CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA EDUCATIVA DO VIDEOCAST COMO TECNOLOGIA DIRECIONADA À AMPLIAÇÃO DA EXPRESSÃO E AUDIÇÃO DE VOZES DIVERSAS, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), JUNTO AOS ALUNOS DO 3º ANO “A” E “B”, DA ESCOLA AGROTÉNICA DO CAJUEIRO, O PROJETO INTITULADO: VOZES E CULTURAS DA ESCOLA AGROTÉNICA DO CAJUEIRO, NO PERÍODO DE MAIO A JULHO DE 2021. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO DE VIDEOCAST REALIZADOS POR ESTUDANTES, EVIDENCIANDO CULTURAS E VOZES PRESENTES NA INSTITUIÇÃO EM QUESTÃO, PARA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS FOI NECESSÁRIO PROPORCIONAR COM O AUXÍLIO DAS TICS DISCUSSÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE AMPLIARAM O REPERTÓRIO TECNOLÓGICO E LINGUÍSTICO DOS DISCENTES, BEM COMO, A PRODUÇÃO DE ROTEIROS E POSTERIOR GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS E EDIÇÃO DOS VÍDEOS. O ESTUDO ESTÁ ANCORADO NAS NOVAS TECNOLOGIAS TICS, EMBASADA EM TEÓRICOS COMO LEITE, LEÃO E ANDRADE (2010), MOTTER (2013), ENTRE OUTROS. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO RESULTADO, PERCEBEU-SE QUE COM OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA DO VIDEOCAST, FOI POSSÍVEL AMPLIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOB A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLÓGICAS EM PROL DO PROCESSO DA ORALIDADE. POR FIM, RESSALTAMOS QUE UM PROJETO COM O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL VIDEOCAST PODE CONFIGURAR-SE EM UM EXCELENTE RECURSO DE TRABALHO PARA SER UTILIZADO PELO PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIAR O CONHECIMENTO E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE, ENGLOBOU VÁRIOS ASPECTOS RELACIONADOS À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMO A PRÁTICA ORAL, AUDITIVA, COMPARTILHAMENTO DE SABERES E A AUTONOMIA.