NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR MAIS CONTEXTUALIZADA E ATRATIVA PARA OS ALUNOS, É NECESSÁRIO
QUE OS PROFESSORES UTILIZEM DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM (BRASIL, 1999; 2017).
FRENTE A ISSO, ACREDITA-SE QUE O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS (OS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES), PODEM
CONTRIBUIR COM A AMPLIAÇÃO DO REPERTORIO METODOLÓGICO DOS PROFESSORES (JACOBUCCI, 2008). OS
ESPAÇOS NÃO FORMAIS SÃO TODOS AQUELES ESPAÇOS QUE NÃO FORAM CRIADOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO ESCOLAR,
MAS NELES HÁ ELEMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA ESSE ENSINO. MUSEUS, ZOOLÓGICOS, PRAÇA,
PLANETÁRIO SÃO ALGUNS DOS EXEMPLOS DESSES ESPAÇOS (SILVA; SANTOS, 2021). PODEMOS CLASSIFICADOS
OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM: 1. NATURAIS; 2. CONSTRUÍDOS PELO HOMEM; E 3. MISTOS. OS ESPAÇOS NÃO
FORMAIS NATURAIS SÃO AQUELES CRIADOS PELA NATUREZA, COMO UMA FLORESTA, POR EXEMPLO. OS CONSTRUÍDOS
PELO HOMEM SÃO AQUELES ESPAÇOS CRIADOS COM FINALIDADE DE LAZER, ENTRETENIMENTO, INDÚSTRIA, SERVIÇO,
COMO UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, POR EXEMPLO. JÁ OS MISTOS, SÃO AQUELES ESPAÇOS NATURAIS QUE
SOFRERAM MODIFICAÇÕES PELA ESPÉCIE HUMANA, COMO POR EXEMPLO, UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA A PRÁTICA DE
ECOTURISMO. FRENTE AO EXPOSTO, ESTE RESUMO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ANO DE 2021
COM O OBJETIVO DE CONHECER E ANALISAR O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS, SEGUNDO OS TRABALHOS PUBLICADOS
NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, REALIZADO NO ANO DE 2021. NA PERSPECTIVA DESTE
OBJETIVO, ESTA PESQUISA É CLASSIFICADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, EM RELAÇÃO A SUA ABORDAGEM, PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA, EM RELAÇÃO AO SEU OBJETIVO, E PESQUISA DE LEVANTAMENTO, EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS
(GIL, 2010). ASSIM, FOI DESENVOLVIDA CONFORME AS SEGUINTES ETAPAS: 1. BUSCA DE ARTIGOS NOS ANAIS DO
EVENTO; 2. LEITURA E ANÁLISE DESSES TRABALHOS; E 3. CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS. OS ARTIGOS AQUI ANALISADOS
ESTÃO DISPONÍVEIS DE FORMA ONLINE NOS ANAIS DESSE EVENTO, E ESTÃO CLASSIFICADOS DENTRO DE TRÊS
MODALIDADES: 1. RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA; 2. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE; E 3. PRODUÇÃO DE
MATERIAL DIDÁTICO. E CADA UMA DESSAS MODALIDADES SE SUBDIVIDEM EM OITO ÁREAS TEMÁTICAS. PARA
SELECIONAR OS ARTIGOS DESEJADOS, PRIMEIRO ACESSOU-SE O LINK DE CADA UMA DESSAS TRÊS MODALIDADES E,
POSTERIORMENTE, ACESSOU-SE OS ARTIGOS DISPONÍVEIS DENTRO DA ÁREA TEMÁTICA “ENSINO DE CIÊNCIAS E
BIOLOGIA EM ESPAÇOS ESCOLARES E DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA”, PRESENTE EM CADA UMA DESSAS
MODALIDADES DE TRABALHOS. NESSA EDIÇÃO, ESSE EVENTO PUBLICOU 568 TRABALHOS, SENDO QUE 65 DELES,
FORAM PUBLICADOS NA ÁREA TEMÁTICA “ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA”. DESSES 65 TRABALHOS, 39 FORAM PUBLICADOS NA MODALIDADE RELATO DE PESQUISA
ACADÊMICA, 18 NA MODALIDADE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE E 8 NA MODALIDADE SOBRE PRODUÇÃO DE
MATERIAL DIDÁTICO. PARA ANALISAR ESSES 65 TRABALHOS, A PESQUISA ELABOROU QUATRO CATEGORIAS A PRIORI. SÃO
ELAS: 1. TRAZ A EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO TÍTULO DO TRABALHO OU NAS PALAVRAS-CHAVE; 2. DIZ O QUE
SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS; 3. CITA EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS; E 4. USOU UM ESPAÇO NÃO FORMAL
PARA DESENVOLVER O TRABALHO APRESENTADO NO EVENTO. FRENTE A ESSE ARRANJO METODOLÓGICO, A PESQUISA
OBTEVE OS SEGUINTES RESULTADOS: SOBRE A CATEGORIA “TRAZ A EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO TÍTULO DO
TRABALHO OU NAS PALAVRAS-CHAVES”, DOS 65 TRABALHOS PUBLICADOS, 35,4% (23 N) CITARAM O TERMO ESPAÇOS
NÃO FORMAIS NO TÍTULO E/OU NAS PALAVRAS-CHAVES. EM RELAÇÃO A CATEGORIA “DIZ O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO
FORMAIS”, 10,8% (7 N) DOS TRABALHOS DISSERAM O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS. E EM RELAÇÃO A CATEGORIA
“CITA EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS”, 46,1% (30 N) DOS TRABALHOS APRESENTARAM EXEMPLOS DE
ESPAÇOS NÃO FORMAIS, E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS QUE ESSES TRABALHOS CITARAM, SÃO OS QUE ESTÃO EXPOSTOS
DO QUADRO 1.
