Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINAS REMOTAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 6º E 7º ANO DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: OFICINAS REMOTAS, APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84909
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 986
    "titulo" => """
      OFICINAS REMOTAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: \r\n
      OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 6º E 7º \r\n
      ANO DA REDE PÚBLICA
      """
    "resumo" => "DEVIDO AO MOMENTO PANDÊMICO QUE O MUNDO AINDA ENFRENTA POR CONTA DO NOVO CORONAVÍRUS, QUE ACARRETOU NA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODOS OS SETORES DE ENSINO, A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ PARTE DA ESTRUTURA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), FOI OFERTADA NO FORMATO REMOTO NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. A REFERIDA DISCIPLINA CONTINHA UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA DESTINADA A ESTUDOS TEÓRICOS, REALIZADOS DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, E OUTRA PARTE DESTINADA A ATIVIDADES DE EXTENSÃO, TAMBÉM DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO, FEITO POR UM GRUPO DE ALUNOS DA TURMA INGRESSANTE EM 2020 NO REFERIDO CURSO, DE OFICINAS REALIZADAS POR UMA ESTAGIÁRIA E UM BOLSISTA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ. ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR E ANALISAR AS OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MINISTRADAS REMOTAMENTE PARA ALUNOS DO 6º E 7º ANO DA REDE PÚBLICA DO REFERIDO MUNICÍPIO, POR ESTAGIÁRIA E BOLSITA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CAZAL (2021), DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SANTOS ET AL. (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). AS OFICINAS NO FORMATO REMOTO E O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELO ALUNO E PROFESSOR FOI A ALTERNATIVA ENCONTRADA PARA DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODOS OS NÍVEIS E ESFERAS EDUCACIONAIS. NO ENTANTO, FOI NECESSÁRIO UM ESFORÇO PARA ALÉM DE APRENDER OS CONTEÚDOS, POIS MUITOS NÃO SABIAM COMO UTILIZAR TAIS FERRAMENTAS. PARA ESTE ESTUDO UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA. OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SUBSIDIADA EM MINAYO (2017). FORAM OBSERVADAS SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS UNIDADES TEMÁTICAS GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E UMA OFICINA AVALIATIVA ENVOLVENDO CONTEÚDOS DAS DUAS UNIDADES TEMÁTICAS, TOTALIZANDO SETE OFICINAS. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM: UMA ESTAGIÁRIA, UM BOLSISTA, O PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, A PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO E SETE ALUNOS DO 6º E 7º ANO DA REDE PÚBLICA EM QUESTÃO. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS OBSERVOU-SE QUE AS OFICINAS FORAM PLANEJADAS, EXECUTADAS E AVALIADAS PELA ESTAGIÁRIA E PELO BOLSISTA, ORIENTADOS PELA PROFESSORA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO. ANTES DO INÍCIO DAS OFICINAS FOI CRIADO, PELA ESTAGIÁRIA E PELO BOLSISTA, UM GRUPO NO APLICATIVO WHATSAPP PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES. ELES TAMBÉM CRIARAM TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, ONDE ERAM POSTADAS AS GRAVAÇÕES DOS MOMENTOS SÍNCRONOS E AS LISTAS DE ATIVIDADES. AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS NO FORMATO REMOTO ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS REALIZADAS VIA APLICATIVO GOOGLE MEET, USANDO RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÃO EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E O APLICATIVO MICROSOFT WHITEBOARD, UMA ESPÉCIE DE QUADRO BRANCO DIGITAL, PARA MINISTRAÇÃO DAS OFICINAS. REFERENTE À UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS, FORAM EXPLANADOS OS CONTEÚDOS DE COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, VOLUME, CAPACIDADE E AS UNIDADES DE MEDIDAS DE CADA UMA DESSAS GRANDEZAS. NOTOU-SE DURANTE AS OFICINAS DESSA UNIDADE TEMÁTICA UMA PREOCUPAÇÃO, POR PARTE DO BOLSISTA E DA ESTAGIÁRIA, EM CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS COM O DIA A DIA DOS ALUNOS, POIS ELES TINHAM O CUIDADO DE TRABALHAR SITUAÇÕES-PROBLEMAS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS E BUSCAVAM APRESENTAR O CONTEÚDO DE UMA FORMA SIMPLES, A FIM DE QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM COMPREENDÊ-LOS MELHOR. SEMPRE ATENTOS, OS DOIS PROCURAVAM INSTIGAR A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES, COM A FINALIDADE DE ESCLARECER AS DÚVIDAS E TORNAR AS OFICINAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. ESSA ATITUDE ACABOU CONTRIBUINDO PARA O ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE ELES. TODOS ESSES PONTOS PODEM TER RESULTADO NO ÊXITO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, JÁ QUE AO SEREM INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS MINISTRADOS, TODOS DEMONSTRAVAM, A PARTIR DE SUAS RESPECTIVAS RESPOSTAS, TEREM ABSORVIDO AQUILO QUE LHES FORA ENSINADO. NO QUE TANGE À UNIDADE TEMÁTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, OS ASSUNTOS ABORDADOS NAS OFICINAS FORAM: FRAÇÕES, PORCENTAGEM, MÉDIA, LEITURA DE GRÁFICOS E PROBABILIDADE. PERCEBEU-SE QUE A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA TINHAM A PREOCUPAÇÃO DE CRIAR UM AMBIENTE EM QUE OS ESTUDANTES SE SENTISSEM CONFIANTES E ENCORAJADOS, COM O INTUITO DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DELES, COMO POR EXEMPLO, QUANDO OS ALUNOS RESPONDIAM ALGUMA PERGUNTA ERRADA, ELES NÃO OS REPRIMIAM, MAS TENTAVAM GUIÁ-LOS PARA QUE CONSEGUISSEM CHEGAR À RESPOSTA CORRETA. ASSIM COMO NA UNIDADE TEMÁTICA “GRANDEZAS E MEDIDAS”, TANTO A ESTAGIÁRIA QUANTO O BOLSISTA, TINHAM ATENÇÃO VOLTADA EM FAZER ANALOGIAS DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS COM ALGO OU SITUAÇÃO COMUM NO COTIDIANO DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE DINÂMICAS, EXEMPLOS E SITUAÇÕES-PROBLEMAS. NOTOU-SE QUE HAVIA MUITA COOPERAÇÃO ENTRE A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA, POIS ELES SEMPRE SE AJUDAVAM, ACRESCENTANDO COMENTÁRIOS DURANTE A EXPLICAÇÃO DO COMPANHEIRO(A). CABE DESTACAR QUE O DIÁLOGO ENTRE OS ESTUDANTES COM A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA ERA CONSTANTE, POIS ELES DEMONSTRAVAM LIBERDADE PARA QUESTIONAR E EXPOREM SUAS DÚVIDAS, O QUE PODE TER CONTRIBUÍDO PARA QUE A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES FOSSE MAIS EFETIVA. AO FINAL DE CADA OFICINA ERA POSTADO UM FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS, NA TURMA CRIADA NO GOOGLE CLASSROOM, PARA OS ALUNOS RESPONDEREM, CONTENDO QUESTÕES DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS. NA ÚLTIMA OFICINA, FORAM TRABALHADAS DIVERSAS QUESTÕES E SITUAÇÕES-PROBLEMAS SOBRE OS CONTEÚDOS EXPLANADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS. A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA APRESENTAVAM AS QUESTÕES E ERA DADO ALGUNS MINUTOS PARA OS ESTUDANTES RESPONDEREM. APESAR DE TER TIDO ALGUNS ERROS, OS DISCENTES CONSEGUIRAM ACERTAR A MAIORIA DAS RESPOSTAS. DESSA FORMA, PODE-SE