Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, CONTEÚDOS, PROFISSIONAL LICENCIADO Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84540
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 1622
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "EM VISTA DOS INÚMEROS QUESTIONAMENTOS TIDOS EM RELAÇÃO AO TRATO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU CONHECER, POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A REALIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, IDENTIFICANDO ASSIM AS CONSEQUÊNCIAS ACARRETADAS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E, CONSEQUENTEMENTE MOTOR, DAS CRIANÇAS QUE NÃO SÃO ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTE MODO, A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE CARACTERIZOU COMO SENDO DE CARÁTER OBSERVACIONAL E ANALÍTICO, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE DOCUMENTOS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, COM O EMPREGO DOS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DO ESTUDO DE CASO. COMO RETRATAM BERTINI JUNIOR E TASSONI (2013), CRUZ & CASTRO (2017), ESTRELA (2019) PROENÇA (2017), O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOFRE GRANDE DEPRECIAÇÃO NO QUE SE REFERE AOS SEUS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS-METODOLÓGICOS, POIS SE REDUZ A MERAS BRINCADEIRAS DO MOMENTO DA RECREAÇÃO. ALÉM DISSO, É IDENTIFICADO UMA ACENTUADA DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA VEZ QUE A CONDUÇÃO DAS AULAS DESTA COMPONENTE PEDAGÓGICA FICA A CARGO DE PEDAGOGOS JÁ INTEGRADOS PARA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, OU ATÉ MESMO PROFESSORES DAS OUTRAS ÁREAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, CONTEÚDOS, PROFISSIONAL LICENCIADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1622_25102021112515.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANIELLY DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "aniellysouza147@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84540
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 1622
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "EM VISTA DOS INÚMEROS QUESTIONAMENTOS TIDOS EM RELAÇÃO AO TRATO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU CONHECER, POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A REALIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, IDENTIFICANDO ASSIM AS CONSEQUÊNCIAS ACARRETADAS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E, CONSEQUENTEMENTE MOTOR, DAS CRIANÇAS QUE NÃO SÃO ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTE MODO, A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE CARACTERIZOU COMO SENDO DE CARÁTER OBSERVACIONAL E ANALÍTICO, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE DOCUMENTOS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, COM O EMPREGO DOS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DO ESTUDO DE CASO. COMO RETRATAM BERTINI JUNIOR E TASSONI (2013), CRUZ & CASTRO (2017), ESTRELA (2019) PROENÇA (2017), O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOFRE GRANDE DEPRECIAÇÃO NO QUE SE REFERE AOS SEUS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS-METODOLÓGICOS, POIS SE REDUZ A MERAS BRINCADEIRAS DO MOMENTO DA RECREAÇÃO. ALÉM DISSO, É IDENTIFICADO UMA ACENTUADA DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA VEZ QUE A CONDUÇÃO DAS AULAS DESTA COMPONENTE PEDAGÓGICA FICA A CARGO DE PEDAGOGOS JÁ INTEGRADOS PARA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, OU ATÉ MESMO PROFESSORES DAS OUTRAS ÁREAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, CONTEÚDOS, PROFISSIONAL LICENCIADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1622_25102021112515.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANIELLY DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "aniellysouza147@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

EM VISTA DOS INÚMEROS QUESTIONAMENTOS TIDOS EM RELAÇÃO AO TRATO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU CONHECER, POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A REALIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, IDENTIFICANDO ASSIM AS CONSEQUÊNCIAS ACARRETADAS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E, CONSEQUENTEMENTE MOTOR, DAS CRIANÇAS QUE NÃO SÃO ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESTE MODO, A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE CARACTERIZOU COMO SENDO DE CARÁTER OBSERVACIONAL E ANALÍTICO, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE DOCUMENTOS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, COM O EMPREGO DOS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DO ESTUDO DE CASO. COMO RETRATAM BERTINI JUNIOR E TASSONI (2013), CRUZ & CASTRO (2017), ESTRELA (2019) PROENÇA (2017), O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOFRE GRANDE DEPRECIAÇÃO NO QUE SE REFERE AOS SEUS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS-METODOLÓGICOS, POIS SE REDUZ A MERAS BRINCADEIRAS DO MOMENTO DA RECREAÇÃO. ALÉM DISSO, É IDENTIFICADO UMA ACENTUADA DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA VEZ QUE A CONDUÇÃO DAS AULAS DESTA COMPONENTE PEDAGÓGICA FICA A CARGO DE PEDAGOGOS JÁ INTEGRADOS PARA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, OU ATÉ MESMO PROFESSORES DAS OUTRAS ÁREAS DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.