A PLANIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, ORGANIZADO EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD), PERMITE AO PROFESSOR DESENVOLVER, DE MANEIRA EFICAZ, A SUA PROPOSTA DE ENSINO, TORNANDO-SE PROTAGONISTA DE DAS AÇÕES DOCENTES, NO CONTEXTO DE ESCOLAR, ALÉM DE POSSIBILITAR AOS DISCENTES UMA APROPRIAÇÃO DE FORMA GRADATIVA DE DETERMINADO GÊNERO. NESTE TRABALHO, TEMOS POR OBJETIVO GERAL APRESENTAR A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA PARA O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CARTA, DESTACANDO UM DIÁLOGO COM OS PRINCÍPIOS DA BNCC, QUE CONSIDERA A AQUISIÇÃO PROGRESSIVA DO CONHECIMENTO. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEM POR PARTICIPANTES DA PESQUISA ALUNOS DO CURSO LETRAS PORTUGUÊS, DA UEPB, CAMPUS I, INSERIDOS EM PROJETO PIBID (2020-2022). OS DADOS A SEREM ANALISADOS SÃO AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS PARA O TRABALHO COM O GÊNERO CARTA. PARA A ANÁLISE, SEGUIMOS OS DIRECIONAMENTOS PROPOSTOS PELOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, RESPALDADOS NO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, REPRESENTADO PELO GRUPO DE GENEBRA, A SABER, (BRONCKART, 1999, 2006); (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) E NO BRASIL POR (MACHADO, 2009), DENTRE OUTROS. AS DISCUSSÕES EMPREENDIDAS NESTA INVESTIGAÇÃO APONTAM A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE PLANIFICAR O TRABALHO DOCENTE EM SEQUÊNCIAS E COM OBJETIVO DEFINIDO, ALÉM DE REFLETIR SOBRE OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO A SEREM UTILIZADOS EM SALA DE AULA. EM SUMA, É RELEVANTE RESSALTAR QUE A APLICAÇÃO DESTA ESTRATÉGIA, EM SALA DE AULA, DÁ AOS ALUNOS UM PAPEL MAIS ATIVO E PARTICIPATIVO NA PRODUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, ALÉM DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE ESTES PODEM VIR A DESENVOLVER.