LEITURA E COMPREENSÃO DE INFOGRÁFICOS NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: ESCOLA AGROTECNICA DO CAJUEIRO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85211 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 76 "titulo" => "LEITURA E COMPREENSÃO DE INFOGRÁFICOS NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: ESCOLA AGROTECNICA DO CAJUEIRO" "resumo" => "UMA DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? INTERPRETAR E COMPREENDER TEXTOS QUE POSSUEM RECURSOS VERBAIS, IMAG?TICOS E GR?FICOS, DENTRE OUTROS, NA COMPOSI??O DOS SENTIDOS, POR N?O ESTAREM HABITUADOS A RELACIONAREM AS LINGUAGENS. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR OS RESULTADOS DO PROJETO LEITURA DE INFOGR?FICOS, COORDENADO POR RAFAEL MELO (COORD. ?REA PIBID/2020-2022) E SUPERVISIONADO POR EIANNY ABRANTES, DESENVOLVIDO, ATRAV?S DA INTERVEN??O DOS ALUNOS DO PIBID 2020/2022, NO 2? ANO DO ENSINO M?DIO NA ESCOLA AGROT?CNICA DO CAJUEIRO ? CATOL? DO ROCHA ? PB ? COM O G?NERO TEXTUAL INFOGR?FICO, CUJOS OBJETIVOS FORAM: A) FAMILIARIZAR, EM SALA DE AULA REMOTA, OS ALUNOS COM O G?NERO TEXTUAL INFOGR?FICO, B) TRA?AR CAMINHOS DE LEITURA E DE INTERPRETA??O COM O G?NERO CONSIDERANDO A LINGUAGEM MULTIMODAL, C) CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM NA QUAL FOSSE RELEVANTE A COMPREENS?O DO G?NERO NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTITUI??O DOS SENTIDOS E ESTRUTURA, EM VISTAS A RECORR?NCIA NOS EXAMES DO ENEM. A ABORDAGEM EM SALA DE AULA SE FEZ RELEVANTE POR CONSIDERAR O CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS MULTILETRAMENTOS E EST? CIRCUNSCRITO NAS DIRETRIZES DA BNCC E TAMB?M POR CONTRIBUIR NA FORMA??O DOS LEITORES EM INTERPRETA??O/COMPREENS?O DE TEXTO-IMAGENS, ISTO ?, MOSTROU, DE MODO GERAL, AOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUE A IMAGEM E O VISUAL DA ESTRUTURA DE UM INFOGR?FICO EST?O REPLETOS DE SENTIDOS (INTERNOS E EXTERNOS A MATERIALIDADE LINGU?STICA DO TEXTO) E SE CONSTITUEM TEXTO. PAIVA (2016), MORAIS (2013), TEIXERA (2007), M?DULO (2007) E A BNCC FORAM TOMADOS COMO PRESSUPOSTOS TE?RICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "INFOGRÁFICO, LEITURA, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID76_04032022144039.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINARA GOMES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "NARA" "autor_email" => "francinara.cavalcante@alu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85211 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 76 "titulo" => "LEITURA E COMPREENSÃO DE INFOGRÁFICOS NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: ESCOLA AGROTECNICA DO CAJUEIRO" "resumo" => "UMA DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? INTERPRETAR E COMPREENDER TEXTOS QUE POSSUEM RECURSOS VERBAIS, IMAG?TICOS E GR?FICOS, DENTRE OUTROS, NA COMPOSI??O DOS SENTIDOS, POR N?O ESTAREM HABITUADOS A RELACIONAREM AS LINGUAGENS. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR OS RESULTADOS DO PROJETO LEITURA DE INFOGR?FICOS, COORDENADO POR RAFAEL MELO (COORD. ?REA PIBID/2020-2022) E SUPERVISIONADO POR EIANNY ABRANTES, DESENVOLVIDO, ATRAV?S DA INTERVEN??O DOS ALUNOS DO PIBID 2020/2022, NO 2? ANO DO ENSINO M?DIO NA ESCOLA AGROT?CNICA DO CAJUEIRO ? CATOL? DO ROCHA ? PB ? COM O G?NERO TEXTUAL INFOGR?FICO, CUJOS OBJETIVOS FORAM: A) FAMILIARIZAR, EM SALA DE AULA REMOTA, OS ALUNOS COM O G?NERO TEXTUAL INFOGR?FICO, B) TRA?AR CAMINHOS DE LEITURA E DE INTERPRETA??O COM O G?NERO CONSIDERANDO A LINGUAGEM MULTIMODAL, C) CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM NA QUAL FOSSE RELEVANTE A COMPREENS?O DO G?NERO NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTITUI??O DOS SENTIDOS E ESTRUTURA, EM VISTAS A RECORR?NCIA NOS EXAMES DO ENEM. A ABORDAGEM EM SALA DE AULA SE FEZ RELEVANTE POR CONSIDERAR O CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS MULTILETRAMENTOS E EST? CIRCUNSCRITO NAS DIRETRIZES DA BNCC E TAMB?M POR CONTRIBUIR NA FORMA??O DOS LEITORES EM INTERPRETA??O/COMPREENS?O DE TEXTO-IMAGENS, ISTO ?, MOSTROU, DE MODO GERAL, AOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUE A IMAGEM E O VISUAL DA ESTRUTURA DE UM INFOGR?FICO EST?O REPLETOS DE SENTIDOS (INTERNOS E EXTERNOS A MATERIALIDADE LINGU?STICA DO TEXTO) E SE CONSTITUEM TEXTO. PAIVA (2016), MORAIS (2013), TEIXERA (2007), M?DULO (2007) E A BNCC FORAM TOMADOS COMO PRESSUPOSTOS TE?RICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "INFOGRÁFICO, LEITURA, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID76_04032022144039.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINARA GOMES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "NARA" "autor_email" => "francinara.cavalcante@alu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }