Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, , Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84629
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 1124
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR ALGUMAS DISCUSSÕES REALIZADAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM CAMPUS DE CIANORTE (CRC), DURANTE O ANO DE 2021. DISCUTIREMOS ALGUMAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19 QUE INTERPÔS A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO. INTENTAMOS REALIZAR APONTAMENTOS SOBRE CAMINHOS POSSÍVEIS, QUE PUDERAM SER TRILHADOS PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES COTIDIANAS RELATIVAS À DOCÊNCIA REMOTA. PARA TANTO, BUSCAMOS EXPLICITAR ALGUMAS NUANCES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, AS DISCUSSÕES REALIZADAS NO SEGUNDO MÓDULO DE ATIVIDADES DO PRP CONCLUÍDAS NO DECORRER DO ANO DE 2021 E APROXIMÁ-LAS DE DISCUSSÕES REALIZADAS POR AUTORES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, DENTRE ELES FAVINHA (2020), MATOS (2021), BAPTISTA (2015) E MARTINS (2020). OS RESULTADOS INDICAM ALGUMAS MUDANÇAS QUE ALTERARAM E POR VEZES PREJUDICARAM O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS ASSIM COMO POSSÍVEIS CAMINHOS QUE PODEM SER TRILHADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1124_18102021173614.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA LUIZA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA "
    "autor_email" => "ra111809@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84629
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 1124
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR ALGUMAS DISCUSSÕES REALIZADAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM CAMPUS DE CIANORTE (CRC), DURANTE O ANO DE 2021. DISCUTIREMOS ALGUMAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19 QUE INTERPÔS A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO. INTENTAMOS REALIZAR APONTAMENTOS SOBRE CAMINHOS POSSÍVEIS, QUE PUDERAM SER TRILHADOS PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES COTIDIANAS RELATIVAS À DOCÊNCIA REMOTA. PARA TANTO, BUSCAMOS EXPLICITAR ALGUMAS NUANCES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, AS DISCUSSÕES REALIZADAS NO SEGUNDO MÓDULO DE ATIVIDADES DO PRP CONCLUÍDAS NO DECORRER DO ANO DE 2021 E APROXIMÁ-LAS DE DISCUSSÕES REALIZADAS POR AUTORES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, DENTRE ELES FAVINHA (2020), MATOS (2021), BAPTISTA (2015) E MARTINS (2020). OS RESULTADOS INDICAM ALGUMAS MUDANÇAS QUE ALTERARAM E POR VEZES PREJUDICARAM O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS ASSIM COMO POSSÍVEIS CAMINHOS QUE PODEM SER TRILHADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1124_18102021173614.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA LUIZA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA "
    "autor_email" => "ra111809@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR ALGUMAS DISCUSSÕES REALIZADAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM CAMPUS DE CIANORTE (CRC), DURANTE O ANO DE 2021. DISCUTIREMOS ALGUMAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19 QUE INTERPÔS A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO. INTENTAMOS REALIZAR APONTAMENTOS SOBRE CAMINHOS POSSÍVEIS, QUE PUDERAM SER TRILHADOS PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES COTIDIANAS RELATIVAS À DOCÊNCIA REMOTA. PARA TANTO, BUSCAMOS EXPLICITAR ALGUMAS NUANCES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, AS DISCUSSÕES REALIZADAS NO SEGUNDO MÓDULO DE ATIVIDADES DO PRP CONCLUÍDAS NO DECORRER DO ANO DE 2021 E APROXIMÁ-LAS DE DISCUSSÕES REALIZADAS POR AUTORES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, DENTRE ELES FAVINHA (2020), MATOS (2021), BAPTISTA (2015) E MARTINS (2020). OS RESULTADOS INDICAM ALGUMAS MUDANÇAS QUE ALTERARAM E POR VEZES PREJUDICARAM O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS ASSIM COMO POSSÍVEIS CAMINHOS QUE PODEM SER TRILHADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.