, Jalidianemouraqueiroga et al.. . Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85183>. Acesso em: 20/11/2024 00:43
O PRESENTE TRABALHO PROPÕE DISCUTIR SOBRE AS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA FRANCISCO ERNESTO DO REGO DA CIDADE DE QUEIMADAS -PB, A PARTIR DO RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR DUAS RESIDENTES VOLUNTÁRIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. CUJO OBJETIVO É CONTRIBUIR COM AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS EDUCACIONAIS, EVIDENCIANDO A NOSSA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM AULÃO MOTIVACIONAL INTITULADO “SONHOS E MOTIVAÇÕES”, PARA O INÍCIO DAS ATIVIDADES DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA. ESSA PRÁTICA METODOLÓGICA FOI DESENVOLVIDA E PENSADA PARA PROPORCIONAR UM MOMENTO DE ACOLHIMENTO E EMPATIA, TENDO EM VISTA QUE, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 OS EDUCANDOS APRESENTARAM UM QUADRO DE DESMOTIVAÇÃO ELEVADO PELAS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA SOCIEDADE. ALÉM DISSO, BUSCAMOS TAMBÉM REFLETIR SOBRE OS INÚMEROS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE, MEDIANTE DIÁLOGOS COM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE A ÁREA DA EDUCAÇÃO, SENDO ELES, FREIRE (2001) E RUBEM ALVES (2012), BEM COMO ANCORADAS EM PINHEIRO, ROCHA E BELLUSCI (2017), SANTOS (2003) E ESTANISLAU (2014), REFLETIR ACERCA DO PAPEL FUNDAMENTAL QUE A EDUCAÇÃO TEM NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO PARA ALÉM DA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO, ENSEJANDO UMA FORMAÇÃO ESSENCIALMENTE HUMANA E COGNITIVA, QUE SE ALINHE AS QUESTÕES DO MUNDO E DA VIDA, SENDO CAPAZ DE EDUCAR JOVENS PARA RESPONDER AOS ANSEIOS DA VIDA COM PROFUNDIDADE, RESPONSABILIDADE E SENTIDO. OS RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NESSA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA FORAM SLIDES, MEMES, VÍDEO, MÚSICA, ENTRE OUTROS.