ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A FEVEREIRO DE 2022., DURANTE O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. VERIFICARÁ A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB NA FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDAS/OS/ PIBIDIANAS/OS DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA DA UEPB, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS TRÊS MÓDULOS DO PROGRAMA, NO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO SUBPROJETO, APRESENTANDO POSSÍVEIS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELAS/OS ALUNAS/OS: ANNAMARIA ROCHA, ARTHUR GOMES, EVANGELINA LEÃO, FABIANO SANTOS, IVONEIDE LIMA, MICHELLY ARAÚJO E NADYNE MARINHO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO ESTADO DA PARAÍBA. O PRESENTE TRABALHO TEM CARÁTER QUALITATIVO, ETNOGRÁFICO E BIBLIOGRÁFICO, FOI DESENVOLVIDO UM ROTEIRO DE ONZE PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS PARA AS/OS ALUNAS/OS PIBIDIANAS/OS COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO DOCENTE. AS REFLEXÕES REALIZADAS TIVERAM FUNDAMENTAÇÃO NUMA EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA FREIREANA, COMO TAMBÉM CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS SEGUNDO ZYGMUNT BAUMAN(2015), ENTRE OUTRAS FONTES ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA BASEANDO-SE NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE CONTEÚDOS E CONCEITOS SOCIOLÓGICOS SOB O PRISMA PEDAGÓGICO DOS PLANEJAMENTOS, ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA PARAÍBA. A PESQUISA REALIZADA JUNTO AS/OS PIBIDIANAS/OS RESULTOU A RELEVÂNCIA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-PIBID-UEPB, CONTRIBUINDO ASSIM PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS MESMOS/AS.