INFERIR QUE APESAR DO FORMATO REMOTO SER ALGO NOVO E DESAFIADOR, A APRENDIZAGEM PARECE TER TIDO ÊXITO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS PERCEBEU-SE QUE NO INÍCIO OS ALUNOS ERAM MAIS TÍMIDOS, POIS TINHAM RECEIO DE PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS E PARTICIPAVAM POUCO, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DAS OFICINAS. VALE FRISAR QUE TANTO A ESTAGIÁRIA QUANTO O BOLSISTA TINHAM A PREOCUPAÇÃO DE MANTER UMA INTERAÇÃO CONSTANTE COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DO DIÁLOGO NO MOMENTO DAS OFICINAS E NO GRUPO DO WHATSAPP, O QUE PODE TER COLABORADO PARA QUE ESTES MOMENTOS DECORRESSEM COM NATURALIDADE, MESMO ACONTECENDO EM UM AMBIENTE VIRTUAL, POIS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI CRESCENDO. NO ENTANTO, FOI POSSÍVEL PERCEBER ALGUMAS DIFICULDADES, COMO A FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PARTE DOS ALUNOS, A INSTABILIDADE DA INTERNET, PRINCIPALMENTE NOS DIAS QUE CHOVIA, ENTRE OUTROS FATORES, QUE CONFIRMAM QUE APESAR DO FORMATO REMOTO TER SIDO O MEIO ENCONTRADO PARA QUE OS ESTUDANTES CONTINUASSEM A TER ACESSO AO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ELE NÃO SUBSTITUI O ENSINO PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "OFICINAS REMOTAS, APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID986_10102021152021.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL NUNES VALE"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafael.nunes@unifesspa.ed"
    "autor_ies" => "UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84909
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 986
    "titulo" => """
      OFICINAS REMOTAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: \r\n
      OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 6º E 7º \r\n
      ANO DA REDE PÚBLICA
      """
    "resumo" => "DEVIDO AO MOMENTO PANDÊMICO QUE O MUNDO AINDA ENFRENTA POR CONTA DO NOVO CORONAVÍRUS, QUE ACARRETOU NA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODOS OS SETORES DE ENSINO, A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ PARTE DA ESTRUTURA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), FOI OFERTADA NO FORMATO REMOTO NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. A REFERIDA DISCIPLINA CONTINHA UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA DESTINADA A ESTUDOS TEÓRICOS, REALIZADOS DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, E OUTRA PARTE DESTINADA A ATIVIDADES DE EXTENSÃO, TAMBÉM DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO, FEITO POR UM GRUPO DE ALUNOS DA TURMA INGRESSANTE EM 2020 NO REFERIDO CURSO, DE OFICINAS REALIZADAS POR UMA ESTAGIÁRIA E UM BOLSISTA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ. ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR E ANALISAR AS OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MINISTRADAS REMOTAMENTE PARA ALUNOS DO 6º E 7º ANO DA REDE PÚBLICA DO REFERIDO MUNICÍPIO, POR ESTAGIÁRIA E BOLSITA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CAZAL (2021), DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SANTOS ET AL. (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). AS OFICINAS NO FORMATO REMOTO E O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELO ALUNO E PROFESSOR FOI A ALTERNATIVA ENCONTRADA PARA DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODOS OS NÍVEIS E ESFERAS EDUCACIONAIS. NO ENTANTO, FOI NECESSÁRIO UM ESFORÇO PARA ALÉM DE APRENDER OS CONTEÚDOS, POIS MUITOS NÃO SABIAM COMO UTILIZAR TAIS FERRAMENTAS. PARA ESTE ESTUDO UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA. OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SUBSIDIADA EM MINAYO (2017). FORAM OBSERVADAS SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS UNIDADES TEMÁTICAS GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E UMA OFICINA AVALIATIVA ENVOLVENDO CONTEÚDOS DAS DUAS UNIDADES TEMÁTICAS, TOTALIZANDO SETE OFICINAS. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM: UMA ESTAGIÁRIA, UM BOLSISTA, O PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, A PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO E SETE ALUNOS DO 6º E 7º ANO DA REDE PÚBLICA EM QUESTÃO. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS OBSERVOU-SE QUE AS OFICINAS FORAM PLANEJADAS, EXECUTADAS E AVALIADAS PELA ESTAGIÁRIA E PELO BOLSISTA, ORIENTADOS PELA PROFESSORA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO. ANTES DO INÍCIO DAS OFICINAS FOI CRIADO, PELA ESTAGIÁRIA E PELO BOLSISTA, UM GRUPO NO APLICATIVO WHATSAPP PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES. ELES TAMBÉM CRIARAM TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, ONDE ERAM POSTADAS AS GRAVAÇÕES DOS MOMENTOS SÍNCRONOS E AS LISTAS DE ATIVIDADES. AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS NO FORMATO REMOTO ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS REALIZADAS VIA APLICATIVO GOOGLE MEET, USANDO RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÃO EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E O APLICATIVO MICROSOFT WHITEBOARD, UMA ESPÉCIE DE QUADRO BRANCO DIGITAL, PARA MINISTRAÇÃO DAS OFICINAS. REFERENTE À UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS, FORAM EXPLANADOS OS CONTEÚDOS DE COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, VOLUME, CAPACIDADE E AS UNIDADES DE MEDIDAS DE CADA UMA DESSAS GRANDEZAS. NOTOU-SE DURANTE AS OFICINAS DESSA UNIDADE TEMÁTICA UMA PREOCUPAÇÃO, POR PARTE DO BOLSISTA E DA ESTAGIÁRIA, EM CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS COM O DIA A DIA DOS ALUNOS, POIS ELES TINHAM O CUIDADO DE TRABALHAR SITUAÇÕES-PROBLEMAS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS E BUSCAVAM APRESENTAR O CONTEÚDO DE UMA FORMA SIMPLES, A FIM DE QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM COMPREENDÊ-LOS MELHOR. SEMPRE ATENTOS, OS DOIS PROCURAVAM INSTIGAR A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES, COM A FINALIDADE DE ESCLARECER AS DÚVIDAS E TORNAR AS OFICINAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. ESSA ATITUDE ACABOU CONTRIBUINDO PARA O ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE ELES. TODOS ESSES PONTOS PODEM TER RESULTADO NO ÊXITO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, JÁ QUE AO SEREM INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS MINISTRADOS, TODOS DEMONSTRAVAM, A PARTIR DE SUAS RESPECTIVAS RESPOSTAS, TEREM ABSORVIDO AQUILO QUE LHES FORA ENSINADO. NO QUE TANGE À UNIDADE TEMÁTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, OS ASSUNTOS ABORDADOS NAS OFICINAS FORAM: FRAÇÕES, PORCENTAGEM, MÉDIA, LEITURA DE GRÁFICOS E PROBABILIDADE. PERCEBEU-SE QUE A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA TINHAM A PREOCUPAÇÃO DE CRIAR UM AMBIENTE EM QUE OS ESTUDANTES SE SENTISSEM CONFIANTES E ENCORAJADOS, COM O INTUITO DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DELES, COMO POR EXEMPLO, QUANDO OS ALUNOS RESPONDIAM ALGUMA PERGUNTA ERRADA, ELES NÃO OS REPRIMIAM, MAS TENTAVAM GUIÁ-LOS PARA QUE CONSEGUISSEM CHEGAR À RESPOSTA CORRETA. ASSIM COMO NA UNIDADE TEMÁTICA “GRANDEZAS E MEDIDAS”, TANTO A ESTAGIÁRIA QUANTO O BOLSISTA, TINHAM ATENÇÃO VOLTADA EM FAZER ANALOGIAS DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS COM ALGO OU SITUAÇÃO COMUM NO COTIDIANO DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE DINÂMICAS, EXEMPLOS E SITUAÇÕES-PROBLEMAS. NOTOU-SE QUE HAVIA MUITA COOPERAÇÃO ENTRE A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA, POIS ELES SEMPRE SE AJUDAVAM, ACRESCENTANDO COMENTÁRIOS DURANTE A EXPLICAÇÃO DO COMPANHEIRO(A). CABE DESTACAR QUE O DIÁLOGO ENTRE OS ESTUDANTES COM A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA ERA CONSTANTE, POIS ELES DEMONSTRAVAM LIBERDADE PARA QUESTIONAR E EXPOREM SUAS DÚVIDAS, O QUE PODE TER CONTRIBUÍDO PARA QUE A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES FOSSE MAIS EFETIVA. AO FINAL DE CADA OFICINA ERA POSTADO UM FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS, NA TURMA CRIADA NO GOOGLE CLASSROOM, PARA OS ALUNOS RESPONDEREM, CONTENDO QUESTÕES DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS. NA ÚLTIMA OFICINA, FORAM TRABALHADAS DIVERSAS QUESTÕES E SITUAÇÕES-PROBLEMAS SOBRE OS CONTEÚDOS EXPLANADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS. A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA APRESENTAVAM AS QUESTÕES E ERA DADO ALGUNS MINUTOS PARA OS ESTUDANTES RESPONDEREM. APESAR DE TER TIDO ALGUNS ERROS, OS DISCENTES CONSEGUIRAM ACERTAR A MAIORIA DAS RESPOSTAS. DESSA FORMA, PODE-SE INFERIR QUE APESAR DO FORMATO REMOTO SER ALGO NOVO E DESAFIADOR, A APRENDIZAGEM PARECE TER TIDO ÊXITO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS PERCEBEU-SE QUE NO INÍCIO OS ALUNOS ERAM MAIS TÍMIDOS, POIS TINHAM RECEIO DE PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS E PARTICIPAVAM POUCO, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DAS OFICINAS. VALE FRISAR QUE TANTO A ESTAGIÁRIA QUANTO O BOLSISTA TINHAM A PREOCUPAÇÃO DE MANTER UMA INTERAÇÃO CONSTANTE COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DO DIÁLOGO NO MOMENTO DAS OFICINAS E NO GRUPO DO WHATSAPP, O QUE PODE TER COLABORADO PARA QUE ESTES MOMENTOS DECORRESSEM COM NATURALIDADE, MESMO ACONTECENDO EM UM AMBIENTE VIRTUAL, POIS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI CRESCENDO. NO ENTANTO, FOI POSSÍVEL PERCEBER ALGUMAS DIFICULDADES, COMO A FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PARTE DOS ALUNOS, A INSTABILIDADE DA INTERNET, PRINCIPALMENTE NOS DIAS QUE CHOVIA, ENTRE OUTROS FATORES, QUE CONFIRMAM QUE APESAR DO FORMATO REMOTO TER SIDO O MEIO ENCONTRADO PARA QUE OS ESTUDANTES CONTINUASSEM A TER ACESSO AO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ELE NÃO SUBSTITUI O ENSINO PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "OFICINAS REMOTAS, APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID986_10102021152021.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL NUNES VALE"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafael.nunes@unifesspa.ed"
    "autor_ies" => "UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DEVIDO AO MOMENTO PANDÊMICO QUE O MUNDO AINDA ENFRENTA POR CONTA DO NOVO CORONAVÍRUS, QUE ACARRETOU NA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODOS OS SETORES DE ENSINO, A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ PARTE DA ESTRUTURA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), FOI OFERTADA NO FORMATO REMOTO NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. A REFERIDA DISCIPLINA CONTINHA UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA DESTINADA A ESTUDOS TEÓRICOS, REALIZADOS DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, E OUTRA PARTE DESTINADA A ATIVIDADES DE EXTENSÃO, TAMBÉM DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO, FEITO POR UM GRUPO DE ALUNOS DA TURMA INGRESSANTE EM 2020 NO REFERIDO CURSO, DE OFICINAS REALIZADAS POR UMA ESTAGIÁRIA E UM BOLSISTA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ. ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR E ANALISAR AS OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MINISTRADAS REMOTAMENTE PARA ALUNOS DO 6º E 7º ANO DA REDE PÚBLICA DO REFERIDO MUNICÍPIO, POR ESTAGIÁRIA E BOLSITA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CAZAL (2021), DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SANTOS ET AL. (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). AS OFICINAS NO FORMATO REMOTO E O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELO ALUNO E PROFESSOR FOI A ALTERNATIVA ENCONTRADA PARA DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES ESCOLARES EM TODOS OS NÍVEIS E ESFERAS EDUCACIONAIS. NO ENTANTO, FOI NECESSÁRIO UM ESFORÇO PARA ALÉM DE APRENDER OS CONTEÚDOS, POIS MUITOS NÃO SABIAM COMO UTILIZAR TAIS FERRAMENTAS. PARA ESTE ESTUDO UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA. OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SUBSIDIADA EM MINAYO (2017). FORAM OBSERVADAS SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS UNIDADES TEMÁTICAS GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E UMA OFICINA AVALIATIVA ENVOLVENDO CONTEÚDOS DAS DUAS UNIDADES TEMÁTICAS, TOTALIZANDO SETE OFICINAS. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM: UMA ESTAGIÁRIA, UM BOLSISTA, O PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, A PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO E SETE ALUNOS DO 6º E 7º ANO DA REDE PÚBLICA EM QUESTÃO. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS OBSERVOU-SE QUE AS OFICINAS FORAM PLANEJADAS, EXECUTADAS E AVALIADAS PELA ESTAGIÁRIA E PELO BOLSISTA, ORIENTADOS PELA PROFESSORA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO. ANTES DO INÍCIO DAS OFICINAS FOI CRIADO, PELA ESTAGIÁRIA E PELO BOLSISTA, UM GRUPO NO APLICATIVO WHATSAPP PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES. ELES TAMBÉM CRIARAM TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, ONDE ERAM POSTADAS AS GRAVAÇÕES DOS MOMENTOS SÍNCRONOS E AS LISTAS DE ATIVIDADES. AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS NO FORMATO REMOTO ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS REALIZADAS VIA APLICATIVO GOOGLE MEET, USANDO RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÃO EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E O APLICATIVO MICROSOFT WHITEBOARD, UMA ESPÉCIE DE QUADRO BRANCO DIGITAL, PARA MINISTRAÇÃO DAS OFICINAS. REFERENTE À UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS, FORAM EXPLANADOS OS CONTEÚDOS DE COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, VOLUME, CAPACIDADE E AS UNIDADES DE MEDIDAS DE CADA UMA DESSAS GRANDEZAS. NOTOU-SE DURANTE AS OFICINAS DESSA UNIDADE TEMÁTICA UMA PREOCUPAÇÃO, POR PARTE DO BOLSISTA E DA ESTAGIÁRIA, EM CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS COM O DIA A DIA DOS ALUNOS, POIS ELES TINHAM O CUIDADO DE TRABALHAR SITUAÇÕES-PROBLEMAS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS E BUSCAVAM APRESENTAR O CONTEÚDO DE UMA FORMA SIMPLES, A FIM DE QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM COMPREENDÊ-LOS MELHOR. SEMPRE ATENTOS, OS DOIS PROCURAVAM INSTIGAR A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES, COM A FINALIDADE DE ESCLARECER AS DÚVIDAS E TORNAR AS OFICINAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. ESSA ATITUDE ACABOU CONTRIBUINDO PARA O ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE ELES. TODOS ESSES