VAMOS JOGAR? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS
AULAS DE FÍSICA PARA O SISTEMA HÍBRIDO DE ENSINO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85353 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 110 "titulo" => """ VAMOS JOGAR? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS \r\n AULAS DE FÍSICA PARA O SISTEMA HÍBRIDO DE ENSINO """ "resumo" => "A FORMA DE SE ENSINAR CONTEÚDOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO VEM PASSANDO POR DIVERSAS MUDANÇAS AO LONGO DAS DÉCADAS, E COM ISSO, BUSCAR APROXIMAR OS ESTUDANTES DE ATIVIDADES QUE PERMITEM UMA PARTICIPAÇÃO MAIS DINÂMICA E DE MAIOR ENGAJAMENTO NAS PROPOSTAS EM SALA DE AULA É UMA NECESSIDADE ATUAL. A PROPOSTA DE ATIVIDADE INTITULADA VAMOS JOGAR? FOI ELABORADA PARA SER REALIZADA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UM ÚNICO MOMENTO DE INTERVENÇÃO PRESENCIAL. A METODOLOGIA DESSA PROPOSTA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: O PLANEJAMENTO, QUE ACONTECEU ENTRE OS MESES DE OUTUBRO E DEZEMBRO DE 2021, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ALGUMAS AÇÕES: ELABORAÇÃO DA PROPOSTA, ORGANIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, PRODUÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO, DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E AVALIAÇÃO E AJUSTES DA PROPOSTA GERAL; E A INTERVENÇÃO, REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS: O PRIMEIRO MOMENTO FOI NORTEADO ATRAVÉS DE UM QUIZ INTERATIVO, A SEGUNDA ATIVIDADE TROUXE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E A ÚLTIMA ATIVIDADE ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA DISCUTIR TEMAS CIENTÍFICOS. DE MODO GERAL, DESTACAMOS BONS RESULTADOS EM RELAÇÃO TANTO AO PLANEJAMENTO, BEM COMO A QUESTÃO DA CRIAÇÃO DO CRONOGRAMA E A DIVISÃO DE TAREFAS PERMITE COM QUE A PREPARAÇÃO DA PROPOSTA SEJA MAIS DIVERSIFICADA E REALIZADA COM ANTECEDÊNCIA. NO QUE TANGE A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES, DESTACAMOS A GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, SENDO BEM RECEPTIVOS, E APRESENTANDO BOA ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS, OBSERVADO ATRAVÉS DAS RESPOSTAS SATISFATÓRIAS AOS QUESTIONAMENTOS E O LEVANTAMENTO DE OUTROS QUESTIONAMENTOS PERTINENTES AO CONTEÚDO, FORTALECENDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, ENSINO MÉDIO, LEIS DE NEWTON, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID110_10032022194004.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZIANE FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LIZIANE" "autor_email" => "lizianefisica2017@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85353 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 110 "titulo" => """ VAMOS JOGAR? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS \r\n AULAS DE FÍSICA PARA O SISTEMA HÍBRIDO DE ENSINO """ "resumo" => "A FORMA DE SE ENSINAR CONTEÚDOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO VEM PASSANDO POR DIVERSAS MUDANÇAS AO LONGO DAS DÉCADAS, E COM ISSO, BUSCAR APROXIMAR OS ESTUDANTES DE ATIVIDADES QUE PERMITEM UMA PARTICIPAÇÃO MAIS DINÂMICA E DE MAIOR ENGAJAMENTO NAS PROPOSTAS EM SALA DE AULA É UMA NECESSIDADE ATUAL. A PROPOSTA DE ATIVIDADE INTITULADA VAMOS JOGAR? FOI ELABORADA PARA SER REALIZADA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO EM UM ÚNICO MOMENTO DE INTERVENÇÃO PRESENCIAL. A METODOLOGIA DESSA PROPOSTA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: O PLANEJAMENTO, QUE ACONTECEU ENTRE OS MESES DE OUTUBRO E DEZEMBRO DE 2021, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ALGUMAS AÇÕES: ELABORAÇÃO DA PROPOSTA, ORGANIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, PRODUÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO, DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E AVALIAÇÃO E AJUSTES DA PROPOSTA GERAL; E A INTERVENÇÃO, REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS: O PRIMEIRO MOMENTO FOI NORTEADO ATRAVÉS DE UM QUIZ INTERATIVO, A SEGUNDA ATIVIDADE TROUXE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E A ÚLTIMA ATIVIDADE ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA DISCUTIR TEMAS CIENTÍFICOS. DE MODO GERAL, DESTACAMOS BONS RESULTADOS EM RELAÇÃO TANTO AO PLANEJAMENTO, BEM COMO A QUESTÃO DA CRIAÇÃO DO CRONOGRAMA E A DIVISÃO DE TAREFAS PERMITE COM QUE A PREPARAÇÃO DA PROPOSTA SEJA MAIS DIVERSIFICADA E REALIZADA COM ANTECEDÊNCIA. NO QUE TANGE A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES, DESTACAMOS A GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, SENDO BEM RECEPTIVOS, E APRESENTANDO BOA ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS, OBSERVADO ATRAVÉS DAS RESPOSTAS SATISFATÓRIAS AOS QUESTIONAMENTOS E O LEVANTAMENTO DE OUTROS QUESTIONAMENTOS PERTINENTES AO CONTEÚDO, FORTALECENDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, ENSINO MÉDIO, LEIS DE NEWTON, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID110_10032022194004.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZIANE FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LIZIANE" "autor_email" => "lizianefisica2017@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }