RELATO DE EXPERIENCIA NA RESIENCIA PEDAGOGICA: GEOGRAFIAS DA CAA PUÊRA EXPRESSÕES CULTURAIS E AFRODESCENDETES NO CONTEXTO ESCOLAR.
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85244 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "RELATO DE EXPERIENCIA NA RESIENCIA PEDAGOGICA: GEOGRAFIAS DA CAA PUÊRA EXPRESSÕES CULTURAIS E AFRODESCENDETES NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NA QUAL FOI PROPORCIONADO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), FINANCIADO PELA CAPES, COM DISCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LICENCIADOS NO CURSO DE GEOGRAFIA. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR AS VIVENCIAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO PROGRAMA, QUE PROPORCIONA A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, QUALIFICANDO OS FUTUROS PROFESSORES NA REALIDADE ESCOLAR DA QUAL IRÃO FAZER PARTE. NO QUE CONCERNE O CENÁRIO NA QUAL O MUNDO ESTÁ VIVENCIANDO, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID -19 AS AULAS ACONTECERAM DE MANEIRA REMOTA. OS DESAFIOS POSTOS COM A COVI-19 MUDOU TOTALMENTE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA O CONTEXTO DE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO MARCADO PELO USO INCISIVO DAS TECNOLOGIAS PARA POSSIBILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO. TAL PROPOSITURA, POSSIBILITOU NO DECORRER DAS AULAS DE GEOGRAFIA TRABALHAR COM OS DISCENTES AS QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, CULTURAIS E ÉTICAS RACIAIS. TUDO ISSO TEM COMO META COMBATER O PRECONCEITO RACIAL, SOCIAL E CULTURAL EM SALA DE AULA, ELEVANDO A AUTOESTIMA DE CADA INDIVÍDUO NA SOCIEDADE, DESDE SUA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA; TAMBÉM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO, CONHECIMENTO E COMPREENSÃO DA IDENTIDADE SOCIOCULTURAL BRASILEIRA, COM INTUITO DE REAPROXIMAR A ESCOLA DAS CULTURAS POPULARES, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COM SUAS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES, COM DESTAQUE PARA A PRÁTICA DA CAPOEIRA E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA GEOGRÁFICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL, CAPOEIRA, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID418_07032022210719.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA GONDIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "rita.gondim@aluno.uepb.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85244 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "RELATO DE EXPERIENCIA NA RESIENCIA PEDAGOGICA: GEOGRAFIAS DA CAA PUÊRA EXPRESSÕES CULTURAIS E AFRODESCENDETES NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NA QUAL FOI PROPORCIONADO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), FINANCIADO PELA CAPES, COM DISCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LICENCIADOS NO CURSO DE GEOGRAFIA. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR AS VIVENCIAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO PROGRAMA, QUE PROPORCIONA A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, QUALIFICANDO OS FUTUROS PROFESSORES NA REALIDADE ESCOLAR DA QUAL IRÃO FAZER PARTE. NO QUE CONCERNE O CENÁRIO NA QUAL O MUNDO ESTÁ VIVENCIANDO, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID -19 AS AULAS ACONTECERAM DE MANEIRA REMOTA. OS DESAFIOS POSTOS COM A COVI-19 MUDOU TOTALMENTE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA O CONTEXTO DE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO MARCADO PELO USO INCISIVO DAS TECNOLOGIAS PARA POSSIBILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO. TAL PROPOSITURA, POSSIBILITOU NO DECORRER DAS AULAS DE GEOGRAFIA TRABALHAR COM OS DISCENTES AS QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, CULTURAIS E ÉTICAS RACIAIS. TUDO ISSO TEM COMO META COMBATER O PRECONCEITO RACIAL, SOCIAL E CULTURAL EM SALA DE AULA, ELEVANDO A AUTOESTIMA DE CADA INDIVÍDUO NA SOCIEDADE, DESDE SUA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA; TAMBÉM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO, CONHECIMENTO E COMPREENSÃO DA IDENTIDADE SOCIOCULTURAL BRASILEIRA, COM INTUITO DE REAPROXIMAR A ESCOLA DAS CULTURAS POPULARES, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COM SUAS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES, COM DESTAQUE PARA A PRÁTICA DA CAPOEIRA E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA GEOGRÁFICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL, CAPOEIRA, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID418_07032022210719.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA GONDIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "rita.gondim@aluno.uepb.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }