O VIDEOCAST REVELA-SE COMO UM IMPORTANTE RECURSO TECNOLÓGICO PARA A EDUCAÇÃO, JÁ QUE ELE PODE AUXILIAR AO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS, ÁUDIOS E IMAGENS A SEREM UTILIZADOS DIDATICAMENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VIDEOCASTS FEITOS POR ESTUDANTES DOS TERCEIROS ANOS A E B DE 2021 DA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO. TRATA-SE DE RESULTADOS PARCIAIS DO PROJETO VIDEOCASTS: VOZES E CULTURAS DA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO, COORDENADO POR RAFAEL MELO (COORD. ÁREA PIBID/2020-2022) E SUPERVISIONADO POR EIANNY ABRANTES, DESENVOLVIDO, ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO DOS ALUNOS DO PIBID 2020/2022, QUE TINHA COMO OBJETIVO REGISTRAR AS VOZES DOS QUE COMPUNHAM A FORMAÇÃO TÉCNICA DO CAMPUS IV, DE MODO A DIVULGAR, ATRAVÉS DOS VÍDEOCASTS, OS PROJETOS E AS CULTURAS DA ESCOLA. A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO PARTICIPANTE, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CLASSIFICADA COMO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA. A FUNDAMENTARAM TEORICAMENTE NEGROPONTE (1995); CARVALHO, AGUIAR E MACIEL (2019) E LEITE, LEÃO E ANDRANDE (2019). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A PRODUÇÃO DE VIDEOCASTS ENVOLVEU OS PARTICIPANTES COM AS LINGUAGENS MULTIMODAIS E OS INTRODUZIU A UMA APRENDIZAGEM ATIVA E CRÍTICA ATRAVÉS DO USO DE UM GÊNERO TEXTUAL DIGITAL.