ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR ALGUMAS DISCUSSÕES REALIZADAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM CAMPUS DE CIANORTE (CRC), DURANTE O ANO DE 2021. DISCUTIREMOS ALGUMAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19 QUE INTERPÔS A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO. INTENTAMOS REALIZAR APONTAMENTOS SOBRE CAMINHOS POSSÍVEIS, QUE PUDERAM SER TRILHADOS PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES COTIDIANAS RELATIVAS À DOCÊNCIA REMOTA. PARA TANTO, BUSCAMOS EXPLICITAR ALGUMAS NUANCES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, AS DISCUSSÕES REALIZADAS NO SEGUNDO MÓDULO DE ATIVIDADES DO PRP CONCLUÍDAS NO DECORRER DO ANO DE 2021 E APROXIMÁ-LAS DE DISCUSSÕES REALIZADAS POR AUTORES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, DENTRE ELES FAVINHA (2020), MATOS (2021), BAPTISTA (2015) E MARTINS (2020). OS RESULTADOS INDICAM ALGUMAS MUDANÇAS QUE ALTERARAM E POR VEZES PREJUDICARAM O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS ASSIM COMO POSSÍVEIS CAMINHOS QUE PODEM SER TRILHADOS.