Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UM DIAGNÓSTICO ESCOLAR DA ECI FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA

Palavra-chaves: ENSINO, COVID-19, PRECARIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, SOCIOLOGIA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84537
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 1071
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UM DIAGNÓSTICO ESCOLAR DA ECI FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA"
    "resumo" => "BUSCAMOS, POR MEIO DESTE DIAGNÓSTICO ESCOLAR, ANALISAR AS MUDANÇAS QUE VÊM OCORRENDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA, ESPECIFICAMENTE NA ESCOLA CIDADÃO INTEGRAL FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA, COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO INTEGRAL E, LOGO MAIS, A MODALIDADE REMOTA COM A CHEGADA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS PONTOS AVALIADOS FORAM: A INFRAESTRUTURA ESCOLAR; O PERFIL DISCENTE, SUAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E SUAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA DURANTE ESTE PERÍODO PANDÊMICO; O PERFIL DOCENTE E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO; O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E COLETIVA. NO PERCURSO METODOLÓGICO FOI ADOTADO O MÉTODO ETNOGRÁFICO, TENDO OS DADOS COLETADOS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DIÁRIOS DE CAMPO, E UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. ENTÃO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR A PRESENÇA DA INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS, E A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO, COVID-19, PRECARIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, SOCIOLOGIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1071_24102021212142.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NANDHARA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NANDA"
    "autor_email" => "nandharasilva64@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84537
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 1071
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UM DIAGNÓSTICO ESCOLAR DA ECI FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA"
    "resumo" => "BUSCAMOS, POR MEIO DESTE DIAGNÓSTICO ESCOLAR, ANALISAR AS MUDANÇAS QUE VÊM OCORRENDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA, ESPECIFICAMENTE NA ESCOLA CIDADÃO INTEGRAL FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA, COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO INTEGRAL E, LOGO MAIS, A MODALIDADE REMOTA COM A CHEGADA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS PONTOS AVALIADOS FORAM: A INFRAESTRUTURA ESCOLAR; O PERFIL DISCENTE, SUAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E SUAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA DURANTE ESTE PERÍODO PANDÊMICO; O PERFIL DOCENTE E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO; O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E COLETIVA. NO PERCURSO METODOLÓGICO FOI ADOTADO O MÉTODO ETNOGRÁFICO, TENDO OS DADOS COLETADOS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DIÁRIOS DE CAMPO, E UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. ENTÃO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR A PRESENÇA DA INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS, E A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO, COVID-19, PRECARIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, SOCIOLOGIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1071_24102021212142.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NANDHARA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NANDA"
    "autor_email" => "nandharasilva64@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

BUSCAMOS, POR MEIO DESTE DIAGNÓSTICO ESCOLAR, ANALISAR AS MUDANÇAS QUE VÊM OCORRENDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA, ESPECIFICAMENTE NA ESCOLA CIDADÃO INTEGRAL FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA, COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO INTEGRAL E, LOGO MAIS, A MODALIDADE REMOTA COM A CHEGADA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS PONTOS AVALIADOS FORAM: A INFRAESTRUTURA ESCOLAR; O PERFIL DISCENTE, SUAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E SUAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA DURANTE ESTE PERÍODO PANDÊMICO; O PERFIL DOCENTE E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO; O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E COLETIVA. NO PERCURSO METODOLÓGICO FOI ADOTADO O MÉTODO ETNOGRÁFICO, TENDO OS DADOS COLETADOS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DIÁRIOS DE CAMPO, E UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. ENTÃO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR A PRESENÇA DA INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS, E A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.