ESTE TRABALHO TEM O PROPÓSITO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS NO AUXÍLIO DO DESENVOLVIMENTO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS, ENTREGUES QUINZENALMENTE AOS ALUNOS DO 6° ANO 1 E 7º ANO 2 DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE EM ARAGUATINS – TO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM PAIS DESSES ALUNOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI A CORREÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDO RESPONDIDOS E QUESTÕES ABERTAS REALIZADAS COM A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS PARA OS PAIS.
O QUESTIONÁRIO POSSIBILITOU A COLETA DE INFORMAÇÕES DOS PRÓPRIOS PAIS DOS ALUNOS, A FIM DE CRUZARMOS OS DADOS E ENTENDERMOS COMO A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NAS AULAS AFETAM A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. OS PAIS DESCREVERAM A RELAÇÃO MEDIANTE A REALIDADE DE CADA FAMÍLIA E QUAL O GRAU DE PARTICIPAÇÃO DELES NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO. A PARTIR DA PESQUISA E DA ANÁLISE DAS QUESTÕES FEITAS AOS PAIS DOS ALUNOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR COMO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA ASSUME PAPEL HEGEMÔNICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO DURANTE A RESOLUÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS, POIS FOI PERCEBIDO QUE QUANTO MAIS A FAMÍLIA PARTICIPA, MAIOR É O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, PRODUZINDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO RENDIMENTO ESCOLAR DESSES EDUCANDOS.