A CULTURA POP COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85224 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 285 "titulo" => "A CULTURA POP COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO UTILIZAR ELEMENTOS DA CULTURA POP, TAIS COMO FILMES, SERIES E ANIMAÇÕES, PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA, BUSCANDO DAR MAIOR SENTIDO AOS CONCEITOS PARA ALÉM DA MERA MEMORIZAÇÃO. PARA QUE O OBJETIVO DA PESQUISA FOSSE ALCANÇADO, O ENSINO POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA FOI ESCOLHIDO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO ALÉM DE BUSCAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICIO DE QUEIMADAS – PB. TODOS OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS DE FORMA VIRTUAL, SEGUINDO OS PROTOCOLOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. \r\n DIANTE DO EXPOSTO PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRELADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS JÁ É UMA REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ALGO QUE ESTÁ CAUSANDO UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO NO MODO DE ENSINO E EM COMO OS ALUNOS ASSIMILAM O CONTEÚDO. A ZOOLOGIA ABORDADO DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, TORNA-SE MAIS INTERESSANTE E INSTIGANTE. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROVENIENTE DE FILMES ATRELADO A METODOLÓGICAS ATIVAS COMO PLATAFORMAS DE ENSINO, PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, GERAR MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ELES. O PRESENTE TRABALHO ATINGIU SEU OBJETIVO PARA ÁREA DE ZOOLOGIA CULTURAL, QUE ESTUDA A PRESENÇA DE ELEMENTOS ZOOLÓGICOS EM MANIFESTAÇÕES SIMBÓLICAS EXPRESSA POR MEIO DE VARIADA CULTURA. ASSIM, A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE PROPOSTA DIDÁTICA PODE SER ADAPTADA E MODIFICADA DA MANEIRA QUE O PROFESSOR JULGAR ADEQUADA PARA QUE SEJA CONDIZENTE COM O INTERESSE DOS ALUNOS COM O TEMA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "ENSINO DE ZOOLOGIA, CULTURA CIENTIFICA, CULTURA POP, BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID285_04032022222501.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR " "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85224 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 285 "titulo" => "A CULTURA POP COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO UTILIZAR ELEMENTOS DA CULTURA POP, TAIS COMO FILMES, SERIES E ANIMAÇÕES, PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA, BUSCANDO DAR MAIOR SENTIDO AOS CONCEITOS PARA ALÉM DA MERA MEMORIZAÇÃO. PARA QUE O OBJETIVO DA PESQUISA FOSSE ALCANÇADO, O ENSINO POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA FOI ESCOLHIDO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO ALÉM DE BUSCAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICIO DE QUEIMADAS – PB. TODOS OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS DE FORMA VIRTUAL, SEGUINDO OS PROTOCOLOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. \r\n DIANTE DO EXPOSTO PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRELADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS JÁ É UMA REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ALGO QUE ESTÁ CAUSANDO UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO NO MODO DE ENSINO E EM COMO OS ALUNOS ASSIMILAM O CONTEÚDO. A ZOOLOGIA ABORDADO DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, TORNA-SE MAIS INTERESSANTE E INSTIGANTE. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROVENIENTE DE FILMES ATRELADO A METODOLÓGICAS ATIVAS COMO PLATAFORMAS DE ENSINO, PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, GERAR MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ELES. O PRESENTE TRABALHO ATINGIU SEU OBJETIVO PARA ÁREA DE ZOOLOGIA CULTURAL, QUE ESTUDA A PRESENÇA DE ELEMENTOS ZOOLÓGICOS EM MANIFESTAÇÕES SIMBÓLICAS EXPRESSA POR MEIO DE VARIADA CULTURA. ASSIM, A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE PROPOSTA DIDÁTICA PODE SER ADAPTADA E MODIFICADA DA MANEIRA QUE O PROFESSOR JULGAR ADEQUADA PARA QUE SEJA CONDIZENTE COM O INTERESSE DOS ALUNOS COM O TEMA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "ENSINO DE ZOOLOGIA, CULTURA CIENTIFICA, CULTURA POP, BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID285_04032022222501.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR " "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }