NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCUTIMOS A IMPLEMENTAÇÃO DE PESQUISAS BASEADAS EM RECURSOS BEM DEFINIDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ATRAVÉS DE UM PLANO DE AÇÃO, NA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE ORIENTA A INICIATIVA DE IMPLEMENTAÇÃO É O MODELO DO TETRAEDRO DIDÁTICO, EM TRÊS NÍVEIS, MODELO 3T, ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARCEIRAS. O PLANO DE AÇÃO ESTÁ PROPOSTO NO PROGRAMA DE PRÁTICAS COOPERATIVAS - PROPRAC, QUE ABRANGE AS HORAS DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE PRÁTICAS, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE XXXXX XXXXXX, E VISA AGREGAR VALOR AOS ESFORÇOS PARA MELHORAR O ENSINO DE MATEMÁTICA. OS PROJETOS E AÇÕES ASSOCIADOS AO PROPRAC TÊM COMO PONTO DE PARTIDA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, MAS COM INTENÇÕES DE COLABORAR COM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NOS APOIAMOS NA PESQUISA DE IMPLEMENTAÇÃO DE INOVAÇÕES BASEADA EM DESIGN E DESIGN BASED RESEARCH, QUE NOS PERMITE INVESTIGAR, DESENVOLVER E REFINAR DE FORMA SISTEMÁTICA AS INOVAÇÕES IMPLEMENTADAS NA PRÁTICA COMUM DE ALGUMAS DISCIPLINAS DO CURSO.