SOUZA, Ellen Stephanie Moreira De et al.. Metodologias ativas em tempos de pandemia. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84828>. Acesso em: 25/12/2024 01:35
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) ADOTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ASSIM COMO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE QUÍMICA DA UECE/CCT. O ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE FOI ANALISADO AS REFLEXÕES LITERÁRIAS ELABORADAS POR OUTROS AUTORES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS NO ENSINO REMOTO. O ENSINO TRADICIONAL, CARACTERIZADO PELA TRANSMISSÃO DE SABERES CONCEITUAIS ESTABELECIDOS SEM O DINAMISMO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, AINDA AMPLAMENTE UTILIZADO PELA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISOU SOFRER GRANDES REFORMULAÇÕES PARA SE ADEQUAR AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS PARA CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, SENDO UMA DELAS O ISOLAMENTO SOCIAL, O QUE CONSEQUENTEMENTE GEROU A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS; PORTANTO, DE ACORDO COM ESSE CENÁRIO, A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA FOI ESSENCIAL PARA A INSTAURAÇÃO DE OUTROS MÉTODOS DIDÁTICOS. O ENSINO REMOTO PODE SER CONSIDERADO COMO TODO CONTEÚDO EDUCACIONAL QUE É FEITO DE MODO ONLINE, COM ISSO, A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADERIU ESSENCIALMENTE AO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AUXILIARAM NOS MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM. AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM SER DESCRITAS COMO UM MEIO DE AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO, ONDE A PRIORIDADE É A AUTONOMIA DO DISCENTE E O SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; DIANTE DISTO, O PROFESSOR É VISTO COMO ORIENTADOR DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS, ASSIM, NÃO É MAIS A ÚNICA FONTE QUE DETÉM O CONHECIMENTO. ESSAS NOVAS METODOLOGIAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA, EM QUE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO É CONCEBIDA ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E POR MEIO DE UM GRUPO TENTAM SOLUCIONAR E IDENTIFICAR A RESPOSTA PARA A INCÓGNITA PROPOSTA, ADEMAIS, NA FINALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DO QUESTIONAMENTO, OS ESTUDANTES AVALIAM O SEU DESEMPENHO NO PROCESSO DE APRENDIZADO; PROBLEMATIZAÇÃO, SENDO COMPARÁVEL AO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, PORÉM NESSE RECURSO OS ALUNOS IDENTIFICAM AS SITUAÇÕES POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE NA QUAL AS QUESTÕES DO ESTUDO ESTÃO INSERIDAS; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, NO QUAL O ALUNO POSSUI A LIBERDADE DE ESCOLHER UM TEMA DE ESTUDO PARA REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ASSUNTO, ENTRETANTO, MAIS UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, POR CONSEGUINTE MUITOS DOS MODELOS ENCONTRADOS ENVOLVEM UMA OU AMBAS ÁREAS CURRICULARES; INSTRUÇÃO POR PARES, QUE TEM POR OBJETIVO PROMOVER TAREFAS EM QUE OS CONCEITOS APREENDIDOS SÃO DISCUTIDOS ENTRE OS ALUNOS E OS PARES AGEM COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; SALA DE AULA INVERTIDA, MÉTODO EDUCACIONAL ELETRÔNICO EM QUE AS AULAS SÃO GRAVADAS PELOS DOCENTES E OS ESTUDANTES ASSISTEM DE FORMA ASSÍNCRONA OU DE MODO SÍNCRONO, ONDE A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS ACONTECE DE MANEIRA SIMULTÂNEA, ALÉM DISSO AS AULAS ONLINE OFERECEM A OPORTUNIDADE DE UTILIZAR JOGOS E MATERIAIS INTERATIVOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS, COMO POR EXEMPLO O USO DA PLATAFORMA DE VIDEOCHAMADAS GOOGLE MEET. DESSA FORMA, AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) PROVOCARAM UMA ALTERAÇÃO.