Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD: UM ESTUDO DE CASO COM OS PROFESSORES LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AS TIC’S, ESTÁ CADA VEZ MAIS SENDO  UTILIZADO NOS PROCESSOS DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERMITINDO QUE VÁRIAS PESSOAS ADQUIRIAM CONHECIMENTO MESMO ESTANDO EM LUGARES DISTANTES DOS GRANDES CENTROS URBANOS. ESTE MODELO DE ENSINO ESTÁ SENDO DISPONIBILIZADO POR INTERMÉDIO DE VÁRIOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E VEM SENDO IMPLEMENTADOS EM INSTITUIÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR. ESTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. NESTE CONTEXTO, ABORDOU-SE O CONTEXTO HISTÓRICO QUE ENVOLVE ESTA MODALIDADE DE ENSINO, BEM COMO AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS RELEVANTES APONTADOS PELOS ATORES DESSE PROCESSO. ASSIM, SISTEMATIZOU-SE A PROBLEMÁTICA DE INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: “QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EVIDENCIADOS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAM?” ADEMAIS, APRESENTOU COMO OBJETIVO GERAL: “ANALISAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EVIDENCIADOS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAM?” O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO TAMBÉM VEM ADERINDO À ESTAS MUDANÇAS, SENDO IMPULSIONADO POR LEIS E DECRETOS QUE INCENTIVAM O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE ENSINO SUPERIOR QUE TEM COMO BASE O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SUAS DIVERSAS MODALIDADES, CONFORME DESTACA A LEI DE DIRETRIZES BASES DA EDUCAÇÃO EM SEU ARTIGO – LDB, EM SEU ART. 80. 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NESTE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA MELHORAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, POIS DESPERTA NO INDIVIDUO O SENSO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, INSERINDO O MESMO NO CONTEXTO TECNOLÓGICO, AMPLIANDO A  SUA CAPACIDADE DE CONHECIMENTOS PORQUE PODERÁ SER FEITA EM QUALQUER LUGAR E  MOMENTO DE ACORDO COM A SUA DISPONIBILIDADE. NO DECORRER DO PERCURSO BUSCOU-SE ALICERÇAR O PROCESSO DE ANÁLISE E REFLEXÃO À LUZ DE TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ASSIS (2012), BRANDÃO (2004), GARCIA (2009), GATTI, BARRETO E ANDRÉ (2011), LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2018). O ESTUDO FOI REALIZADO NO ESTADO DO AMAZONAS, MAIS PRECISAMENTE NOS MUNICÍPIOS DE  BOA VISTA DO RAMOS E SANTA ISABEL DO RIO NEGRO. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CONTOU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES (02), PROFESSORES (08), TUTORES (04) E ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (49). PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO, PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NA CONCEPÇÃO DOS SUJEITOS PARTÍCIPES DA PESQUISA, AS FERRAMENTAS QUE MAIS TIVERAM DESTAQUE EM RELAÇÃO A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO FORAM: VÍDEO-AULAS EM QUE COORDENADORES E TUTORES PRESENCIAIS CONCORDAM COM 100%, ALUNOS 76,60%, TUTORES A DISTÂNCIA 75% E PROFESSORES COM 62,50%. QUANTO À FERRAMENTA E-MAIL: COORDENADORES, TUTORES  PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARTILHAM DA MESMA OPNIÃO COM 100%, PROFESSORES 75% E ALUNOS 38,80%. EM RELAÇÃO ÀS APOSTILAS IMPRESSSAS APENAS SÃO RELEVANTES, COM MAIOR FREQUÊNCIA, PARA OS TUTORES PRESENCIAIS, ONDE 100% CONCORDAM SOBRE A RELEVÂNCIA DESTA FERRAMENTA. JÁ PARA PROFESSORES, 87,50% ACHAM ESTA FERRAMENTA RELEVANTE , COORDENADORES  CONCORDAM 50% , ALUNOS EM 42,90% E TUTORES A DISTÂNCIA EM 25%. 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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A REGIÃO AMAZÔNICA É CORTADA POR VÁRIOS RIOS E, AINDA CONSIDERADA DE DIFÍCIL ACESSO, CONTA COM MUITAS COMUNIDADES ISOLADAS QUE SOFREM COM VÁRIOS TIPOS DE ABANDONO. A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM, POR INTERMÉDIO DE SEU PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO ENCONTROU NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA UMA DAS FORMAS DE SUPRIR ESTA NECESSIDADE E PROPORCIONAR FORMAÇÃO QUALIFICADA ÀS PESSOAS QUE ESTÃO MINISTRANDO AULAS, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, MAS QUE NÃO POSSUEM NÍVEL SUPERIOR DE ENSINO. NESTE SENTIDO, A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO JUSTIFICOU-SE A PARTIR DA NECESSIDADE CITADA ANTERIORMENTE, BEM COMO A PARTIR DE VÁRIAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM TORNO DO CRESCIMENTO DESTA MODALIDADE DE ENSINO NO BRASIL. A QUALIDADE DOS CURSOS À DISTÂNCIA ENCONTRA-SE AMPLAMENTE DIVULGADA NOS SITES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ABED. A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AS TIC’S, ESTÁ CADA VEZ MAIS SENDO UTILIZADO NOS PROCESSOS DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERMITINDO QUE VÁRIAS PESSOAS ADQUIRIAM CONHECIMENTO MESMO ESTANDO EM LUGARES DISTANTES DOS GRANDES CENTROS URBANOS. ESTE MODELO DE ENSINO ESTÁ SENDO DISPONIBILIZADO POR INTERMÉDIO DE VÁRIOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E VEM SENDO IMPLEMENTADOS EM INSTITUIÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR. ESTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. NESTE CONTEXTO, ABORDOU-SE O CONTEXTO HISTÓRICO QUE ENVOLVE ESTA MODALIDADE DE ENSINO, BEM COMO AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS RELEVANTES APONTADOS PELOS ATORES DESSE PROCESSO. ASSIM, SISTEMATIZOU-SE A PROBLEMÁTICA DE INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: “QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EVIDENCIADOS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAM?” ADEMAIS, APRESENTOU COMO OBJETIVO GERAL: “ANALISAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EVIDENCIADOS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAM?” O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO TAMBÉM VEM ADERINDO À ESTAS MUDANÇAS, SENDO IMPULSIONADO POR LEIS E DECRETOS QUE INCENTIVAM O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE ENSINO SUPERIOR QUE TEM COMO BASE O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SUAS DIVERSAS MODALIDADES, CONFORME DESTACA A LEI DE DIRETRIZES BASES DA EDUCAÇÃO EM SEU ARTIGO – LDB, EM SEU ART. 80. 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NESTE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA MELHORAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, POIS DESPERTA NO INDIVIDUO O SENSO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, INSERINDO O MESMO NO CONTEXTO TECNOLÓGICO, AMPLIANDO A SUA CAPACIDADE DE CONHECIMENTOS PORQUE PODERÁ SER FEITA EM QUALQUER LUGAR E MOMENTO DE ACORDO COM A SUA DISPONIBILIDADE. NO DECORRER DO PERCURSO BUSCOU-SE ALICERÇAR O PROCESSO DE ANÁLISE E REFLEXÃO À LUZ DE TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ASSIS (2012), BRANDÃO (2004), GARCIA (2009), GATTI, BARRETO E ANDRÉ (2011), LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2018). O ESTUDO FOI REALIZADO NO ESTADO DO AMAZONAS, MAIS PRECISAMENTE NOS MUNICÍPIOS DE BOA VISTA DO RAMOS E SANTA ISABEL DO RIO NEGRO. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CONTOU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES (02), PROFESSORES (08), TUTORES (04) E ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (49). PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO, PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NA CONCEPÇÃO DOS SUJEITOS PARTÍCIPES DA PESQUISA, AS FERRAMENTAS QUE MAIS TIVERAM DESTAQUE EM RELAÇÃO A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO FORAM: VÍDEO-AULAS EM QUE COORDENADORES E TUTORES PRESENCIAIS CONCORDAM COM 100%, ALUNOS 76,60%, TUTORES A DISTÂNCIA 75% E PROFESSORES COM 62,50%. QUANTO À FERRAMENTA E-MAIL: COORDENADORES, TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARTILHAM DA MESMA OPNIÃO COM 100%, PROFESSORES 75% E ALUNOS 38,80%. EM RELAÇÃO ÀS APOSTILAS IMPRESSSAS APENAS SÃO RELEVANTES, COM MAIOR FREQUÊNCIA, PARA OS TUTORES PRESENCIAIS, ONDE 100% CONCORDAM SOBRE A RELEVÂNCIA DESTA FERRAMENTA. JÁ PARA PROFESSORES, 87,50% ACHAM ESTA FERRAMENTA RELEVANTE , COORDENADORES CONCORDAM 50% , ALUNOS EM 42,90% E TUTORES A DISTÂNCIA EM 25%. COM RELAÇÃO A POSTILA EM PDF, COORDENADORES E TUTORES A DISTÂNCIA CONCORDAM EM 100% NA SUA RELEVÂNCIA, ALUNOS COM 81,60%, PROFESSORES COM 62,50% E TUTORES PRESENCIAIS COM 50%. CABE DESTACAR QUE EXISTEM FERRAMENTAS QUE NÃO SÃO PERCEBIDOS OU APLICADAS POR ALGUNS DE SEUS ATORES NESTA MEDIAÇÃO, NO CASO DOS TUTORES PRESENCIAIS VÍDEOS AULAS, E – LEARNING E CHAT E DOS TUTORES A DISTÂNCIA O CHAT. OBSERVOU-SE AINDA NESTAS ANÁLISES DE DADOS EM RELAÇÃO AO PERFIL DOS ATORES, A IMPORTÂNCIA DESTE CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA. ESTA MEDIAÇÃO PERMITIU ATENDER A UM PÚBLICO QUE NÃO PODERIA FREQUENTAR UM CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL, SEJA POR FALTA DE TEMPO, DESLOCAMENTO PARA OUTRA LOCALIDADE OU FALTA RECURSOS FINANCEIROS.

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