LEIS DE NEWTON E O ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO DE
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO REMOTO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85275 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 110 "titulo" => """ LEIS DE NEWTON E O ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO DE \r\n UMA PROPOSTA PARA O ENSINO REMOTO """ "resumo" => "DIANTE DAS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MUNDO E QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EDUCAÇÃO, AINDA É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MÉTODOS DE ENSINO NA ESCOLA AINDA NÃO ESTÃO ACOMPANHANDO AS NOVAS DEMANDAS DA JUVENTUDE ATUAL. BUSCANDO ALÇAR TRANSFORMAÇÕES NESTE CONTEXTO, APONTAMOS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE POSSIBILITAM TORNAR O ESTUDANTE UM PERSONAGEM ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, ALÉM DE DAR ÊNFASE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, TENDO EM VISTA QUE PENSAR EM METODOLOGIAS, ESTRUTURAR OBJETIVOS E CAMINHOS PARA APLICAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS SÃO AÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE CONSIGA A APRENDIZAGEM. NESSE TRABALHO DESCREVEREMOS AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS PARA UMA ATIVIDADE DO PIBID DE FÍSICA DA UEPB, COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS LEIS DE NEWTON. O PLANEJAMENTO ACONTECEU NO DECORRER DE DOIS MESES E FOI DIVIDIDO EM ALGUMAS ETAPAS QUE DISCUTIAM FORMAÇÃO GERAL COM TEMAS RELEVANTES A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA E A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA EM SI, COM AS SEQUÊNCIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, TODOS ESSES PENSADOS PARA O MOMENTO DE ENSINO REMOTO. DE FORMA GERAL, ENTENDEMOS QUE NOSSOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS DIANTE DO QUE NOS PROPOMOS A OBSERVAR E CONSTRUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, CONSIDERAMOS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PROCESSO, BUSCANDO FORMAS DE SUPERÁ-LAS E AINDA APONTANDO AS CONTRIBUIÇÕES, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS INTEGRANTES DO PROGRAMA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES ENVOLVIDOS, INDICANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, LEIS DE NEWTON, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID110_09032022181408.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZIANE FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LIZIANE" "autor_email" => "lizianefisica2017@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85275 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 110 "titulo" => """ LEIS DE NEWTON E O ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO DE \r\n UMA PROPOSTA PARA O ENSINO REMOTO """ "resumo" => "DIANTE DAS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MUNDO E QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EDUCAÇÃO, AINDA É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MÉTODOS DE ENSINO NA ESCOLA AINDA NÃO ESTÃO ACOMPANHANDO AS NOVAS DEMANDAS DA JUVENTUDE ATUAL. BUSCANDO ALÇAR TRANSFORMAÇÕES NESTE CONTEXTO, APONTAMOS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE POSSIBILITAM TORNAR O ESTUDANTE UM PERSONAGEM ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, ALÉM DE DAR ÊNFASE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, TENDO EM VISTA QUE PENSAR EM METODOLOGIAS, ESTRUTURAR OBJETIVOS E CAMINHOS PARA APLICAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS SÃO AÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE CONSIGA A APRENDIZAGEM. NESSE TRABALHO DESCREVEREMOS AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS PARA UMA ATIVIDADE DO PIBID DE FÍSICA DA UEPB, COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS LEIS DE NEWTON. O PLANEJAMENTO ACONTECEU NO DECORRER DE DOIS MESES E FOI DIVIDIDO EM ALGUMAS ETAPAS QUE DISCUTIAM FORMAÇÃO GERAL COM TEMAS RELEVANTES A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA E A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA EM SI, COM AS SEQUÊNCIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, TODOS ESSES PENSADOS PARA O MOMENTO DE ENSINO REMOTO. DE FORMA GERAL, ENTENDEMOS QUE NOSSOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS DIANTE DO QUE NOS PROPOMOS A OBSERVAR E CONSTRUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, CONSIDERAMOS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PROCESSO, BUSCANDO FORMAS DE SUPERÁ-LAS E AINDA APONTANDO AS CONTRIBUIÇÕES, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS INTEGRANTES DO PROGRAMA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES ENVOLVIDOS, INDICANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, LEIS DE NEWTON, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID110_09032022181408.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZIANE FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LIZIANE" "autor_email" => "lizianefisica2017@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }