Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SOB O PRISMA DE GRADUANDOS BOLSISTAS EM SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA -PIBID, , ENSINO REMOTO, PRÁXIS, , Comunicação Oral (CO) GT 13: Ensino de Sociologia
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85339
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SOB O PRISMA DE GRADUANDOS BOLSISTAS EM SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A FEVEREIRO DE 2022., DURANTE O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. VERIFICARÁ A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB NA FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDAS/OS/ PIBIDIANAS/OS DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA DA UEPB, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS TRÊS MÓDULOS DO PROGRAMA, NO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO, APRESENTANDO POSSÍVEIS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELAS/OS ALUNAS/OS: ANNAMARIA ROCHA, ARTHUR GOMES, EVANGELINA LEÃO, FABIANO SANTOS, IVONEIDE LIMA, MICHELLY ARAÚJO E NADYNE MARINHO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO ESTADO DA PARAÍBA. O PRESENTE TRABALHO TEM CARÁTER QUALITATIVO, ETNOGRÁFICO E BIBLIOGRÁFICO, FOI DESENVOLVIDO UM ROTEIRO DE  ONZE PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS PARA AS/OS ALUNAS/OS PIBIDIANAS/OS COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO DOCENTE. AS REFLEXÕES REALIZADAS TIVERAM FUNDAMENTAÇÃO NUMA EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA FREIREANA, COMO TAMBÉM CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS SEGUNDO ZYGMUNT BAUMAN(2015), ENTRE OUTRAS FONTES ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA BASEANDO-SE NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE CONTEÚDOS E CONCEITOS SOCIOLÓGICOS SOB O PRISMA PEDAGÓGICO DOS PLANEJAMENTOS, ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA PARAÍBA. A PESQUISA REALIZADA JUNTO AS/OS PIBIDIANAS/OS RESULTOU A RELEVÂNCIA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB, CONTRIBUINDO ASSIM PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS MESMOS/AS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13: Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => "SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA -PIBID,, ENSINO REMOTO, PRÁXIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA13_ID349_10032022181318.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "EVANGELINA "
    "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85339
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SOB O PRISMA DE GRADUANDOS BOLSISTAS EM SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A FEVEREIRO DE 2022., DURANTE O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. VERIFICARÁ A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB NA FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDAS/OS/ PIBIDIANAS/OS DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA DA UEPB, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS TRÊS MÓDULOS DO PROGRAMA, NO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO, APRESENTANDO POSSÍVEIS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELAS/OS ALUNAS/OS: ANNAMARIA ROCHA, ARTHUR GOMES, EVANGELINA LEÃO, FABIANO SANTOS, IVONEIDE LIMA, MICHELLY ARAÚJO E NADYNE MARINHO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO ESTADO DA PARAÍBA. O PRESENTE TRABALHO TEM CARÁTER QUALITATIVO, ETNOGRÁFICO E BIBLIOGRÁFICO, FOI DESENVOLVIDO UM ROTEIRO DE  ONZE PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS PARA AS/OS ALUNAS/OS PIBIDIANAS/OS COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO DOCENTE. AS REFLEXÕES REALIZADAS TIVERAM FUNDAMENTAÇÃO NUMA EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA FREIREANA, COMO TAMBÉM CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS SEGUNDO ZYGMUNT BAUMAN(2015), ENTRE OUTRAS FONTES ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA BASEANDO-SE NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE CONTEÚDOS E CONCEITOS SOCIOLÓGICOS SOB O PRISMA PEDAGÓGICO DOS PLANEJAMENTOS, ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA PARAÍBA. A PESQUISA REALIZADA JUNTO AS/OS PIBIDIANAS/OS RESULTOU A RELEVÂNCIA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB, CONTRIBUINDO ASSIM PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS MESMOS/AS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13: Ensino de Sociologia"
    "palavra_chave" => "SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA -PIBID,, ENSINO REMOTO, PRÁXIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA13_ID349_10032022181318.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "EVANGELINA "
    "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A FEVEREIRO DE 2022., DURANTE O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. VERIFICARÁ A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB NA FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDAS/OS/ PIBIDIANAS/OS DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA DA UEPB, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS TRÊS MÓDULOS DO PROGRAMA, NO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO, APRESENTANDO POSSÍVEIS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELAS/OS ALUNAS/OS: ANNAMARIA ROCHA, ARTHUR GOMES, EVANGELINA LEÃO, FABIANO SANTOS, IVONEIDE LIMA, MICHELLY ARAÚJO E NADYNE MARINHO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO ESTADO DA PARAÍBA. O PRESENTE TRABALHO TEM CARÁTER QUALITATIVO, ETNOGRÁFICO E BIBLIOGRÁFICO, FOI DESENVOLVIDO UM ROTEIRO DE ONZE PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS PARA AS/OS ALUNAS/OS PIBIDIANAS/OS COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO DOCENTE. AS REFLEXÕES REALIZADAS TIVERAM FUNDAMENTAÇÃO NUMA EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA FREIREANA, COMO TAMBÉM CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS SEGUNDO ZYGMUNT BAUMAN(2015), ENTRE OUTRAS FONTES ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA BASEANDO-SE NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE CONTEÚDOS E CONCEITOS SOCIOLÓGICOS SOB O PRISMA PEDAGÓGICO DOS PLANEJAMENTOS, ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA PARAÍBA. A PESQUISA REALIZADA JUNTO AS/OS PIBIDIANAS/OS RESULTOU A RELEVÂNCIA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB, CONTRIBUINDO ASSIM PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS MESMOS/AS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.