O PRESENTE RESUMO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR PREVIAMENTE AS EXPERI?NCIA EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA O INCENTIVO ?S PR?TICAS LEITORAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES DE ENSINO COM INTUITO DE FORMAR LEITORES PROFICIENTES AO DESENVOLVIMENTO NO PROCESSOS DE ESCRITA E ALFABETIZA??O. AS EXPERI?NCIAS FORAM POSS?VEIS ATRAV?S DA OPORTUNIDADE DE ATUA??O NAS ESCOLAS COM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID) ESSES ENT?O, SISTEMATIZADAS COM UM PROJETO DE LEITURA, QUE TEVE FOI PENSADO INICIALMENTE COMO FORMA DE ? ESTIMULAR A PARTICIPA??O DOS ALUNOS DA ALFABETIZA??O ENVOLVENDO-SE COM ESTRAT?GIAS DINAMIZADORAS DE ENSINO QUE PUDESSEM CONTEMPLAR OS CONTE?DOS CURRICULARES NECESS?RIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O, CUMPRINDO O PROP?SITO DA EDUCA??O NO SENTINDO DE FORMA??O INTEGRAL DO SUJEITOS. POIS A LEITURA LITER?RIA TEM A MAESTRIA DE DESPERTAR DIVERSOS ASPECTOS ESSENCIAIS PARA MAIOR ?XITO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO. A METODOLOGIA FOI PENSADA DENTRO DAS REFER?NCIAS SOBRE LEITURA LITER?RIA NA VIS?O DA AUTORA ABRAMOVICH (2001), BUSSATO (2006) ANCORADAS ? ESTRAT?GIA DE MEDIA??O DE LEITURA EM ANDAIMES DO TEXTO DE GRAVES E GRAVES (1998) ADAPTADO POR MARLY AMARILHA (2006). A LEITURA ? VISTA ENQUANTO PRINCIPAL PRECURSOR DE GRANDES APRENDIZADOS, E NESSE CASO, TRATA DE INCENTIVAR A PARTICIPA??O DA CRIAN?A/ALUNO NA LEITURA PARA RELACIONAR INFORMA??ES CONTIDAS NO ENREDO, CARACTER?STICAS DE PERSONAGENS, CEN?RIOS E LINGUAGENS COM OUTRAS HIST?RIAS E COM A PR?PRIA REALIDADE, O QUE DETERMINA APRENDER A MEMORIZAR, CRIAR, RECRIAR, CONTAR, RECONTAR, IDENTIFICAR, RELACIONAR, SENTIR E PRATICAR, O QUE REQUER MAIS ESTRAT?GIAS E MANEJO COM AS LEITURAS. A LEITURA N?O SE LIMITA SOMENTE NO MOMENTO DA ?LEITURA? E ?DENTRO DA INSTITUI??O?, ? PRECISO VIVENCIAR NO COTIDIANO, NO MEIO FAMILIAR E MEIO SOCIAL. A PARTIR DESSES EXERC?CIOS, O APRIMORAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM E O COGNITIVO DA CRIAN?A/ALUNO, AUMENTAM POSITIVAMENTE DESPERTANDO O PRAZER E O GOSTO PELA LEITURA VISTA E SENTIDA COMO UM GRANDE LEQUE DE CONHECIMENTOS DO MUNDO. ? CORRETO AFIRMAR QUE, AO LERMOS LIVROS DESCOBRIMOS NOVAS PALAVRAS, OBSERVAMOS V?RIAS LINGUAGENS PARA CODIFICAR E DECODIFICAR, ESTIMULANDO ASSIM, O DESENVOLVIMENTO DO VOCABUL?RIO, QUE ? UM PONTO CRUCIAL PARA A COMUNICA??O ENQUANTO SUJEITOS SOCIAIS E PARTICIPANTES ATIVOS DE UMA SOCIEDADE QUE EXIGE DO SUJEITO CRITICIDADE, VALORES, LEITURA DE MUNDO E CONHECIMENTO. SABEMOS QUE O CONHECIMENTO, DE UMA FORMA AMPLA, ? ALGO QUE SE FAZ NECESS?RIO E IMPRESCIND?VEL NA SOCIEDADE ATUAL. POR ISSO, CONSEGUIR CONTRIBUIR COM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO DO OUTRO, TORNA-SE DE GRANDE VALIA, AL?M DE ESTABELECER RELA??ES DE INTERA??ES CLARAS, PR?TICAS E OBJETIVAS DENTRO DOS PAR?METROS DE SUSTENTABILIDADE DEMOCR?TICA EM PARALELO AO AVAN?O SOCIAL. COM ISSO, PODEMOS NOTAR QUE O H?BITO DA LEITURA TRAZ MELHORIAS PARA O MEIO SOCIAL E PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, BEM COMO RESOLU??ES DE PROBLEMAS E UMA ADVERSIDADE DE VALORES APRECI?VEIS A UMA FORMA??O INTELECTUAL. DESSA FORMA, PODEMOS PERCEBER O QUANTO PODE SER SIGNIFICATIVA A LEITURA PARA O EST?MULO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO E DO SABER DA CRIAN?A QUE EST? EM PLENO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, FAMILIAR E INTELECTUAL. VALE LEMBRAR QUE, CADA LEITURA CARREGA EM SI, INDEPENDENTE DA SUA TEM?TICA OU CONTE?DO ABORDADO, UMA PARTICULARIDADE EM SUA APRESENTA??O. OU SEJA, UM LIVRO/HIST?RIA PODE SER EXPLORADO EM DIVERSAS SITUA??ES SEM QUE POSSA SER VISTO SEMPRE COMO IGUAL. A LEITURA, ELA ? RESPONS?VEL, POR CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA, NO DIA A DIA, PRINCIPALMENTE, NOS DIAS, ATUAL ESTAMOS VIVENDOMOMENTO ?RDUO, EM QUE A CRIAN?A FICA NECESSARIAMENTE, FORA DOS LIVROS, POIS, N?O EST?O NO AMBIENTE ESCOLAR, E PELOS PAIS E RESPONS?VEIS N?O TER O TEMPO DEDICADO, QUE ELES PRECISAM, CONTAR HIST?RIA PARA SEU FILHO (A), NESTA SITUA??O TRAZ DISTANCIAMENTO, COM LEITURA E APRENDER LER, MAS, DE CONHECER O F?SICO DO LIVRO E DE OUVIR A CONTA??O. DIANTE DO CEN?RIO PAND?MICO, O ENSINO TROUXE LIMITA??ES, EM TODOS ASPECTOS, SOCIAL, ECON?MICO E ESCOLA ENSINO PONTO DE PARTIDA, PARA FORMA??O DO ALUNO. PR?TICA COME?OU A SER, ENSINO REMOTO, UM CONTEXTO, N?O AGRAD?VEL E CHEIOS DE IMPASSES E DESAFIOS, PARA ENSINO CHEGAR A CASA DOS ALUNOS (AS) E CRIAN?AS, COM AS PR?TICAS DE FERRAMENTAS, UTILIZADO PELA PLATAFORMA, PODEMOS VER QUE A MUITOS N?O T?M ACESSO A INTERNET, OUTRO FATOR, RELEVANTE, AO ENSINO E N?O PERDER ANO LETIVO, QUE POR SINAL N?O FOI, T?O SEGURA, E CONTROLAR A QUEST?O DE ENCONTROS COM ELES, POIS OS PAIS OU RESPONS?VEL EST?O TRABALHANDO E ACESSO, FICA RESTRITO POR MUITO TEMPO. AQUELES QUE T?M POSSIBILIDADE DE ACESSAR INTERNET, E ACOMPANHAR AS AULAS, PAPEL DO PROFESSOR, ENTRA EM CONJUNTO ESCOLAR, PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADE FORMAS L?DICAS, ISTO PARA ATRAIR A ATEN??O FOCO DA CRIAN?A ALI, QUE NO M?XIMO PERMITINDO QUE A CRIAN?A FICA POUCO TEMPO NA INTERNET, POIS, MESMO POR SER FERRAMENTA E UM RECURSO CRUCIAL, N?O SE PODE DEIXAR A CRIAN?A DIA TODO, NA TELA NO CELULAR, TABLETS E COMPUTADOR, PELA FERRAMENTA ?GOOGLE MEET? ISSO DIFICULTA APRENDIZAGEM, DESTA FORMA, A MANEIRA DE DISCUTIR E CONHECER A CRIAN?A, POR MENOS TEMPO MAIS DE FORMA L?DICA E ATRATIVA, COMO V?DEOS, BRINCADEIRAS, HIST?RIA E JOGOS INTERATIVOS, PROPICIADA RESPEITANDO, SUA VIV?NCIA SOCIOCULTURAL, DE CADA CRIAN?A. AL?M DO MAIS, DESDE CEDO AS CRIAN?AS PODEM PERCEBER NOVAS FORMAS DE LINGUAGEM AMPLIANDO O VOCABUL?RIO, DESPERTANDO O SENSO DE VALORIZA??O CULTURAL, O RESPEITO PELAS DIFEREN?AS, O DISCERNIMENTO PARA QUEST?ES SOCIAIS, CONSTRU??O DA SUA IDENTIDADE ENQUANTO SUJEITO SOCIAL E SER HUMANO, HABILITANDO SUAS EMO??ES E COMPREENDENDO-AS, E ASSIM TORNANDO-SE UM SER HUMANO CR?TICO-REFLEXIVO. DESTA FORMA, MELHORANDO SUAS OPINI?ES, SUA FORMA DE PENSAR E AGIR E CONSEQUENTEMENTE DE DECODIFICAR E ESCREVER C?DIGOS.