ESPAÇO NÃO FORMAL CITADO NÚMERO DE TRABALHOS QUE CITOU O ESPAÇO NÃO FORMAL
MUSEUS 28
ESPAÇOS DE LAZER 15
CENTROS DE CIÊNCIAS 8
ZOOLÓGICOS 8
PARQUE NACIONAIS 7
JARDIM BOTÂNICO 3
INSTITUTOS DE PESQUISA 3
PLANETÁRIOS 3
PLANTAÇÃO AGRÍCOLA 3
TRILHA ECOLÓGICA 2
PRAÇA 2
CAVERNAS 2
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 1
VALE DOS BURITIS 1
FLORESTAS 1
PARQUE ESTADUAL 1
PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE 1
RESERVA BIOLÓGICA 1
SERRA DAS ARARAS 1
FEIRA 1
ASSOCIAÇÕES 1
RUAS 1
QUADRO 1. ESPAÇOS NÃO FORMAIS, CITADOS PELOS TRABALHOS ANALISADOS.
JÁ EM RELAÇÃO A CATEGORIA “USOU UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA DESENVOLVER O TRABALHO NO EVENTO”, 37%
(24 N) DOS TRABALHOS CITARAM OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS QUE FORAM UTILIZADOS, E ESSES ESPAÇOS CITADOS SÃO
OS QUE ESTÃO EXPOSTOS NO QUADRO 2.
ESPAÇO NÃO FORMAL CITADO NÚMERO DE TRABALHOS QUE CITOU O ESPAÇO NÃO FORMAL
MUSEUS 4
AQUÁRIOS 3
TRILHA INTERPRETATIVA 3
JARDIM BOTÂNICO 2
PARQUE NACIONAL 2
LAGOA DO DINAH BORGES 1
PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA 1
ZOOLÓGICO 1
ORLA DO CAIS DE ALTAMIRA-PA 1
FEIRA MUNICIPAL DE CAMETÁ 1
RESTINGA 1
LAGOA DO ROTEIRO 1
MUSEU VIRTUAL 1
JARDIM DA ESCOLA 1
BAÍA DE GUANABARA 1
QUADRO 2. ESPAÇOS NÃO FORMAIS, CITADOS PELOS TRABALHOS ANALISADOS.
A PARTIR DESSA ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O MUSEU, OS CENTROS DE CIÊNCIAS E OS ZOOLÓGICOS –
ESPAÇOS NÃO FORMAIS ENCONTRADOS PRINCIPALMENTE EM GRANDES CENTROS URBANOS –, SÃO OS MAIS CITADOS
ENTRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NESSE EVENTO. FRENTE AO EXPOSTO, VALE RESSALTAR QUE É POSSÍVEL PARA O
PROFESSOR ENCONTRAR ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM QUALQUER LOCALIZAÇÃO NA QUAL A SUA ESCOLA ESTÁ INSERIDA.
CONSIDERANDO QUE, ASSIM COMO DISCORRE JACOBOCCI (2008), OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS CONTRIBUEM PARA A
PROMOÇÃO DE AÇÃO EDUCATIVA CONTEXTUALIZADA E ATRATIVA PARA OS ALUNOS, ENTENDE-SE SER NECESSÁRIO
DESTACAR QUE, INDEPENDENTEMENTE DA LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA, O PROFESSOR SEMPRE TERÁ A POSSIBILIDADE DE
USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAIS COM UM RIO, UMA LAGOA, UMA PASTAGEM, UMA PLANTAÇÃO AGRÍCOLA ENTRE
MUITOS OUTROS EXEMPLOS. AO BUSCAR CONHECER O ENTORNO DA SUA ESCOLA, E COM UM PLANEJAMENTO
ADEQUADO, O PROFESSOR PERCEBERÁ QUE SEMPRE HAVERÁ UMA POSSIBILIDADE PARA UMA AULA DE UM ESPAÇO
NÃO FORMAL (SILVA; SANTOS, 2021). ESSE TRABALHO DE ANÁLISE PERCEBEU QUE O EVENTO TROUXE
SIGNIFICATIVA QUANTIDADE DE EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS, NO ENTANTO, FOI PERCEBIDO TAMBÉM QUE
UM TRABALHO, AO CITAR O JARDIM DA ESCOLA, CONFUNDE ESPAÇO NÃO FORMAL COM ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE
ENSINO-APRENDIZAGEM. FRENTE AO EXPOSTO, A PESQUISA FOI CONCLUÍDA CONSIDERANDO QUE OS TRABALHOS
PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA CONSIDERAM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO
TODOS AQUELES ESPAÇOS NÃO ESCOLARES QUE, COM PLANEJAMENTO ADEQUADO, PODEM SER UTILIZADOS PARA A
QUEBRA DE ROTINA DOS AMBIENTES ESCOLARES, PARA AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS
DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES, PARA PROMOVER A PRÁTICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM
CONTEXTUALIZADO E POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS AMPLIE SEUS OLHARES SOBRE A INTERCONEXÃO ENTRE O MUNDO
ESCOLAR E O MUNDO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA.