ERA UMA VEZ....MEU FINAL FELIZ: O PROCESSO DE (RE)ESCRITA COM TURMAS DO 6° E 7° ANOS ATRAVÉS DO PIBID
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85209 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "ERA UMA VEZ....MEU FINAL FELIZ: O PROCESSO DE (RE)ESCRITA COM TURMAS DO 6° E 7° ANOS ATRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "O VÍRUS PANDÊMICO CAUSOU UMA COMOÇÃO NO MUNDO, COM ISSO OS SISTEMAS DE ENSINO SOFRERAM COM A INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO. DE MODO ESPECÍFICO, AS AULAS DE PORTUGUÊS COMEÇARAM A SE REESTRUTURAR A PARTIR DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DE MODO A ATENDER ÀS NOVAS NECESSIDADES DOS ALUNOS. ASSIM SENDO, ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO OBJETIVO RELATAR O PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA, DESENVOLVIDO AO LONGO DO PROJETO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III), REALIZADO A PARTIR DA RELEITURA BRASILEIRA “JOÃOZINHO E MARIA” DE RONALDO SIMÕES E CRISTINA AGOSTINHO, QUE FEZ PARTE DO PROJETO DE LEITURA “CONTO DE FADAS À BRASILEIRA”, APLICADO DE MODO REMOTO, NAS TURMAS DE 6º E 7º ANOS DA E.E.E.F. ANTENOR NAVARRO. PARA TANTO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ALICERÇOU-SE EM COSSON (2021), CIAVOLELLA E MENEGASSI (2021), ROJO (2012), MARCUSCHI (2010), ENTRE OUTROS TEÓRICOS. NESSA DIREÇÃO, O PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA REVELOU-SE COMO UM DOS GRANDES FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O AVANÇO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ALUNOS TENDO EM VISTA QUE O ALUNADO INTERAGIA COM A LÍNGUA EM AÇÃO, RESULTANDO NUMA COMPREENSÃO ATIVA DE COMO A LÍNGUA PODE SER EXPLORADA EM UM TEXTO. ASSIM, CONSTATA-SE QUE A ESCRITA, UMA AÇÃO LINGUÍSTICA CONCRETA, TEM UMA DIMENSÃO SOCIAL INERENTE. NESSE SENTIDO, A ESCRITA DE UMA RELEITURA BRASILEIRA, PARTINDO DO CLÁSSICO “JOÃO E MARIA” DOS IRMÃOS GRIMM, AJUDOU OS DISCENTES A PENETRAR NESSA CAMADA SOCIAL DA LÍNGUA E LHE ATRIBUIR SENTIDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, LETRAMENTO, LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID377_04032022135739.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA FERNANDES MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.monteiro@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85209 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "ERA UMA VEZ....MEU FINAL FELIZ: O PROCESSO DE (RE)ESCRITA COM TURMAS DO 6° E 7° ANOS ATRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "O VÍRUS PANDÊMICO CAUSOU UMA COMOÇÃO NO MUNDO, COM ISSO OS SISTEMAS DE ENSINO SOFRERAM COM A INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO. DE MODO ESPECÍFICO, AS AULAS DE PORTUGUÊS COMEÇARAM A SE REESTRUTURAR A PARTIR DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DE MODO A ATENDER ÀS NOVAS NECESSIDADES DOS ALUNOS. ASSIM SENDO, ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO OBJETIVO RELATAR O PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA, DESENVOLVIDO AO LONGO DO PROJETO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA (UEPB/CAMPUS III), REALIZADO A PARTIR DA RELEITURA BRASILEIRA “JOÃOZINHO E MARIA” DE RONALDO SIMÕES E CRISTINA AGOSTINHO, QUE FEZ PARTE DO PROJETO DE LEITURA “CONTO DE FADAS À BRASILEIRA”, APLICADO DE MODO REMOTO, NAS TURMAS DE 6º E 7º ANOS DA E.E.E.F. ANTENOR NAVARRO. PARA TANTO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ALICERÇOU-SE EM COSSON (2021), CIAVOLELLA E MENEGASSI (2021), ROJO (2012), MARCUSCHI (2010), ENTRE OUTROS TEÓRICOS. NESSA DIREÇÃO, O PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA REVELOU-SE COMO UM DOS GRANDES FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O AVANÇO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ALUNOS TENDO EM VISTA QUE O ALUNADO INTERAGIA COM A LÍNGUA EM AÇÃO, RESULTANDO NUMA COMPREENSÃO ATIVA DE COMO A LÍNGUA PODE SER EXPLORADA EM UM TEXTO. ASSIM, CONSTATA-SE QUE A ESCRITA, UMA AÇÃO LINGUÍSTICA CONCRETA, TEM UMA DIMENSÃO SOCIAL INERENTE. NESSE SENTIDO, A ESCRITA DE UMA RELEITURA BRASILEIRA, PARTINDO DO CLÁSSICO “JOÃO E MARIA” DOS IRMÃOS GRIMM, AJUDOU OS DISCENTES A PENETRAR NESSA CAMADA SOCIAL DA LÍNGUA E LHE ATRIBUIR SENTIDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, LETRAMENTO, LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID377_04032022135739.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA FERNANDES MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.monteiro@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }