Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - UNIFEI NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, ESCOLAS PÚBLICAS, ENSINO REMOTO Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (BOLSISTAS ID) E DOS VOLUNTÁRIOS INCLUEM A PRODUÇÃO DE UM RELATO ESCRITO, SEMANAL, ACERCA DAS AULAS ACOMPANHADAS, DAS REUNIÕES REALIZADAS E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FAZENDO DESTE SEU PORTFÓLIO PESSOAL, O QUAL É UTILIZADO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO NO PROGRAMA; AVALIAÇÃO ESTA QUE É FEITA PELO PROFESSOR SUPERVISOR E PELO COORDENADOR DE ÁREA. A EDIÇÃO PIBID 2020/2021 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) É A PRIMEIRA REALIZADA TOTALMENTE DE FORMA REMOTA DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, QUE AFETOU TODA A ESTRUTURA DE ENSINO, SENDO NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO ABRUPTA PARA O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS POR MEIOS DIGITAIS. EM RAZÃO DA MODIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A ATUAÇÃO LIMITADA DOS PROFESSORES REFLETIU DIRETAMENTE NAS AÇÕES DOS PIBIDIANOS, OS QUAIS TIVERAM DE ELABORAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS MESMO COM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO TELETRABALHO. ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE OBTER PERCEPÇÕES A RESPEITO DESSA NOVA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA, SERVINDO TAMBÉM PARA COMPREENDER O QUÃO PERTINENTE O PIBID TEM SIDO NO DESENVOLVIMENTO DOS BOLSISTAS ID E VOLUNTÁRIOS E QUAIS SÃO AS VIVÊNCIAS COMUNS AOS PARTICIPANTES. DESSA FORMA, TORNOU-SE CONSENSO A IMPORTÂNCIA DE INVESTIGAR O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DA UNIFEI, UMA VEZ QUE O TRABALHO REMOTO AFETOU DIRETAMENTE A RELAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES E, PORTANTO, GEROU CONSEQUÊNCIAS TANTO NO DECORRER DA GRADUAÇÃO DOS LICENCIANDO QUANTO NA VISÃO ACERCA DO ENSINO A DISTÂNCIA. PARA QUE TAL ANÁLISE TENHA SUA VERACIDADE CONSOLIDADA, POSSUI COMO EMBASAMENTO AS MEDIDAS E TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PRESENTES NA MATEMÁTICA ESTATÍSTICA, TAIS COMO A ESTRUTURA DEFINIR, COLETAR, ORGANIZAR, VISUALIZAR E ANALISAR (DCOVA) E A ESCALA LIKERT. 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POR FIM, UTILIZOU-SE VARIÁVEIS QUALITATIVAS - QUE SE REVEZARAM ENTRE CATEGORIAS DEFINIDAS COMO BOA, REGULAR E RUIM - PARA DEPREENDER A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA POR CADA INTEGRANTE COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E COM O AMBIENTE ESCOLAR REFERENTES AO ENSINO HÍBRIDO ADOTADO PELAS ESCOLAS QUE ESTES ACOMPANHAM (ASPECTO C). DURANTE A ANÁLISE ESTATÍSTICA, UNIU-SE ESSAS VERTENTES PARA QUE HOUVESSE A COMPOSIÇÃO DE UM PANORAMA ABRANGENTE DO PIBID-UNIFEI 2020/2021. PARA QUE A ORGANIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DOS DADOS FOSSEM FEITAS DE FORMA CLARA E EFICIENTE, ESTES FORAM DISPOSTOS EM TABELAS DE PORCENTAGEM E FREQUÊNCIA (TANTO ABSOLUTA COMO RELATIVA), FAVORECENDO A ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS, SEJAM ELES DE BARRAS OU DE SETORES, UMA VEZ QUE AS RESPOSTAS TORNARAM-SE FÁCEIS DE SEREM ESTUDADAS [JUSTAMENTE DEVIDO A PRESENÇA DAS TABELAS]. A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS RESULTADOS, NOTOU-SE QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES DO PIBID-UNIFEI 2020/2021 SE ENQUADRAM COMO BOLSISTAS  E VISAM ADQUIRIR UMA MELHOR EXPERIÊNCIA PARA SUAS FUTURAS CARREIRAS PROFISSIONAIS. ALÉM DISSO, PODE-SE DESTACAR QUE O PROJETO ESTÁ SENDO MUITO SIGNIFICATIVO PARA A FORMAÇÃO DAQUELES QUE RESPONDERAM AO FORMULÁRIO, NO ENTANTO, MUITOS NÃO TIVERAM SUAS EXPECTATIVAS ATENDIDAS, O QUE SE DEVE AO FORMATO REMOTO DE ENSINO ADOTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, O QUE, APESAR DE SER UMA SITUAÇÃO INCOMUM, NÃO INTERFERIU NEGATIVAMENTE - AO EXTREMO - NA CARGA HORÁRIA DA MAIORIA DOS LICENCIANDOS. TAMBÉM VIU-SE QUE A BOLSA TEM SIDO UM GRANDE INCENTIVO PARA A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO PROJETO. OUTRO PONTO A SER DESTACADO É QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ITAJUBÁ ESTÁ SENDO MÍNIMA E, COMO CONSEQUÊNCIA, ELES NÃO PROCURAM OS BOLSISTAS PARA TIRAR DÚVIDAS OU PEDIR AJUDA COM OS PLANOS DE ENSINO TUTORADO (PET) DISPONIBILIZADOS PELO GOVERNO DE MINAS GERAIS. EM