ESTE TRABALHO SE VOLTA PARA UMA REFLEXÃO ACADÊMICO-PEDAGÓGICA ANCORADA NA OBSERVAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS PLURAIS DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E PRODUTOS EDUCACIONAIS VINCULADOS AO CAMPO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DOS PROGRAMAS PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) E RP (RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). TAL REFLEXÃO É PERTINENTE, DEVIDO À NECESSIDADE DE SE OFERTAR AOS FUTUROS PROFESSORES OPORTUNIDADES DE REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA, SOB O ACOMPANHAMENTO DE ORIENTADORES E SUPERVISORES COM EXPERIÊNCIA PARA NORTEAR O TRABALHO DE FORMA EFICAZ, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. COM EFEITO, CONTEXTUALIZAR O LICENCIANDO NO TRABALHO INTERATIVO E COTIDIANO DA ESCOLA PERMITE QUE ELE POSSA COMPREENDER COM MAIS CLAREZA AS CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS INTRÍNSECAS À DOCÊNCIA. PARALELAMENTE, EVIDENCIAR OS ASPECTOS POSITIVOS DESTAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE SE JUSTIFICA DEVIDO AO CENÁRIO DE PRECARIZAÇÃO QUE PIBID E RP VÊM SOFRENDO NOS ÚLTIMOS ANOS, PERCEPTÍVEL NÃO SÓ PELA REDUÇÃO DO QUANTITATIVO DE COTAS DE BOLSAS, COMO TAMBÉM, MAIS RECENTEMENTE, EM VIRTUDE DA CONSTITUIÇÃO DE UMA HIERARQUIZAÇÃO ENTRE AS DISTINTAS ÁREAS DO CONHECIMENTO NOS SEUS EDITAIS, LANÇADOS PELA CAPES NO ANO DE 2020. AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRRJ ORIUNDAS DESSES EDITAIS DIALOGAM, EM SUA DIMENSÃO MAIS ESTRUTURAL E INSTITUCIONAL, COM OS CAMPOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. ESSE DIÁLOGO, QUE SE CONCRETIZA NO ÂMBITO DOS 11 SUBPROJETOS DO PIBID E DOS 11 SUBPROJETOS DA RP, ENVOLVENDO UM TOTAL DE DEZESSETE CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRRJ, TEM PROPICIADO, NESTE CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL QUE DERIVA DA PANDEMIA DA COVID-19, INOVADORAS E EXITOSAS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO CONSISTE EM DESCREVER ALGUMAS DESTAS EXPERIÊNCIAS E ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS ACERCA DOS IMPACTOS DELAS NO AMADURECIMENTO DE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DESCRITIVA E QUALITATIVA E O LEVANTAMENTO DAS INFORMAÇÕES OCORRERÁ ATRAVÉS DE DOIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. O PRIMEIRO INSTRUMENTO CONSISTE NOS CADERNOS DE CAMPO VIRTUAIS, QUE SÃO PREENCHIDOS MENSALMENTE PELOS LICENCIANDOS PARTÍCIPES DOS PROGRAMAS. NELES, OS DISCENTES RELATAM SUAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CADA MÊS, DESCREVEM OS PRODUTOS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDOS E SUA IMPLEMENTAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS-CAMPO, ALÉM DE AVALIAR OS SABERES PEDAGÓGICOS ADQUIRIDOS COM AS AÇÕES DOS SUBPROJETOS. O SEGUNDO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS CONSISTIRÁ DE FORMULÁRIO, PREENCHIDO PELOS SUPERVISORES/PRECEPTORES QUE BUSCARÁ AVALIAR A PERCEPÇÃO DELES ACERCA DOS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADOS PELAS AÇÕES DOS PROGRAMAS, TANTO PARA OS LICENCIANDOS COMO PARA ELES PRÓPRIOS. O QUE SE OBSERVA, A PARTIR DO CORPUS DOCUMENTAL DOS CADERNOS DE CAMPO VIRTUAIS, SÃO NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE EFETIVAMENTE INSTITUEM PARÂMETROS PARA A PREPARAÇÃO, O INGRESSO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. A ANÁLISE DESSES REGISTROS DOS PIBIDIANOS E RESIDENTES, EVIDENCIOU QUE ESTAS VIVÊNCIAS FORMATIVAS TÊM SE ANCORADO NOS SEGUINTES PARÂMETROS: I) FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PERTINENTE A CADA ÁREA DE CONHECIMENTO; II) O SABER ESCOLAR E SUA APROPRIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO; III) APROPRIAÇÃO CRÍTICA DE NOVOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM; IV) ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE COLOCAM O ALUNO DA ESCOLA-CAMPO NO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E QUE O INCITAM A APRENDER DE FORMA AUTÔNOMA E PARTICIPATIVA; V) O DIÁLOGO CRÍTICO COM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS COMO A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), OS CURRÍCULOS MÍNIMOS E OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS E, AINDA; VI) CONSTITUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. POR FIM, O COTEJAMENTO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO AMPLO CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS LICENCIANDOS DA UFRRJ, ACOMPANHADOS PELOS PROFESSORES DAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS, E COORDENADOS POR DOCENTES DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR APONTA PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DE UM PROFESSOR PESQUISADOR QUE VALORIZA E SE APROPRIA BEM DE ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS EM SEU FAZER DOCENTE. ALÉM DESSE ASPECTO, CABE PONTUAR QUE A APRENDIZAGEM ATIVA, ADQUIRIDA POR EXEMPLO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS, CONSTITUI-SE COMO ELEMENTO ARTICULADOR DE FUNDO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID E PELA RP DA UFRRJ, QUE SE DESDOBRA NA CONSTRUÇÃO DE UM IMPORTANTE REFERENCIAL QUE É O “SABER ESCOLAR” NOS MOLDES DO QUE PROPÕE A PESQUISADORA ANA MARIA MONTEIRO. TODAS ESSAS AÇÕES TÊM PROMOVIDO EM ESCALA INSTITUCIONAL E, PARA ALÉM DOS PRÓPRIOS CURSOS DE LICENCIATURAS ENVOLVIDOS COM O PIBID E A RP NA UFRRJ, UMA APROXIMAÇÃO MAIS ORGÂNICA DOS LICENCIANDOS COM AS CINCO DIMENSÕES DA PRÁTICA DOCENTE QUE HOJE SE ENCONTRAM MUITO NEGLIGENCIADAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: I) DISPOSIÇÃO PESSOAL; II) INTERPOSIÇÃO PROFISSIONAL; III) COMPOSIÇÃO PEDAGÓGICA; IV) RECOMPOSIÇÃO INVESTIGATIVA E V) EXPOSIÇÃO PÚBLICA. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA EVIDENCIAM QUE OS PROGRAMAS PIBID E RP NA UFRRJ INSTITUEM-SE COMO UM ESPAÇO FUNDAMENTAL E NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS NOVOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CAMINHOS ESTES MARCADOS POR PRÁTICAS EDUCATIVAS MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS, QUER PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUER PARA OS LICENCIANDOS QUE SE ASSOCIAM A ASPECTOS DE INVESTIGAÇÃO ACADÊMICA, CONJUGANDO SABERES E PROPONDO NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO, APREENSÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO.