ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE TEMA E RELATA UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DESENVOLVIDA REMOTAMENTE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO POR RESIDENTES DO NÚCLEO DE QUÍMICA – RIBEIRÃO PRETO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ANALISADA A PARTIR DA TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS DE ZABALA. O TEMA TRABALHADO FOI SEPARAÇÃO DE MISTURAS E A ATIVIDADE UTILIZOU COMO RECURSO PRINCIPAL OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUE SÃO APLICADOS EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. A ESCOLHA DESTE ASSUNTO É JUSTIFICADA PELA RELEVÂNCIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, POIS DESTE PROCESSO PRATICAMENTE TODA A SOCIEDADE DEPENDE PARA O CONSUMO DE ÁGUA POTÁVEL, ALÉM DISSO, É RELEVANTE A POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS E O COTIDIANO DOS ALUNOS. O OBJETIVO DA ATIVIDADE FOI DISCUTIR COM OS ESTUDANTES CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS AO TRATAMENTO DE ÁGUA E SEUS CORRESPONDENTES PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E REVISAR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS MISTURAS E SOLUÇÕES. OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS ENVOLVERAM OS PROCESSOS DE TRATAMENTO DA ÁGUA COMO PENEIRAMENTO, DECANTAÇÃO, AERAÇÃO, FLOCULAÇÃO, SEDIMENTAÇÃO, FILTRAÇÃO, DESINFECÇÃO, FLUORETAÇÃO E CLORAÇÃO. OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS FORAM RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA, BUSCANDO ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE ESTES PROCESSOS REALIZADOS EM GRANDE ESCALA COM PROCEDIMENTOS SEMELHANTES REALIZADOS DIARIAMENTE EM NOSSAS CASAS. DISCUTIU-SE IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E RELEVÂNCIA DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA REQUERIDO PARA OBTER ÁGUA POTÁVEL. NO ENTANTO, SE FAZ NECESSÁRIO DESENVOLVER OUTRAS ATIVIDADES QUE PROPICIEM A CONSTRUÇÃO DOS CONTEÚDOS ATITUDINAIS.