O MONITOR DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS - SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9029 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 999 "titulo" => "O MONITOR DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS - SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO" "resumo" => "Se os monitores são apontados como principais mediadores em espaços expositivos de Museus e Centros de Ciências, naturalmente que uma investigação da atuação destes profissionais em seu espaço de trabalho deve contribuir com a melhoria de suas futuras intervenções. Portanto, a recorrência à reflexão desses monitores pode ser um forte contraponto às práticas sistemáticas que reduzem o seu fazer pedagógico. Neste trabalho buscamos entender que tipo de relação o monitor estabelece com a sua atividade, com o local de trabalho e com o público visitante. Esse trabalho é parte da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática e foi desenvolvida na Super Estação de Energia da Energisa Borborema, com cinco monitores alunos do curso de Licenciatura Plena em Física da UEPB. No que diz respeito à metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e tomamos como principais referências a concepção de reflexão de Dewey, Schön e Freire. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada e a observação participante, permitindo uma aproximação com as idéias dos monitores por meio direto das entrevistas e de uma forma indireta através da observação participante. Neste sentido, constatamos em vários trechos das entrevistas a presença de um pensamento reflexivo, vinculado principalmente ao aprimoramento da prática da mediação expositiva, o que aponta para a confirmação de que o monitor reflete sobre sua prática e reconhece que deveria refletir melhor sobre ela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS, MONITORES, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_53_39_idinscrito_999_ed2692a635c7f0c7081903d9f1fab372.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA" "autor_nome_curto" => "KALINKA MEIRA" "autor_email" => "kwalderea@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9029 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 999 "titulo" => "O MONITOR DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS - SUA MEDIAÇÃO E REFLEXÃO" "resumo" => "Se os monitores são apontados como principais mediadores em espaços expositivos de Museus e Centros de Ciências, naturalmente que uma investigação da atuação destes profissionais em seu espaço de trabalho deve contribuir com a melhoria de suas futuras intervenções. Portanto, a recorrência à reflexão desses monitores pode ser um forte contraponto às práticas sistemáticas que reduzem o seu fazer pedagógico. Neste trabalho buscamos entender que tipo de relação o monitor estabelece com a sua atividade, com o local de trabalho e com o público visitante. Esse trabalho é parte da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática e foi desenvolvida na Super Estação de Energia da Energisa Borborema, com cinco monitores alunos do curso de Licenciatura Plena em Física da UEPB. No que diz respeito à metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e tomamos como principais referências a concepção de reflexão de Dewey, Schön e Freire. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada e a observação participante, permitindo uma aproximação com as idéias dos monitores por meio direto das entrevistas e de uma forma indireta através da observação participante. Neste sentido, constatamos em vários trechos das entrevistas a presença de um pensamento reflexivo, vinculado principalmente ao aprimoramento da prática da mediação expositiva, o que aponta para a confirmação de que o monitor reflete sobre sua prática e reconhece que deveria refletir melhor sobre ela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS, MONITORES, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_53_39_idinscrito_999_ed2692a635c7f0c7081903d9f1fab372.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA" "autor_nome_curto" => "KALINKA MEIRA" "autor_email" => "kwalderea@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }