOS, COMO TAMBÉM COMPLEMENTAMOS AOS DE FREIRE (1967), QUE CONSISTEM EM UMA ALFABETIZAÇÃO QUE ENVOLVA E TORNE O SUJEITO ATIVO NO QUE ENGLOBA SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. SENDO ASSIM, A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI A BIBLIOGRÁFICA. EM SUMA, CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE É PRECISO UMA ALFABETIZAÇÃO QUE CAMINHE RUMO AO LETRAMENTO, E QUE ESTE DEVA OPORTUNIZAR À UMA ASCENSÃO DO SUJEITO NOS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E CULTURAIS.