Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID NA PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, PANDEMIA COVID-19, Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84934
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 2356
    "titulo" => "PIBID NA PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE TRÊS BOLSISTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PARTICIPAÇÃO NUM PROJETO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) RELATIVO AO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), NO SUBGRUPO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (EEFE) DA REFERIDA UNIVERSIDADE. A PARTIR DA COLETA DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS, PÔDE-SE EVIDENCIAR COMO PONTOS IMPORTANTES DURANTE A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS NO PROJETO: O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DA COMUNIDADE PIBID PRESENTE NA EEFE-USP, QUE DEVIDO AO CONJUNTO FORMADO POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, PROFESSORAS DAS ESCOLAS E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NOS DIFERENTES PERÍODOS DA GRADUAÇÃO, ESTABELECERAM UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIA À FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES; A INTRODUÇÃO E O APROFUNDAMENTO NO ENTENDIMENTO SOBRE A BNCC DENTRO DO CONTEXTO DO COTIDIANO ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE É UM DOCUMENTO BALIZADOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PAÍS; E A REALIZAÇÃO, EM GRUPO, DO ESTUDO DE CONTEÚDOS E TEMAS TRANSVERSAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESSENCIAL PARA A FUTURA PRÁTICA DOCENTE. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, RESSALTA-SE O QUÃO ENRIQUECEDORA TÊM SIDO A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO CONTATO COM O PIBID, QUE MESMO QUE EM FORMATO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, DEMONSTRA SEU IMPACTO POSITIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, E ASSIM, REAFIRMA A RELEVÂNCIA DESSE PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E A EDUCAÇÃO NACIONAL COMO UM TODO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, PANDEMIA COVID-19, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2356_18112021201109.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARLON"
    "autor_email" => "marlon.sousa.gomes@gmail."
    "autor_ies" => "EEFE USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84934
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 744
    "inscrito_id" => 2356
    "titulo" => "PIBID NA PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE TRÊS BOLSISTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PARTICIPAÇÃO NUM PROJETO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) RELATIVO AO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), NO SUBGRUPO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (EEFE) DA REFERIDA UNIVERSIDADE. A PARTIR DA COLETA DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS, PÔDE-SE EVIDENCIAR COMO PONTOS IMPORTANTES DURANTE A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS NO PROJETO: O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DA COMUNIDADE PIBID PRESENTE NA EEFE-USP, QUE DEVIDO AO CONJUNTO FORMADO POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, PROFESSORAS DAS ESCOLAS E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NOS DIFERENTES PERÍODOS DA GRADUAÇÃO, ESTABELECERAM UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIA À FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES; A INTRODUÇÃO E O APROFUNDAMENTO NO ENTENDIMENTO SOBRE A BNCC DENTRO DO CONTEXTO DO COTIDIANO ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE É UM DOCUMENTO BALIZADOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PAÍS; E A REALIZAÇÃO, EM GRUPO, DO ESTUDO DE CONTEÚDOS E TEMAS TRANSVERSAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESSENCIAL PARA A FUTURA PRÁTICA DOCENTE. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, RESSALTA-SE O QUÃO ENRIQUECEDORA TÊM SIDO A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO CONTATO COM O PIBID, QUE MESMO QUE EM FORMATO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, DEMONSTRA SEU IMPACTO POSITIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, E ASSIM, REAFIRMA A RELEVÂNCIA DESSE PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E A EDUCAÇÃO NACIONAL COMO UM TODO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, PANDEMIA COVID-19, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2356_18112021201109.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARLON"
    "autor_email" => "marlon.sousa.gomes@gmail."
    "autor_ies" => "EEFE USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE TRÊS BOLSISTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PARTICIPAÇÃO NUM PROJETO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) RELATIVO AO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), NO SUBGRUPO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (EEFE) DA REFERIDA UNIVERSIDADE. A PARTIR DA COLETA DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS, PÔDE-SE EVIDENCIAR COMO PONTOS IMPORTANTES DURANTE A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS NO PROJETO: O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DA COMUNIDADE PIBID PRESENTE NA EEFE-USP, QUE DEVIDO AO CONJUNTO FORMADO POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, PROFESSORAS DAS ESCOLAS E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NOS DIFERENTES PERÍODOS DA GRADUAÇÃO, ESTABELECERAM UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIA À FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES; A INTRODUÇÃO E O APROFUNDAMENTO NO ENTENDIMENTO SOBRE A BNCC DENTRO DO CONTEXTO DO COTIDIANO ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE É UM DOCUMENTO BALIZADOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PAÍS; E A REALIZAÇÃO, EM GRUPO, DO ESTUDO DE CONTEÚDOS E TEMAS TRANSVERSAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESSENCIAL PARA A FUTURA PRÁTICA DOCENTE. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, RESSALTA-SE O QUÃO ENRIQUECEDORA TÊM SIDO A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO CONTATO COM O PIBID, QUE MESMO QUE EM FORMATO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, DEMONSTRA SEU IMPACTO POSITIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, E ASSIM, REAFIRMA A RELEVÂNCIA DESSE PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E A EDUCAÇÃO NACIONAL COMO UM TODO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.