ESTE TRABALHO DISCUTE O USO DO INSTRUMENTO DE REGISTRO “DIÁRIO DE BORDO” PELAS ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP). O INSTRUMENTO É UTILIZADO PARA REGISTRAR OS ENCONTROS DO PROGRAMA, AS SÍNTESES, AS REFLEXÕES E OS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS. NOSSAS LEITURAS, ANCORADAS EM SOUZA (1996) E OSTETTO (2016) INDICAM QUE OS INSTRUMENTOS DE REGISTRO, COMO O DIÁRIO DE BORDO, SÃO FUNDAMENTAIS PARA A CRIANÇA E PARA O PROFESSOR. A PARTIR DESSES ESTUDOS E DA EXPERIÊNCIA RELATADA, CONCLUÍMOS QUE A FERRAMENTA “DIÁRIO DE BORDO” DEVE SER ADAPTADA E UTILIZADA AOS DIVERSOS CONTEXTOS ESCOLARES, AUXILIANDO OS PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NO EXERCÍCIO DE AUTONOMIA E NA ESCRITA ACADÊMICA E ESCOLAR.