RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS EDUCATIVA POR MEIO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85379 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS EDUCATIVA POR MEIO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) É UM PROGRAMA QUE FAZ PARTE DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A FIM DE PROPORCIONAR AOS RESIDENTES UMA APROXIMAÇÃO PRÁTICA COM O COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO O CONTEXTO EM QUE ELAS ESTÃO INSERIDAS, VISANDO ELEVAR AS AÇÕES ACADÊMICAS NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA A PRÁXIS EDUCATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. SENDO ASSIM, OS DISCENTES QUE PARTICIPAM DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TÊM A OPORTUNIDADE DE EXPERIENCIAR VIVÊNCIAS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ALÉM DE PROPORCIONAR FORMAÇÕES E VIVÊNCIAS, O PROGRAMA BUSCA E IDENTIFICA METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS QUE PROPONHAM UMA REFLEXÃO QUANTO A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES. O PRESENTE TEXTO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RP E ESTÁ FUNDAMENTADO EM AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY (1984), GIGLIO (2010), VIGOTSKY (2002), SOARES (2015), DENTRE OUTROS. MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES QUE SURGIRAM EM RELAÇÃO À FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO QUE TANGE O ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS, BUSCAMOS NOVAS METODOLOGIAS E DINÂMICAS PARA ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS POSSÍVEL, CONSEGUINDO RESULTADOS SIGNIFICANTES AO QUE FOI PROPOSTO. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA POSSIBILITA AOS DISCENTES UM APRIMORAMENTO NO QUE TANGE A UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE, PROMOVENDO UMA TROCA COLABORATIVA DE CONHECIMENTOS INOVADORES, AMPLIANDO A AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PRÁXIS EDUCATIVA, FORMAÇÃO CONTINUADA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID449_10032022215814.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLIVIA APARECIDA SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "OLIVIA ARAÚJO" "autor_email" => "olivia.araujo@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85379 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS EDUCATIVA POR MEIO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) É UM PROGRAMA QUE FAZ PARTE DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A FIM DE PROPORCIONAR AOS RESIDENTES UMA APROXIMAÇÃO PRÁTICA COM O COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO O CONTEXTO EM QUE ELAS ESTÃO INSERIDAS, VISANDO ELEVAR AS AÇÕES ACADÊMICAS NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA A PRÁXIS EDUCATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. SENDO ASSIM, OS DISCENTES QUE PARTICIPAM DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TÊM A OPORTUNIDADE DE EXPERIENCIAR VIVÊNCIAS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ALÉM DE PROPORCIONAR FORMAÇÕES E VIVÊNCIAS, O PROGRAMA BUSCA E IDENTIFICA METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS QUE PROPONHAM UMA REFLEXÃO QUANTO A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES. O PRESENTE TEXTO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RP E ESTÁ FUNDAMENTADO EM AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY (1984), GIGLIO (2010), VIGOTSKY (2002), SOARES (2015), DENTRE OUTROS. MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES QUE SURGIRAM EM RELAÇÃO À FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO QUE TANGE O ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS, BUSCAMOS NOVAS METODOLOGIAS E DINÂMICAS PARA ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS POSSÍVEL, CONSEGUINDO RESULTADOS SIGNIFICANTES AO QUE FOI PROPOSTO. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA POSSIBILITA AOS DISCENTES UM APRIMORAMENTO NO QUE TANGE A UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE, PROMOVENDO UMA TROCA COLABORATIVA DE CONHECIMENTOS INOVADORES, AMPLIANDO A AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PRÁXIS EDUCATIVA, FORMAÇÃO CONTINUADA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID449_10032022215814.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLIVIA APARECIDA SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "OLIVIA ARAÚJO" "autor_email" => "olivia.araujo@aluno.uepb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }