ATRELAR A INOVA??O PEDAG?GICA ? PRODU??O DE MATERIAL DID?TICO ? UM DESAFIO DO PROCESSO EDUCACIONAL
FRENTE AO MOMENTO ATUAL COM A IMPLEMENTA??O DE POL?TICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES NACIONAIS. A
INOVA??O, RELACIONADA ? PR?TICA PEDAG?GICA DO PROFESSOR EM FORMA??O ? ENTENDIDA COMO RUPTURA
PARADIGM?TICA, ATITUDE QUE POSSIBILITA RECONFIGURAR CONHECIMENTOS DE MODO A ANULAR OU DIMINUIR A
DIST?NCIA ESTABELECIDA PELA CI?NCIA MODERNA ENTRE SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENT?FICO;
OBJETIVO/SUBJETIVO; CORPO/MENTE; COGNI??O/AFETIVIDADE. O OBJETIVO PRINCIPAL ? ANALISAR E PRODUZIR
MATERIAL DID?TICO DE GEOGRAFIA SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM
PEDAGOGIA E GEOGRAFIA DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
A METODOLOGIA ? DE CUNHO QUALITATIVO. ANALISA O CONCEITO DE INOVA??O E PR?TICA DOCENTE, TENDO COMO
APORTE TE?RICO DE AUTORES QUE DISCUTEM ESSA TEM?TICA E SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA
FORMA??O INICIAL DOCENTE. A PESQUISA TEM COMO BASE DE REALIZA??O O LABORAT?RIO MULTIDISCIPLINAR DE
ENSINO, PESQUISA E EXTENS?O DO IM/UFRRJ E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E EM GEOGRAFIA
NAS DISCIPLINAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA MESMA INSTITUI??O. REPENSAR A PR?TICA DOCENTE A PARTIR DA
CONSTRU??O DE MATERIAL DID?TICO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE ? FUNDAMENTAL PARA UMA FORMA??O DE
PROFESSORES ALICER?ADA EM BASES S?LIDAS E COMPROMETIDAS COM A FUN??O SOCIAL DA EDUCA??O P?BLICA,
PROPICIANDO A CONSTRU??O DE MAQUETES GEOGR?FICAS E A PRODU??O DE FANZINES DOS BAIRROS DOS MUNIC?PIOS
DA BAIXADA FLUMINENSE.