Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E EM GEOGRAFIA DO IM/UFRRJ

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA, BAIXADA FLUMINENSE, MATERIAL DIDÁTICO, Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84584
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 1299
    "titulo" => """
      A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A BAIXADA\r\n
      FLUMINENSE COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO\r\n
      INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E EM\r\n
      GEOGRAFIA DO IM/UFRRJ
      """
    "resumo" => """
      ATRELAR A INOVA??O PEDAG?GICA ? PRODU??O DE MATERIAL DID?TICO ? UM DESAFIO DO PROCESSO EDUCACIONAL\r\n
      FRENTE AO MOMENTO ATUAL COM A IMPLEMENTA??O DE POL?TICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES NACIONAIS. A\r\n
      INOVA??O, RELACIONADA ? PR?TICA PEDAG?GICA DO PROFESSOR EM FORMA??O ? ENTENDIDA COMO RUPTURA\r\n
      PARADIGM?TICA, ATITUDE QUE POSSIBILITA RECONFIGURAR CONHECIMENTOS DE MODO A ANULAR OU DIMINUIR A\r\n
      DIST?NCIA ESTABELECIDA PELA CI?NCIA MODERNA ENTRE SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENT?FICO;\r\n
      OBJETIVO/SUBJETIVO; CORPO/MENTE; COGNI??O/AFETIVIDADE. O OBJETIVO PRINCIPAL ? ANALISAR E PRODUZIR\r\n
      MATERIAL DID?TICO DE GEOGRAFIA SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM\r\n
      PEDAGOGIA E GEOGRAFIA DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.\r\n
      A METODOLOGIA ? DE CUNHO QUALITATIVO. ANALISA O CONCEITO DE INOVA??O E PR?TICA DOCENTE, TENDO COMO\r\n
      APORTE TE?RICO DE AUTORES QUE DISCUTEM ESSA TEM?TICA E SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA\r\n
      FORMA??O INICIAL DOCENTE. A PESQUISA TEM COMO BASE DE REALIZA??O O LABORAT?RIO MULTIDISCIPLINAR DE\r\n
      ENSINO, PESQUISA E EXTENS?O DO IM/UFRRJ E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E EM GEOGRAFIA\r\n
      NAS DISCIPLINAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA MESMA INSTITUI??O. REPENSAR A PR?TICA DOCENTE A PARTIR DA\r\n
      CONSTRU??O DE MATERIAL DID?TICO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE ? FUNDAMENTAL PARA UMA FORMA??O DE\r\n
      PROFESSORES ALICER?ADA EM BASES S?LIDAS E COMPROMETIDAS COM A FUN??O SOCIAL DA EDUCA??O P?BLICA,\r\n
      PROPICIANDO A CONSTRU??O DE MAQUETES GEOGR?FICAS E A PRODU??O DE FANZINES DOS BAIRROS DOS MUNIC?PIOS\r\n
      DA BAIXADA FLUMINENSE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA, BAIXADA FLUMINENSE, MATERIAL DIDÁTICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1299_25102021145730.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORRANA PAULA SANTOS DE ALMEIDA PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "HORRANA PAULA SANTOS DE"
    "autor_email" => "hannahalmeida20@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84584
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 1299
    "titulo" => """
      A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A BAIXADA\r\n
      FLUMINENSE COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO\r\n
      INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E EM\r\n
      GEOGRAFIA DO IM/UFRRJ
      """
    "resumo" => """
      ATRELAR A INOVA??O PEDAG?GICA ? PRODU??O DE MATERIAL DID?TICO ? UM DESAFIO DO PROCESSO EDUCACIONAL\r\n
      FRENTE AO MOMENTO ATUAL COM A IMPLEMENTA??O DE POL?TICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES NACIONAIS. A\r\n
      INOVA??O, RELACIONADA ? PR?TICA PEDAG?GICA DO PROFESSOR EM FORMA??O ? ENTENDIDA COMO RUPTURA\r\n
