COM O AVANÇO DA LINGUAGEM, CADA VEZ MAIS INTERLIGADA COM A GLOBALIZAÇÃO E COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SURGEM MODALIDADES DE LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS NOVAS, ALÉM DE UMA MULTIMODALIDADE DE TEXTOS COTIDIANOS QUE OCASIONAM A NECESSIDADE DE SE REPENSAR O ENSINO NAS ESCOLAS E DE SE DESENVOLVER NÃO MAIS O LETRAMENTO, MAS SIM OS MULTILETRAMENTOS QUE APONTAM PARA A MODERNIZAÇÃO. ESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELO FATO DE QUE O LETRAMENTO DIGITAL, ATUALMENTE, CORRESPONDE A NOVAS POSSIBILIDADES PROPORCIONADAS PELO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS NO MEIO SOCIAL. AS PESSOAS PROCURAM ATUALIZAR TODAS AS ÁREAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DAS QUAIS PARTICIPAM E, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO EDUCACIONAL, PROCURAM ESTUDOS RECENTES E COMPLETOS QUE INCLUAM O USO DAS TECNOLOGIAS, VISTO QUE O CRESCENTE E RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VEM FAZENDO PARTE DO COTIDIANO DA ESCOLA, DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. DESTA FORMA, O LETRAMENTO DIGITAL, NO CONTEXTO DAS ESFERAS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, GANHA EVIDÊNCIA E ESPAÇO COMO UM POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JÁ QUE É UM AMBIENTE AO QUAL OS ALUNOS ESTÃO FAMILIARIZADOS E PROPORCIONA UM CRESCENTE E SIGNIFICATIVO AVANÇO NA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, O LETRAMENTO DIGITAL PODE LEVAR AO AUTOCONHECIMENTO TENDO EM VISTA QUE O INTERESSE DO ALUNADO INFLUENCIA DIRETAMENTE NA PRODUTIVIDADE E ACERTABILIDADE DE UM FORMATO DIFERENTE PARA A AQUISIÇÃO DE ALGO NOVO. ESTES PROGRESSOS MIDIÁTICOS E SOCIAIS, TORNAM-SE CADA VEZ MAIS IMPORTANTES NA ROTINA EDUCATIVA, MOSTRANDO-SE COMO UMA ALTERNATIVA QUE GERA BONS RESULTADOS. APESAR DESTE CENÁRIO, AINDA SÃO POUCOS OS DOCENTES QUE SE ARRISCAM NESSES AMBIENTES E CONSEQUENTEMENTE, ESSA CARÊNCIA DIFICULTA O BOM APROVEITAMENTO DE IDEIAS VOLTADAS AO LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO; POR ISSO, NOSSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, NO ENSINO MÉDIO E COMO ESPECÍFICOS, DISCUTIR OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/MULTILETRAMENTOS E CRIAR PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O LETRAMENTO DIGITAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO. COMO METODOLOGIA, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO COM DESÍGNIOS DESCRITIVOS E UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO ELICKER (2019), PEREIRA (2014), SOARES (2004) E TFOUNI (1988), POR TRATAREM DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO/MULTILETRAMENTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALÉM DE RELACIONAREM LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. AS ATIVIDADES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DE FORMA POSITIVA, POIS, A PARTIR DO MOMENTO QUE OS DOCENTES UTILIZAM AS REDES E APPS AO SEU FAVOR, AS CHANCES DA APRENDIZAGEM SE CONCRETIZAR DE FORMA MAIS SIMPLES E EFICAZ SÃO ALTAS, JÁ QUE OS AMBIENTES TECNOLÓGICOS SÃO BASTANTE FAMILIARES E ATRATIVOS AOS JOVENS. PORTANTO, INOVAÇÃO E DINAMICIDADE SÃO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTE, POIS TRATA-SE DE UM PÚBLICO DISPERSO E QUE, POR VEZES, NÃO UTILIZAM AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A BUSCA DE UM SABER EFICAZ. ALÉM DISSO ACREDITAMOS QUE A EDUCAÇÃO É CÍCLICA E QUE DEVE MANTER-SE EM CONSTANTE MOVIMENTO. APÓS A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUÍMOS QUE AS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DEVEM SER CADA VEZ MAIS INSERIDAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, TENDO EM VISTA QUE PROPORCIONAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS EFICAZES E MOTIVADORAS QUE SE DISTANCIAM DAS REGRAS E DA HOMOGENEIDADE DE CONHECIMENTOS ENGESSADOS E ULTRAPASSADOS.