PONTOS PODEM TER RESULTADO NO ÊXITO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, JÁ QUE AO SEREM INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS MINISTRADOS, TODOS DEMONSTRAVAM, A PARTIR DE SUAS RESPECTIVAS RESPOSTAS, TEREM ABSORVIDO AQUILO QUE LHES FORA ENSINADO. NO QUE TANGE À UNIDADE TEMÁTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, OS ASSUNTOS ABORDADOS NAS OFICINAS FORAM: FRAÇÕES, PORCENTAGEM, MÉDIA, LEITURA DE GRÁFICOS E PROBABILIDADE. PERCEBEU-SE QUE A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA TINHAM A PREOCUPAÇÃO DE CRIAR UM AMBIENTE EM QUE OS ESTUDANTES SE SENTISSEM CONFIANTES E ENCORAJADOS, COM O INTUITO DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DELES, COMO POR EXEMPLO, QUANDO OS ALUNOS RESPONDIAM ALGUMA PERGUNTA ERRADA, ELES NÃO OS REPRIMIAM, MAS TENTAVAM GUIÁ-LOS PARA QUE CONSEGUISSEM CHEGAR À RESPOSTA CORRETA. ASSIM COMO NA UNIDADE TEMÁTICA “GRANDEZAS E MEDIDAS”, TANTO A ESTAGIÁRIA QUANTO O BOLSISTA, TINHAM ATENÇÃO VOLTADA EM FAZER ANALOGIAS DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS COM ALGO OU SITUAÇÃO COMUM NO COTIDIANO DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE DINÂMICAS, EXEMPLOS E SITUAÇÕES-PROBLEMAS. NOTOU-SE QUE HAVIA MUITA COOPERAÇÃO ENTRE A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA, POIS ELES SEMPRE SE AJUDAVAM, ACRESCENTANDO COMENTÁRIOS DURANTE A EXPLICAÇÃO DO COMPANHEIRO(A). CABE DESTACAR QUE O DIÁLOGO ENTRE OS ESTUDANTES COM A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA ERA CONSTANTE, POIS ELES DEMONSTRAVAM LIBERDADE PARA QUESTIONAR E EXPOREM SUAS DÚVIDAS, O QUE PODE TER CONTRIBUÍDO PARA QUE A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES FOSSE MAIS EFETIVA. AO FINAL DE CADA OFICINA ERA POSTADO UM FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS, NA TURMA CRIADA NO GOOGLE CLASSROOM, PARA OS ALUNOS RESPONDEREM, CONTENDO QUESTÕES DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS. NA ÚLTIMA OFICINA, FORAM TRABALHADAS DIVERSAS QUESTÕES E SITUAÇÕES-PROBLEMAS SOBRE OS CONTEÚDOS EXPLANADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS. A ESTAGIÁRIA E O BOLSISTA APRESENTAVAM AS QUESTÕES E ERA DADO ALGUNS MINUTOS PARA OS ESTUDANTES RESPONDEREM. APESAR DE TER TIDO ALGUNS ERROS, OS DISCENTES CONSEGUIRAM ACERTAR A MAIORIA DAS RESPOSTAS. DESSA FORMA, PODE-SE INFERIR QUE APESAR DO FORMATO REMOTO SER ALGO NOVO E DESAFIADOR, A APRENDIZAGEM PARECE TER TIDO ÊXITO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS PERCEBEU-SE QUE NO INÍCIO OS ALUNOS ERAM MAIS TÍMIDOS, POIS TINHAM RECEIO DE PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS E PARTICIPAVAM POUCO, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DAS OFICINAS. VALE FRISAR QUE TANTO A ESTAGIÁRIA QUANTO O BOLSISTA TINHAM A PREOCUPAÇÃO DE MANTER UMA INTERAÇÃO CONSTANTE COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DO DIÁLOGO NO MOMENTO DAS OFICINAS E NO GRUPO DO WHATSAPP, O QUE PODE TER COLABORADO PARA QUE ESTES MOMENTOS DECORRESSEM COM NATURALIDADE, MESMO ACONTECENDO EM UM AMBIENTE VIRTUAL, POIS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI CRESCENDO. NO ENTANTO, FOI POSSÍVEL PERCEBER ALGUMAS DIFICULDADES, COMO A FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PARTE DOS ALUNOS, A INSTABILIDADE DA INTERNET, PRINCIPALMENTE NOS DIAS QUE CHOVIA, ENTRE OUTROS FATORES, QUE CONFIRMAM QUE APESAR DO FORMATO REMOTO TER SIDO O MEIO ENCONTRADO PARA QUE OS ESTUDANTES CONTINUASSEM A TER ACESSO AO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ELE NÃO SUBSTITUI O ENSINO PRESENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.