      PARADIGM?TICA, ATITUDE QUE POSSIBILITA RECONFIGURAR CONHECIMENTOS DE MODO A ANULAR OU DIMINUIR A\r\n
      DIST?NCIA ESTABELECIDA PELA CI?NCIA MODERNA ENTRE SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENT?FICO;\r\n
      OBJETIVO/SUBJETIVO; CORPO/MENTE; COGNI??O/AFETIVIDADE. O OBJETIVO PRINCIPAL ? ANALISAR E PRODUZIR\r\n
      MATERIAL DID?TICO DE GEOGRAFIA SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM\r\n
      PEDAGOGIA E GEOGRAFIA DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.\r\n
      A METODOLOGIA ? DE CUNHO QUALITATIVO. ANALISA O CONCEITO DE INOVA??O E PR?TICA DOCENTE, TENDO COMO\r\n
      APORTE TE?RICO DE AUTORES QUE DISCUTEM ESSA TEM?TICA E SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA\r\n
      FORMA??O INICIAL DOCENTE. A PESQUISA TEM COMO BASE DE REALIZA??O O LABORAT?RIO MULTIDISCIPLINAR DE\r\n
      ENSINO, PESQUISA E EXTENS?O DO IM/UFRRJ E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E EM GEOGRAFIA\r\n
      NAS DISCIPLINAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA MESMA INSTITUI??O. REPENSAR A PR?TICA DOCENTE A PARTIR DA\r\n
      CONSTRU??O DE MATERIAL DID?TICO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE ? FUNDAMENTAL PARA UMA FORMA??O DE\r\n
      PROFESSORES ALICER?ADA EM BASES S?LIDAS E COMPROMETIDAS COM A FUN??O SOCIAL DA EDUCA??O P?BLICA,\r\n
      PROPICIANDO A CONSTRU??O DE MAQUETES GEOGR?FICAS E A PRODU??O DE FANZINES DOS BAIRROS DOS MUNIC?PIOS\r\n
      DA BAIXADA FLUMINENSE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA, BAIXADA FLUMINENSE, MATERIAL DIDÁTICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1299_25102021145730.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORRANA PAULA SANTOS DE ALMEIDA PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "HORRANA PAULA SANTOS DE"
    "autor_email" => "hannahalmeida20@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ATRELAR A INOVA??O PEDAG?GICA ? PRODU??O DE MATERIAL DID?TICO ? UM DESAFIO DO PROCESSO EDUCACIONAL FRENTE AO MOMENTO ATUAL COM A IMPLEMENTA??O DE POL?TICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES NACIONAIS. A INOVA??O, RELACIONADA ? PR?TICA PEDAG?GICA DO PROFESSOR EM FORMA??O ? ENTENDIDA COMO RUPTURA PARADIGM?TICA, ATITUDE QUE POSSIBILITA RECONFIGURAR CONHECIMENTOS DE MODO A ANULAR OU DIMINUIR A DIST?NCIA ESTABELECIDA PELA CI?NCIA MODERNA ENTRE SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENT?FICO; OBJETIVO/SUBJETIVO; CORPO/MENTE; COGNI??O/AFETIVIDADE. O OBJETIVO PRINCIPAL ? ANALISAR E PRODUZIR MATERIAL DID?TICO DE GEOGRAFIA SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA E GEOGRAFIA DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA ? DE CUNHO QUALITATIVO. ANALISA O CONCEITO DE INOVA??O E PR?TICA DOCENTE, TENDO COMO APORTE TE?RICO DE AUTORES QUE DISCUTEM ESSA TEM?TICA E SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA FORMA??O INICIAL DOCENTE. A PESQUISA TEM COMO BASE DE REALIZA??O O LABORAT?RIO MULTIDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENS?O DO IM/UFRRJ E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E EM GEOGRAFIA NAS DISCIPLINAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA MESMA INSTITUI??O. REPENSAR A PR?TICA DOCENTE A PARTIR DA CONSTRU??O DE MATERIAL DID?TICO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE ? FUNDAMENTAL PARA UMA FORMA??O DE PROFESSORES ALICER?ADA EM BASES S?LIDAS E COMPROMETIDAS COM A FUN??O SOCIAL DA EDUCA??O P?BLICA, PROPICIANDO A CONSTRU??O DE MAQUETES GEOGR?FICAS E A PRODU??O DE FANZINES DOS BAIRROS DOS MUNIC?PIOS DA BAIXADA FLUMINENSE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.