ORIENTAÇÕES DE TÉCNICAS DE ENSINO – O POMODORO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85356 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 243 "titulo" => "ORIENTAÇÕES DE TÉCNICAS DE ENSINO – O POMODORO" "resumo" => "MUITAS DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM SÃO IDENTIFICADAS NOS DIAS DE HOJE. COM O PASSAR DOS ANOS E VISANDO ESSAS E OUTRAS PROBLEMÁTICAS, DIVERSAS TÉCNICAS DE ENSINO FORAM DESENVOLVIDAS COM O PROPÓSITO DE FACILITAR A ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS, TEMPO E ESPAÇO PARA UMA MELHOR ABSORÇÃO E APRENDIZAGEM. UMA DESSAS TÉCNICAS É A DO POMODORO. O POMODORO SE CARACTERIZA EM DIVIDIR O TEMPO EM PRODUÇÃO E DESCANSO, MARCANDO PEQUENOS INTERVALOS DE TEMPO QUE SÃO CRONOMETRADOS. A TÉCNICA SURGIU POR VOLTA DOS ANOS 80, QUANDO O ITALIANO FRANCESCO CIRILLO, UM UNIVERSITÁRIO QUE BUSCAVA SER MAIS PRODUTIVO EM POUCO TEMPO, UTILIZOU UM TEMPORIZADOR COM FORMATO DE “POMODORO” – TOMATE, EM ITALIANO -, PARA ORGANIZAR SUAS TAREFAS. O TIMER É ACIONADO EM 25 MINUTOS, TOCANDO UM SOM AO FINALIZAR ESSE PERÍODO. DURANTE ELE, FRANCESCO SE MANTINHA CONCENTRADO EM UMA ÚNICA TAREFA, SEM INTERRUPÇÕES E DEVANEIOS, MANTENDO-SE FOCADO. A PESQUISA SOBRE A TÉCNICA O POMODORO OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ, EM CAMPINA GRANDE – PB. FOI EXPOSTA DURANTE A AULA DE ESTUDO ORIENTADO, PARA A TURMA DE 2º ANO. A PRESENTE PESQUISA FOI TRAÇADA EM CARÁTER QUALITATIVO, A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DE SLIDES DO CONTEÚDO, ONDE HOUVE DISCUSSÃO COM OS ALUNOS E DEBATE LIVRE SOBRE O TEMA. A PESQUISA DA TÉCNICA SE FEZ EXTREMAMENTE NECESSÁRIA POR SE ADEQUAR QUASE QUE COMPLETAMENTE A REALIDADE OSCILANTE DA ATUALIDADE, MOSTRANDO-SE EFICAZ A UMA DAS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS DA APRENDIZAGEM: O FOCO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "O POMODORO, ENSINO-APRENDIZAGEM, TÉCNICAS DE ESTUDO, PRODUTIVIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID243_10032022194125.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA FERREIRA DO CARMO COSTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA DO CARMO" "autor_email" => "jfjullia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85356 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 243 "titulo" => "ORIENTAÇÕES DE TÉCNICAS DE ENSINO – O POMODORO" "resumo" => "MUITAS DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM SÃO IDENTIFICADAS NOS DIAS DE HOJE. COM O PASSAR DOS ANOS E VISANDO ESSAS E OUTRAS PROBLEMÁTICAS, DIVERSAS TÉCNICAS DE ENSINO FORAM DESENVOLVIDAS COM O PROPÓSITO DE FACILITAR A ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS, TEMPO E ESPAÇO PARA UMA MELHOR ABSORÇÃO E APRENDIZAGEM. UMA DESSAS TÉCNICAS É A DO POMODORO. O POMODORO SE CARACTERIZA EM DIVIDIR O TEMPO EM PRODUÇÃO E DESCANSO, MARCANDO PEQUENOS INTERVALOS DE TEMPO QUE SÃO CRONOMETRADOS. A TÉCNICA SURGIU POR VOLTA DOS ANOS 80, QUANDO O ITALIANO FRANCESCO CIRILLO, UM UNIVERSITÁRIO QUE BUSCAVA SER MAIS PRODUTIVO EM POUCO TEMPO, UTILIZOU UM TEMPORIZADOR COM FORMATO DE “POMODORO” – TOMATE, EM ITALIANO -, PARA ORGANIZAR SUAS TAREFAS. O TIMER É ACIONADO EM 25 MINUTOS, TOCANDO UM SOM AO FINALIZAR ESSE PERÍODO. DURANTE ELE, FRANCESCO SE MANTINHA CONCENTRADO EM UMA ÚNICA TAREFA, SEM INTERRUPÇÕES E DEVANEIOS, MANTENDO-SE FOCADO. A PESQUISA SOBRE A TÉCNICA O POMODORO OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ, EM CAMPINA GRANDE – PB. FOI EXPOSTA DURANTE A AULA DE ESTUDO ORIENTADO, PARA A TURMA DE 2º ANO. A PRESENTE PESQUISA FOI TRAÇADA EM CARÁTER QUALITATIVO, A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DE SLIDES DO CONTEÚDO, ONDE HOUVE DISCUSSÃO COM OS ALUNOS E DEBATE LIVRE SOBRE O TEMA. A PESQUISA DA TÉCNICA SE FEZ EXTREMAMENTE NECESSÁRIA POR SE ADEQUAR QUASE QUE COMPLETAMENTE A REALIDADE OSCILANTE DA ATUALIDADE, MOSTRANDO-SE EFICAZ A UMA DAS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS DA APRENDIZAGEM: O FOCO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "O POMODORO, ENSINO-APRENDIZAGEM, TÉCNICAS DE ESTUDO, PRODUTIVIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID243_10032022194125.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA FERREIRA DO CARMO COSTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA DO CARMO" "autor_email" => "jfjullia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }