O ANO DE 2020 FICOU MARCADO PELO SURGIMENTO DO COVID-19, QUE ACARRETOU UMA PANDEMIA
MUNDIAL CARACTERIZADA POR DISTANCIAMENTO SOCIAL. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO AS REDES DE ENSINO NÃO
TIVERAM OUTRA ESCOLHA ALÉM DE CANCELAR AS AULAS PRESENCIAIS E PASSAR AO ENSINO REMOTO,
CARACTERIZADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). O
ESTADO DE MINAS GERAIS ADOTOU O PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) E O USO DO APLICATIVO
CONEXÃO ESCOLA, ALÉM DE AULAS VIA GOOGLE MEET. OS PROFESSORES VIRAM-SE ENFRENTANDO O
DESAFIO DE ADAPTAR SUA FORMA DE ENSINAR E AO MESMO TEMPO LIDAR COM UMA GRANDE EVASÃO DOS
ESTUDANTES. ASSIM, BUSCANDO AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS
ESCOLAS PARCEIRAS, O PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UNIFAL-MG), ACOMPANHOU AS AULAS ONLINE
ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E DESENVOLVEU ATIVIDADES UTILIZANDO TDIC DIVERSAS DE
MANEIRA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA VISANDO ATRAIR ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, FACILITAR O ACESSO DOS
CONTEÚDOS MINISTRADOS E DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR. ASSIM, FOI CRIADO UM CANAL NO YOUTUBE, E
PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E FACEBOOK), PARA POSTAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A
CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COMO: CURIOSIDADES, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAPAS MENTAIS, GUIA DE
EXPERIÊNCIAS, ENQUETES E CORREÇÃO DOS PETS. ALÉM DISSO, FORAM DESENVOLVIDOS MINICURSOS
PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DESSES JOVENS. NO ENTANTO, APESAR DAS TDIC TEREM SE
MOSTRADO EFICAZES PARA MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, ELAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA
REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, CABENDO UMA AVALIAÇÃO MAIS MINUCIOSA DOS
MOTIVOS QUE ACARRETARAM O EVENTO DE ALTA EVASÃO ESCOLAR.