OS RECURSOS DIDÁTICOS SÃO IMPORTANTES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO REMOTO, PODE-SE DIZER QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE MESMO À DISTÂNCIA OS ESTUDANTES PUDESSEM ESTUDAR E SE INTEIRAR DOS TEMAS ABORDADOS EM AULAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO. NESTE CONTEXTO, OS GRADUANDOS DO PIBID DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP RIBEIRÃO PRETO PRODUZIRAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE VISARAM COLABORAR COM O ENSINO DOS SUPERVISORES DA ESCOLA PARCEIRA. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO OCORREU APÓS DISCUSSÕES EM REUNIÕES SEMANAIS COM OS SUPERVISORES E PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO FOI QUALITATIVA. A PARTIR DE ANOTAÇÕES, ANÁLISE DOS VÍDEOS DAS REUNIÕES E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, DADOS FORAM COLETADOS A FIM DE IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS ADOTADOS NA PRODUÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA. UM GRANDE DESAFIO FOI GARANTIR A INTERATIVIDADE, DIÁLOGO E MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. LEVANDO EM CONTA QUE MUITOS ALUNOS VOLTARAM A TRABALHAR PARA AJUDAR SUAS FAMÍLIAS, UM DOS CRITÉRIOS PRINCIPAIS FOI O TEMPO QUE EXIGIRIA DO ESTUDANTE. OPTOU-SE POR VÍDEOS CURTOS, EXPERIMENTOS QUE PUDESSEM SER REPRODUZIDOS EM CASA COM COISAS SIMPLES, MAPAS MENTAIS QUE SINTETIZASSEM AS PRINCIPAIS IDEIAS DA AULA. PARA ALÉM DE COLABORAR COM A VISUALIZAÇÃO DE COISAS ABSTRATAS, NO CONTEXTO PANDÊMICO OS RECURSOS TIVERAM PAPEL DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE TEMAS CIENTÍFICOS, FAZÊ-LOS PENSAR SOBRE E NAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM SEU COTIDIANO.