RAZÃO DISSO, OS BOLSISTAS NÃO AVALIAM O ENSINO HÍBRIDO COMO UM BOM MÉTODO DE APRENDIZAGEM, JÁ QUE SE TORNA QUASE IMPOSSÍVEL A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES E PROJETOS DIVERSIFICADOS DENTRO DE SALA DE AULA. EM SUMA, OS RESULTADOS OBTIDOS EM RELAÇÃO AO PRIMEIRO CONTATO QUE OS LICENCIANDOS TIVERAM COM AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAJUBÁ - MEDIANTE O PIBID -, MESMO REMOTAMENTE, CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA QUE ESTES CONHEÇAM O FUNCIONAMENTO E A REALIDADE DO ENSINO, DESENVOLVENDO HABILIDADES QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO TRABALHADAS AO LONGO DA GRADUAÇÃO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) TRATA-SE DE UM PROJETO GOVERNAMENTAL, FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), QUE VISA A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DOS CURSOS DE LICENCIATURA PLENA DE TODO O PAÍS E É OFERTADO SOMENTE PARA A MODALIDADE PRESENCIAL. O PROGRAMA CONSISTE NA INSERÇÃO DOS LICENCIANDOS NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO PARA QUE TENHAM UM PRIMEIRO CONTATO COM O MAGISTÉRIO E, CONSEQUENTEMENTE, ENTENDAM O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA EDUCACIONAL DO ESTADO. AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (BOLSISTAS ID) E DOS VOLUNTÁRIOS INCLUEM A PRODUÇÃO DE UM RELATO ESCRITO, SEMANAL, ACERCA DAS AULAS ACOMPANHADAS, DAS REUNIÕES REALIZADAS E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, FAZENDO DESTE SEU PORTFÓLIO PESSOAL, O QUAL É UTILIZADO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO NO PROGRAMA; AVALIAÇÃO ESTA QUE É FEITA PELO PROFESSOR SUPERVISOR E PELO COORDENADOR DE ÁREA. A EDIÇÃO PIBID 2020/2021 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) É A PRIMEIRA REALIZADA TOTALMENTE DE FORMA REMOTA DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, QUE AFETOU TODA A ESTRUTURA DE ENSINO, SENDO NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO ABRUPTA PARA O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS POR MEIOS DIGITAIS. EM RAZÃO DA MODIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A ATUAÇÃO LIMITADA DOS PROFESSORES REFLETIU DIRETAMENTE NAS AÇÕES DOS PIBIDIANOS, OS QUAIS TIVERAM DE ELABORAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS MESMO COM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO TELETRABALHO. ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE OBTER PERCEPÇÕES A RESPEITO DESSA NOVA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA, SERVINDO TAMBÉM PARA COMPREENDER O QUÃO PERTINENTE O PIBID TEM SIDO NO DESENVOLVIMENTO DOS BOLSISTAS ID E VOLUNTÁRIOS E QUAIS SÃO AS VIVÊNCIAS COMUNS AOS PARTICIPANTES. DESSA FORMA, TORNOU-SE CONSENSO A IMPORTÂNCIA DE INVESTIGAR O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DA UNIFEI, UMA VEZ QUE O TRABALHO REMOTO AFETOU DIRETAMENTE A RELAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES E, PORTANTO, GEROU CONSEQUÊNCIAS TANTO NO DECORRER DA GRADUAÇÃO DOS LICENCIANDO QUANTO NA VISÃO ACERCA DO ENSINO A DISTÂNCIA. PARA QUE TAL ANÁLISE TENHA SUA VERACIDADE CONSOLIDADA, POSSUI COMO EMBASAMENTO AS MEDIDAS E TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PRESENTES NA MATEMÁTICA ESTATÍSTICA, TAIS COMO A ESTRUTURA DEFINIR, COLETAR, ORGANIZAR, VISUALIZAR E ANALISAR (DCOVA) E A ESCALA LIKERT. APÓS A DEFINIÇÃO DO TEMA, ELABOROU-SE UM FORMULÁRIO, ATRAVÉS DE UMA PLATAFORMA DIGITAL, QUE FOI DIVULGADO EM UMA REUNIÃO NA QUAL TODOS OS PIBIDIANOS - LICENCIANDOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA - ESTAVAM PRESENTES. ESTE VISAVA INVESTIGAR TRÊS ASPECTOS GERAIS DO PROGRAMA, SENDO POR ISSO, DIVIDIDO EM SEÇÕES ESPECÍFICAS DIRECIONADAS A CADA ASPECTO PRÉ-DEFINIDO. PARA A PRIMEIRA SEÇÃO ELABOROU-SE PERGUNTAS DE VARIÁVEIS DO TIPO QUALITATIVA NOMINAL QUE TINHAM COMO PROPÓSITO ENTENDER O PERFIL DOS PARTÍCIPES, APONTANDO O SEU CURSO E QUAIS MOTIVAÇÕES OS INFLUENCIARAM NO INGRESSO AO PROJETO (ASPECTO A). EM SEQUÊNCIA, OPTAMOS POR UTILIZAR A ESCALA LIKERT DE 5 PONTOS NA ESCALA DE ENVOLVIMENTO PARA MELHOR ANALISAR A PERSPECTIVA OBTIDA POR CADA INTEGRANTE DURANTE O PERÍODO QUE ATUOU NO PIBID (ASPECTO B); MESMO SE TRATANDO DE UMA VARIÁVEL QUANTITATIVA DISCRETA, ESTA PERMITE O AQUISTAR DE UMA VISÃO QUALITATIVA SOBRE O ENFOQUE INVESTIGADO. 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