A PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR ALIADA À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA JOÃO FAGUNDES DE OLIVEIRA (ITABAIANA-PB)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8444 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1150 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "A PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR ALIADA À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA JOÃO FAGUNDES DE OLIVEIRA (ITABAIANA-PB)" "resumo" => "A família funciona como o primeiro e mais importante agente socializador, a escola, sucessivamente, constitui em um local que oferece uma diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores. A relação destes faz-nos pensar que é de fundamental importância para o processo de ensino- aprendizagem do discente. Este artigo objetivou analisar as concepções da comunidade escolar em função da relação Escola e Família. Utilizando-se de recursos metodológicos foi realizado a análise de forma direta; compreendendo como acontece esta relação entre os componentes da escola e a família dos discentes; a atividade foi concretizada com visitas diárias à Escola Estadual de Ensino Fundamental João Fagundes de Oliveira; realizando entrevistas e só assim buscando discutir a opinião de Gestor, Professor e Pais acerca da temática.Na escola onde o estudo foi realizado, há esta relação de forma concreta, os pais realmente se preocupam em participar de forma ativa no processo de educação de seus filhos.Nesta perspectiva, percebeu-se que a relação entre família e escola nesta instituição é bem presente, assim como o contato com a Gestão Escolar e corpo docente que relacionam a importância da presença dos pais na escola para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_20_12_05_idinscrito_4077_9a809b0a0ea3f6d13e807a28dad5df54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO BARBOZA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO BARBOZA" "autor_email" => "eduardosouza369@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8444 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1150 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "A PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR ALIADA À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA JOÃO FAGUNDES DE OLIVEIRA (ITABAIANA-PB)" "resumo" => "A família funciona como o primeiro e mais importante agente socializador, a escola, sucessivamente, constitui em um local que oferece uma diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores. A relação destes faz-nos pensar que é de fundamental importância para o processo de ensino- aprendizagem do discente. Este artigo objetivou analisar as concepções da comunidade escolar em função da relação Escola e Família. Utilizando-se de recursos metodológicos foi realizado a análise de forma direta; compreendendo como acontece esta relação entre os componentes da escola e a família dos discentes; a atividade foi concretizada com visitas diárias à Escola Estadual de Ensino Fundamental João Fagundes de Oliveira; realizando entrevistas e só assim buscando discutir a opinião de Gestor, Professor e Pais acerca da temática.Na escola onde o estudo foi realizado, há esta relação de forma concreta, os pais realmente se preocupam em participar de forma ativa no processo de educação de seus filhos.Nesta perspectiva, percebeu-se que a relação entre família e escola nesta instituição é bem presente, assim como o contato com a Gestão Escolar e corpo docente que relacionam a importância da presença dos pais na escola para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_20_12_05_idinscrito_4077_9a809b0a0ea3f6d13e807a28dad5df54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO BARBOZA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO BARBOZA" "autor_email" => "eduardosouza369@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }