A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO PELO
MÉTODO RECEPCIONAL
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85208 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 34 "titulo" => """ A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO PELO \r\n MÉTODO RECEPCIONAL """ "resumo" => """ COM A OPORTUNIDADE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROPORCIONAR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO, O CONTATO DIRETO COM O ESPAÇO ESCOLAR E CIENTES DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE LEITORES, FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS CINCO PASSOS DO MÉTODO RECEPCIONAL, FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DAS AUTORAS MARIA DA GLÓRIA BORDINI E VERA TEIXEIRA DE AGUIAR (1993) COM OBJETIVO DE ATENDER AOS INTERESSES DO ALUNOS NAS LEITURAS LITERÁRIAS E A AMPLIAÇÃO DE NOVOS HORIZONTES QUE LHE AGUCEM O SENSO CRÍTICO E A PRESERVAÇÃO DO CARÁTER LÚDICO DA LITERATURA. O REFERIDO MÉTODO FOI APLICADO, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NA ECIT OBDULIA DANTAS, ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB, EM QUE OS ALUNOS, SUJEITOS DA PESQUISA, FORAM BASTANTE RECEPTIVOS À PROPOSTA, MOSTRANDO-NOS QUE É POSSÍVEL TRABALHAR A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO LEITOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO, COM VISTAS À FORMAÇÃO DE UM LEITOR PROFICIENTE E QUE PERCEBA O ATO DE LER COMO PRAZEROSO. \r\n PALAVRAS-CHAVE: LEITURA LITERÁRIA; MÉTODO RECEPCIONAL; ENSINO MÉDIO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, MÉTODO RECEPCIONAL, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID34_04032022130754.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO PEREIRA NETA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.neta@aluno.uepb.edu" "autor_ies" => "UEPB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85208 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 34 "titulo" => """ A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO PELO \r\n MÉTODO RECEPCIONAL """ "resumo" => """ COM A OPORTUNIDADE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROPORCIONAR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO, O CONTATO DIRETO COM O ESPAÇO ESCOLAR E CIENTES DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE LEITORES, FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS CINCO PASSOS DO MÉTODO RECEPCIONAL, FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DAS AUTORAS MARIA DA GLÓRIA BORDINI E VERA TEIXEIRA DE AGUIAR (1993) COM OBJETIVO DE ATENDER AOS INTERESSES DO ALUNOS NAS LEITURAS LITERÁRIAS E A AMPLIAÇÃO DE NOVOS HORIZONTES QUE LHE AGUCEM O SENSO CRÍTICO E A PRESERVAÇÃO DO CARÁTER LÚDICO DA LITERATURA. O REFERIDO MÉTODO FOI APLICADO, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NA ECIT OBDULIA DANTAS, ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB, EM QUE OS ALUNOS, SUJEITOS DA PESQUISA, FORAM BASTANTE RECEPTIVOS À PROPOSTA, MOSTRANDO-NOS QUE É POSSÍVEL TRABALHAR A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO LEITOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO, COM VISTAS À FORMAÇÃO DE UM LEITOR PROFICIENTE E QUE PERCEBA O ATO DE LER COMO PRAZEROSO. \r\n PALAVRAS-CHAVE: LEITURA LITERÁRIA; MÉTODO RECEPCIONAL; ENSINO MÉDIO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, MÉTODO RECEPCIONAL, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID34_04032022130754.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO PEREIRA NETA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.neta@aluno.uepb.edu" "autor_ies" => "UEPB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }