Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO REMOTO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL., JUVENTUDES., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS., ENSINO MÉDIO INTEGRADO., ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PESQUISA EM ANDAMENTO RESULTA DE UM PROJETO DE PIBIC, SENDO FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DE ALAGOAS (FAPEAL), A QUAL OBJETIVA INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MOBILIZADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) E OS IMPACTOS DESSAS PRÁTICAS NAS APRENDIZAGENS DOS JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI) DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS/CAMPUS ARAPIRACA. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS DOCENTES DE LP E OS JOVENS DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E ELETROELETRÔNICA, OS QUAIS NO ANO DE 2020 CURSARAM O 2º ANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). METODOLOGICAMENTE, A INVESTIGAÇÃO CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO DE CUNHO QUALITATIVO E DE NATUREZA BÁSICA. O TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS SE DARÁ COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS PRIMEIRAS COLETAS EVIDENCIAM QUE OS ESTUDANTES APRESENTAM-SE DIVIDIDOS ENTRE AQUELES QUE NÃO SE SENTEM NADA BEM COM O ERE, VISTO QUE NÃO SE ADAPTAM AO ESTUDO NÃO PRESENCIAL, SENTEM A FALTA DOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E NÃO CONSEGUEM APRENDER E OS QUE SE SENTEM BEM, VISTO QUE JÁ CONSEGUEM CONVIVER COM O ENSINO NÃO PRESENCIAL. É POSSÍVEL INFERIR QUE OS ESTUDANTES TÊM MUITO A DIZER SOBRE O ERE, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LP E SUAS APRENDIZAGENS. ACREDITA-SE QUE A CONTINUIDADE DA PESQUISA EVIDENCIARÁ DIFERENTES COMPREENSÕES NO TOCANTE ÀS PRÁTICAS ESCOLARES EM DIÁLOGO COM AS TECNOLOGIAS NA VIDA DAS JUVENTUDES DO EMI, O QUE CONTRIBUIRÁ COM OS ESTUDOS QUE INVESTIGAM O TRABALHO ESCOLAR NA PANDEMIA E DE ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS.

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