A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E A PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ALFENAS-MG
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84562 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 749 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E A PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ALFENAS-MG" "resumo" => "O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA DA UNIFAL-MG PARTICIPA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DESDE 2010, ENVOLVENDO ACADÊMICOS NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS JUNTO ÀS ESCOLAS PARCEIRAS. A PANDEMIA DO COVID-19 IMPACTOU O ENSINO E INFLUENCIOU DIRETAMENTE AS VIVÊNCIAS ESCOLARES DO PIBID. DENTRO DESTE CONTEXTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS DE TODO O ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARCEIRA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS (MG). ESTE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO REALIZADO NO GOOGLE FORMS, RESPONDIDO ANONIMAMENTE QUE TEVE O INTUITO DE ESCLARECER QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS IMPACTOS DA PANDEMIA NO APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE BIOLOGIA DOS ESTUDANTES, SUA IDENTIFICAÇÃO COM O CONTEXTO ATUAL E AS ASSOCIAÇÕES DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA DISCIPLINA COMO EMBASAMENTO PARA COMPREENSÃO DA PANDEMIA E DOS CUIDADOS PREVENTIVOS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR ATRAVÉS DOS RESULTADOS QUE DENTRE OS ESTUDANTES 53% ENTENDEM A BIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA, COMO COMPOSTA POR CONTEÚDOS MUITO IMPORTANTES PARA O ENEM, NO ENTANTO, APENAS 18,6% DOS ALUNOS CONSIDERARAM A BIOLOGIA MUITO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DO CONTEXTO DA REALIDADE PANDÊMICA. FICOU EVIDENTE QUE O ENSINO DE BIOLOGIA, ANTES E DURANTE A PANDEMIA, NÃO IMPACTOU DE MANEIRA DESEJADA A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO A SERIEDADE E A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS FRENTE A COVID-19. ALÉM DISSO, FICA CLARA A NECESSIDADE DE UMA ASSOCIAÇÃO MAIS DIRETA DO CONTEÚDO MINISTRADO JUNTO A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NA ESCOLA AO COTIDIANO DOS ALUNOS, UMA IMPLEMENTAÇÃO DA MESMA JUNTO AO CURRÍCULO ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, PANDEMIA, COVID-19, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID915_18112021203206.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CASTRO GOMES CORREA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.gomes@sou.unifal-m" "autor_ies" => "UNIFAL - MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84562 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 749 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E A PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ALFENAS-MG" "resumo" => "O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA DA UNIFAL-MG PARTICIPA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DESDE 2010, ENVOLVENDO ACADÊMICOS NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS JUNTO ÀS ESCOLAS PARCEIRAS. A PANDEMIA DO COVID-19 IMPACTOU O ENSINO E INFLUENCIOU DIRETAMENTE AS VIVÊNCIAS ESCOLARES DO PIBID. DENTRO DESTE CONTEXTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS DE TODO O ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARCEIRA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS (MG). ESTE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO REALIZADO NO GOOGLE FORMS, RESPONDIDO ANONIMAMENTE QUE TEVE O INTUITO DE ESCLARECER QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS IMPACTOS DA PANDEMIA NO APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE BIOLOGIA DOS ESTUDANTES, SUA IDENTIFICAÇÃO COM O CONTEXTO ATUAL E AS ASSOCIAÇÕES DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA DISCIPLINA COMO EMBASAMENTO PARA COMPREENSÃO DA PANDEMIA E DOS CUIDADOS PREVENTIVOS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR ATRAVÉS DOS RESULTADOS QUE DENTRE OS ESTUDANTES 53% ENTENDEM A BIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA, COMO COMPOSTA POR CONTEÚDOS MUITO IMPORTANTES PARA O ENEM, NO ENTANTO, APENAS 18,6% DOS ALUNOS CONSIDERARAM A BIOLOGIA MUITO IMPORTANTE PARA O ENTENDIMENTO DO CONTEXTO DA REALIDADE PANDÊMICA. FICOU EVIDENTE QUE O ENSINO DE BIOLOGIA, ANTES E DURANTE A PANDEMIA, NÃO IMPACTOU DE MANEIRA DESEJADA A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO A SERIEDADE E A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS FRENTE A COVID-19. ALÉM DISSO, FICA CLARA A NECESSIDADE DE UMA ASSOCIAÇÃO MAIS DIRETA DO CONTEÚDO MINISTRADO JUNTO A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NA ESCOLA AO COTIDIANO DOS ALUNOS, UMA IMPLEMENTAÇÃO DA MESMA JUNTO AO CURRÍCULO ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, PANDEMIA, COVID-19, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID915_18112021203206.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CASTRO GOMES CORREA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.gomes@sou.unifal-m" "autor_ies" => "UNIFAL - MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }