BUSCAMOS, POR MEIO DESTE DIAGNÓSTICO ESCOLAR, ANALISAR AS MUDANÇAS QUE VÊM OCORRENDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA, ESPECIFICAMENTE NA ESCOLA CIDADÃO INTEGRAL FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA, COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO INTEGRAL E, LOGO MAIS, A MODALIDADE REMOTA COM A CHEGADA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS PONTOS AVALIADOS FORAM: A INFRAESTRUTURA ESCOLAR; O PERFIL DISCENTE, SUAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E SUAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA DURANTE ESTE PERÍODO PANDÊMICO; O PERFIL DOCENTE E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO; O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E COLETIVA. NO PERCURSO METODOLÓGICO FOI ADOTADO O MÉTODO ETNOGRÁFICO, TENDO OS DADOS COLETADOS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DIÁRIOS DE CAMPO, E UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. ENTÃO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR A PRESENÇA DA INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS, E A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA.