RECENTEMENTE, O INTERESSE EM CONVERTER ÓLEO DE COZINHA USADO EM MATÉRIAS-PRIMAS, TEM CRESCIDO EXPONENCIALMENTE. A SUSTENTABILIDADE DE TAIS
APLICAÇÕES ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AOS PROCEDIMENTOS DE RECICLAGEM ADEQUADOS. NESSE CONTEXTO, O REAL ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS DE DESCARTE,
SEPARAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E DESTINAÇÃO PARA RECICLAGEM, REPRESENTA UMA PRIORIDADE PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUE ESTÃO DANDO OS PRIMEIROS
PASSOS NOS CONHECIMENTOS EM QUÍMICA APLICADA, TÉCNICAS DE LABORATÓRIO E QUÍMICA ORGÂNICA. COM O OBJETIVO DE FORNECER ATUALIZAÇÕES ÚTEIS PARA OS ALUNOS
DO ENSINO MÉDIO ALGUMAS TÉCNICAS ENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE RECICLAGEM DE ÓLEOS VEGETAIS, SÃO AQUI RELATADAS, DESCRITAS E DISCUTIDAS. UM DOS PRINCIPAIS
TIPOS DE RECICLAGEM DE ÓLEO SERÁ CONSIDERADO O PROCESSO DE SAPONIFICAÇÃO E DESSA FORMA INSTIGAR PRÁTICAS EDUCATIVAS. NESTE PROJETO DE PESQUISA FOI POSSÍVEL
DIAGNOSTICAR A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO A FABRICAÇÃO DE SABÃO ATRAVÉS DA RECICLAGEM DO ÓLEO, E POSSIBILITA UMA SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES
PARA ENVOLVÊ-LOS NAS QUESTÕES AMBIENTAIS, PROMOVENDO DISCUSSÕES E DESPERTANDO O INTERESSE POR ASSUNTOS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE ESCOLAR. FOI OBSERVADO QUE EM TODAS AS TURMAS TINHA FAMILIARES DE ALUNOS QUE JÁ PRATICAM O USO CORRETO DO ÓLEO AO FAZER O SABÃO DE BARRA OU LÍQUIDO EM CASA. ELES TROUXERAM UM CONHECIMENTO JÁ PRÉ-EXISTENTE SOBRE O ASSUNTO, MOSTRANDO QUE A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL É NECESSÁRIA. DESSA FORMA, AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE, DA CAPACIDADE DE PESQUISA E DA POSSIBILIDADE DO MESMO SE TORNAR UM AGENTE TRANSFORMADOR.