O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DO SUBPROJETO DE
ESPANHOL DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO PERÍODO QUE ABRANGE DESDE OUTUBRO DE 2020 ATÉ MARÇO DE 2022, DE
MODO A APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS PROPORCIONADOS PELAS AÇÕES REALIZADAS E CONHECIMENTOS
ADQUIRIDOS NESSA JORNADA À DOCÊNCIA. PROPÕE-SE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ELE POR MEIO DAS SÉRIES LATINO-AMERICANAS LEVANDO OS TEMAS
TRANSVERSAIS PARA A IMERSÃO DO ESPANHOL NA VIDA DO ALUNO COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO E
CONSTRUÇÃO DE VALORES E SABERES. DENTRE AS AÇÕES REALIZADAS, UM DE NOSSOS ENFOQUES SE PAUTOU NO
EIXO REGÊNCIA, ESPECIALMENTE NA EXPERIÊNCIA QUE TIVEMOS NO CURSO DE EXTENSÃO QUE OFERECEMOS
DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS ELEMENTOS CULTURAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE JOGOS E
SÉRIES. CONSIDERAMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA FOI CRUCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS ATIVAS
MEDIANTE AS TECNOLOGIAS, ONDE NÓS PROFESSORES FOMOS MEROS MEDIADORES E OS ALUNOS FORAM OS
PRÓPRIOS PROTAGONISTAS EM SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DAS TEMÁTICAS TRANSVERSAIS
TRABALHADAS EM SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO BOVO (2004), SOUZA
(2017), FERRI (2017) ENTRE OUTROS, QUE PROBLEMATIZAM E EVIDENCIAM A RELEVÂNCIA DA
INTERDISCIPLINARIDADE NA VIDA DO DOCENTE E DO ALUNO.