DURANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, UMA DELAS CONSISTIA NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA, PENSADOS DE MANEIRA REMOTA, BASEADAS EM QUESTÕES DE EDIÇÕES ANTERIORES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, PARA A REGÊNCIA EM TURMAS DOS COLÉGIOS PARCEIROS DO REFERIDO PROGRAMA. EM UM DESSES PLANOS DE AULA, INICIALMENTE PLANEJADOS PARA CINCO HORAS-AULA, FOI UTILIZADA UMA QUESTÃO A RESPEITO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS, SENDO ESTA QUESTÃO NORTEADORA PARA UMA AULA DE REVISÃO SOBRE A TEMÁTICA REFERIDA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A APLICAÇÃO DESTA AULA, SENDO A QUESTÃO RETIRADA DO ENEM DE 2013 E PARA O DESENVOLVIMENTO FOI FEITO O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO UM INSTRUMENTO PARA A COMPREENSÃO DAS INFLUÊNCIAS DOS COEFICIENTES DE UMA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU. A ESCOLHA PARA SE TRABALHAR COM TAL TEMÁTICA SE DÁ PELO FATO DE QUE ESTE É UM ASSUNTO RECORRENTE EM VESTIBULARES E NO PRÓPRIO ENEM, E COMO OS ALUNOS LOGO IRIAM PARTICIPAR DE VESTIBULARES, ESSA SE TORNOU UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA A REVISÃO DESTE TEMA. ASSIM, O OBJETIVO DESTA AULA FOI DE REVISAR OS PRINCIPAIS ASSUNTOS ACERCA DO TEMA FUNÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL. O TEXTO COMEÇA TRAZENDO A FORMA COMO SILVA (2014) DEFINE O SOFTWARE, E NA SEQUÊNCIA É APRESENTADA UMA DISCUSSÃO ACERCA DO USO DO GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO, SOBRETUDO SOBRE FUNÇÕES VEM SENDO AMPLAMENTE ESTUDADO E CADA VEZ MAIS SENDO DEFENDIDO POR DIVERSOS AUTORES SOBRE SUA POTENCIALIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO APONTAM SÁ E MACHADO (2017) E MIGUEL ET. AL (2019). SEGUINDO NESSE LINHA, EM UM DETERMINADO MOMENTO DO TEXTO É FEITO UMA MENÇÃO À BARBOSA (2009) NO QUE DIZ RESPEITO À VISUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA E COMO O GEOGEBRA DESEMPENHA UMA SIGNIFICANTE CONTRIBUIÇÃO. PARA A APLICAÇÃO DA AULA, O RESIDENTE INICIOU A AULA APRESENTANDO A QUESTÃO E NA SEQUÊNCIA DISPONIBILIZOU UM PEQUENO INTERVALO DE TEMPO PARA QUE OS ALUNOS PENSASSEM EM POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS PARA A RESOLUÇÃO. APÓS ESSE MOMENTO, O RESIDENTE INICIA A AULA APRESENTANDO A EXPRESSÃO GERAL DE UMA FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU E NA SEQUÊNCIA INDAGA OS ALUNOS SOBRE OS COEFICIENTES DA FUNÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS. APÓS O QUESTIONAMENTO, COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL ESCOLHIDA PARA A AULA, O RESIDENTE, SEGUINDO OS PASSOS APRESENTADOS POR MIGUEL ET. AL (2019), CONSTRUIU OS CONTROLES DESLIZANTES, E COM ISSO FOI CAPAZ E MOSTRAR AOS ALUNOS, NA PRÁTICA O QUE CADA UM DOS COEFICIENTES DA FUNÇÃO QUADRÁTICA INFLUENCIA NA MESMA. A CADA NOVA VARIAÇÃO FEITA O RESIDENTE LANÇAVA PERGUNTAS AOS ALUNOS À RESPEITO DO QUE ESTAVA OCORRENDO COM O GRÁFICO DA FUNÇÃO. COM A ABORDAGEM FEITA, FOI POSSÍVEL TAMBÉM MOSTRAR AOS ALUNOS A RAZÃO DE O COEFICIENTE A NÃO SER NULO. APÓS O ESTUDO ACERCA DOS COEFICIENTES, FOI FEITO TAMBÉM UMA ABORDAGEM SOBRE AS RAÍZES DA FUNÇÃO, SENDO MOSTRADO COMO SE OBTÉM A FÓRMULA DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU. DANDO SEGUIMENTO, FOI ESTUDADO TAMBÉM O DISCRIMINANTE DA FUNÇÃO, E NOVAMENTE COMO O AUXÍLIO DO GEOGEBRA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR VISUALMENTE O QUE OCORRE COM A FUNÇÃO, E CONSEQUENTEMENTE COM AS RAÍZES, QUANDO O VALOR DO DISCRIMINANTE SOFRE VARIAÇÕES. POSTERIORMENTE, PARTINDO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS/REVISTOS ATÉ O MOMENTO, O RESIDENTE ENTÃO INICIOU UM ESTUDO ACERCA DOS VÉRTICES DA FUNÇÃO, EXPLICANDO INCIALMENTE AOS ALUNOS QUE ESTE É UM CONCEITO IMPORTANTE E QUE TEM MUITAS APLICAÇÕES E INTERPRETAÇÕES EM VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. SEGUINDO COM A AULA, FOI FEITO ENTÃO A DEDUÇÃO DAS FÓRMULAS PARA AS COORDENADAS DO VÉRTICE PARTINDO DA FÓRMULA DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU. FINALIZANDO A AULA, FAZENDO USO DOS CONHECIMENTOS REVISADOS, O REGENTE DA AULA FEZ A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO APRESENTADA INICIALMENTE, SENDO NECESSÁRIOS PARA TAL RESOLUÇÃO O CONHECIMENTO DAS COORDENADAS DO VÉRTICE E DAS INFLUÊNCIAS DOS COEFICIENTES DA FUNÇÃO QUADRÁTICA. AO FINAL DA ATIVIDADE, E COM BASE NOS COMENTÁRIOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS ALUNOS DE FATO COMPREENDERAM A GRANDE MAIORIA DOS ASSUNTOS TRATADOS DURANTE A AULA, DESSA FORMA PODE-SE CONCLUIR QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DA AULA FOI ATINGIDO. AO FINAL DO TRABALHO AINDA É APRESENTADO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO ESCOLAR E POR FIM, A IMPORTÂNCIA DE TAL EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO DOCENTE.