RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85363 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 416 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) É UM PROGRAMA QUE PROPICIA A INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES E ESCOLAS PÚBLICAS, FAZENDO PARTE DE UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE VISA PROMOVER O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A MELHORIA NO ENSINO PÚBLICO. O PRESENTE RELATO TRATA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AQUI APRESENTAMOS UM RECORTE DE COMO SE DEU A FORMAÇÃO, O PLANEJAMENTO E A REGÊNCIA. NO EDITAL DE 2020 A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI DIRECIONADA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB – PARTICIPAMOS COM O SUBPROJETO INTITULADO PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. EM DETRIMENTO DO ATUAL MOMENTO PANDÊMICO, CAUSADO PELO VÍRUS COVID-19, FOI CRUCIAL A ADOÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS, COMO O ISOLAMENTO SOCIAL, AS ESCOLAS E DEMAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS FECHARAM AS PORTAS DANDO INÍCIO A UM “NOVO NORMAL”. O FORMATO DO PROGRAMA TAMBÉM SE MODIFICOU E OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS REMOTAMENTE. ANTES DE QUALQUER PRÁTICA EDUCATIVA É FUNDAMENTAL O SÓLIDO EMBASAMENTO TEÓRICO. NA RP NÃO FOI DIFERENTE. DURANTE TODA A VIGÊNCIA DO PROGRAMA CONTAMOS, SEMANALMENTE, COM TARDES DE FORMAÇÃO EM QUE DISCUTIMOS SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR AUTORES, TAIS COMO: (SOARES, 2004), (FERREIRO, TEBEROSKY, 1991), O DOCUMENTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL, 2018), (FREIRE, 2003) E DIDÁTICA (LIBÂNEO, 1990). OS VÍNCULOS CRIADOS NESSE PROGRAMA FOMENTA O CRESCIMENTO MÚTUO ENTRE OS ENVOLVIDOS, COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA REALIZADOS COLETIVAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID416_10032022202856.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LEITE DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.leite@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85363 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 416 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) É UM PROGRAMA QUE PROPICIA A INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES E ESCOLAS PÚBLICAS, FAZENDO PARTE DE UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE VISA PROMOVER O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A MELHORIA NO ENSINO PÚBLICO. O PRESENTE RELATO TRATA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AQUI APRESENTAMOS UM RECORTE DE COMO SE DEU A FORMAÇÃO, O PLANEJAMENTO E A REGÊNCIA. NO EDITAL DE 2020 A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI DIRECIONADA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB – PARTICIPAMOS COM O SUBPROJETO INTITULADO PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. EM DETRIMENTO DO ATUAL MOMENTO PANDÊMICO, CAUSADO PELO VÍRUS COVID-19, FOI CRUCIAL A ADOÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS, COMO O ISOLAMENTO SOCIAL, AS ESCOLAS E DEMAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS FECHARAM AS PORTAS DANDO INÍCIO A UM “NOVO NORMAL”. O FORMATO DO PROGRAMA TAMBÉM SE MODIFICOU E OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS REMOTAMENTE. ANTES DE QUALQUER PRÁTICA EDUCATIVA É FUNDAMENTAL O SÓLIDO EMBASAMENTO TEÓRICO. NA RP NÃO FOI DIFERENTE. DURANTE TODA A VIGÊNCIA DO PROGRAMA CONTAMOS, SEMANALMENTE, COM TARDES DE FORMAÇÃO EM QUE DISCUTIMOS SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR AUTORES, TAIS COMO: (SOARES, 2004), (FERREIRO, TEBEROSKY, 1991), O DOCUMENTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL, 2018), (FREIRE, 2003) E DIDÁTICA (LIBÂNEO, 1990). OS VÍNCULOS CRIADOS NESSE PROGRAMA FOMENTA O CRESCIMENTO MÚTUO ENTRE OS ENVOLVIDOS, COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA REALIZADOS COLETIVAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID416_10032022202856.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LEITE DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.leite@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }