O PRESENTE ESTUDO RELATA E DISCUTE A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO DECORRER DOS ANOS 2020-2021 DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19. DIRECIONAMOS A DISCUSSÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS EXPECTATIVAS E DESAFIOS COM O NOVO CONTEXTO EDUCACIONAL, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE O FAZER DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL PARA SUPERAR OS DISTANCIAMENTOS ENTRE OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI MOSTRAR AS INQUIETAÇÕES, REALIDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA, BEM COMO, DEMONSTRAR AS EXPECTATIVAS DOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE, DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS E EMERGENCIAIS, OS PROBLEMAS QUE CERCAM A EDUCAÇÃO FOI MAIORES, ENTRETANTO, COM ESFORÇO COLETIVO E REDOBRADO, ESTES PROBLEMAS FORAM AMENIZADOS, DENTRO DO POSSÍVEL, COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS, NA INTENÇÃO DE ENCURTAR O DISTANCIAMENTO DO DIÁLOGO E GARANTIR UMA APRENDIZAGEM DO FAZER DOCENTE DE QUALIDADE.