O PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR E REFLETIR SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, A PARTIR DA ATUAÇÃO COMO BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COM A PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA RURAL DE MONTEIRO- PB. COMO APORTE TEÓRICO, APOIAMO-NOS NOS TRABALHOS E REFLEXÕES DE CANDIDO (1992, 1993), CARVALHO (2018) E SANTOS (2007) A FIM DE DISCUTIRMOS AS METODOLOGIAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA COM FOCO NO GÊNERO CRÔNICA. ENCERRAMOS O ARTIGO, APONTANDO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVIDA, AS DIFICULDADES DECORRENTES DA ATUAÇÃO VIA ENSINO REMOTO, MAS TAMBÉM REFLETINDO SOBRE OS AVANÇOS NO PROCESSO DE ESCRITA DOS DISCENTES APESAR DAS ADVERSIDADES QUE PERPASSARAM TODO O NOSSO TRABALHO EM VIRTUDE DO CONTEXTO PANDÊMICO AINDA EM CURSO.