O ENSINO DE HISTÓRIA PODE SE UTILIZAR DO MÉTODO INTERDISCIPLINAR PARA FOMENTAR A DISCUSSÃO DOS FATOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA, DESSA FORMA, ESSE ARTIGO ABORDA A TEMÁTICA A RESPEITO DO USO DA LITERATURA COMO FERRAMENTA PARA O DOCENTE NAS AULAS DE HISTÓRIA. NOSSA PROPOSTA, ESTÁ NA UTILIZAÇÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR, MAIS ESPECIFICAMENTE NO NICHO DE ROMANCE HISTÓRICO, CONHECIDO POPULARMENTE COMO ROMANCE DE ÉPOCA. TEMOS UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRELADA AO LIVRO A HISTÓRIA DE MALIKAH DE MARINA CARVALHO, UTILIZANDO COMO UM APETRECHO PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SUA AULA, ENTRELAÇANDO O FATO AO FATO HISTÓRICO, PROCURANDO INSTIGAR E DESENVOLVER UM INTERESSE AOS DISCENTES A RESPEITO DA LEITURA, MEDIANTE A ISSO, PROCURAMOS APRESENTAR A AULA DE HISTÓRIA MAIS DINÂMICA E ATRATIVA, PROMOVENDO O APROFUNDAMENTO DO SENSO CRÍTICO. PARTIMOS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS AUTORES COMO SIMONE GARCIA ALMEIDA (2019), JOAN PAGÈS BLANCH (2013), DISLANE MORAES ZERBINATTI (2013) E CIRCE BITTENCOURT (2017), QUE DISCUTEM O TEMA, POR MEIO DE UM DEBATE TEÓRICO INTERDISCIPLINAR E HISTÓRICO, ELENCANDO O ENSINO DE HISTÓRIA COM A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA, NO NICHO DE ROMANCE HISTÓRICO PARA O ENSINO DOS FATOS HISTÓRICOS.