O RESPECTIVO TRABALHO APRESENTA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO PIBID LETRAS DA UAST (2020-2021) NA EREM CORNÉLIO SOARES, NAS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, QUE TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS PRESENTES NOS GÊNEROS CHARGE, CARTUM E TIRINHA, TAL COMO A DEFESA DE PONTO DE VISTA DE CADA EDUCANDO, A PARTIR DO CURRÍCULO ESCOLAR. ASSENTADO NA ESCOLHA DOS ALUNOS, O TRABALHO FOI VEICULADO NO INSTAGRAM E NA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE DOLZ (2004) JUNTAMENTE COM RAMOS (2009) PARA ESTIMULÁ-LOS NA TEORIA RELACIONADA À LEITURA EM QUADRINHOS. DURANTE OS ENCONTROS SÍNCRONOS ORIENTAMOS OS ESTUDANTES A RESPEITO DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS DOS REFERIDOS GÊNEROS; ANALISAMOS E DIALOGAMOS SOBRE OS SIGNIFICADOS E PROPÓSITOS DOS EXEMPLOS APRESENTADOS E DAS TEMÁTICAS VIGENTES ESCOLHIDAS; PROMOVEMOS ATIVIDADES ESPECÍFICAS A FIM DE APOIAR E CONTRIBUIR AINDA MAIS NA EVOLUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS QUE ENVOLVEM A DEFESA DE PONTO DE VISTA, E POR FIM, OS INSTRUÍMOS NA PRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS PERTENCENTES AOS GÊNEROS TRABALHADOS, COM FOCO NA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS DISCENTES. OS RESULTADOS DO PROJETO FORAM ALCANÇADOS GRADATIVAMENTE, COM ATIVIDADES REALIZADAS A CADA DUAS SEMANAS DE FORMA ASSÍNCRONA. A CULMINÂNCIA SE DEU A PARTIR DAS CRIAÇÕES DOS ESTUDANTES, MEDIANTE A ESCOLHA DE UM DOS GÊNEROS TEXTUAIS TRABALHADOS, COM A DISCUSSÃO ORAL DAS PRODUÇÕES. POR FIM, O RETORNO DOS ESTUDANTES COM RELAÇÃO À CONCLUSÃO DO PROJETO DEMONSTROU SATISFAÇÃO ACERCA DE TODO TRABALHO REALIZADO PELOS PIBIDIANOS, RELUZINDO ÊXITO NO PROJETO QUADRINHE-SE.