EM UM SISTEMA DE ENSINO BÁSICO, PENSANDO COMO PROFESSORES PODEM MELHORAR A PRÁTICA DE ENSINAR E APRENDER, ANALISAMOS DE FORMA QUALITATIVA UMA AULA DO ENSINO REMOTO PROPOSTO PELO GOVERNO ESTADUAL O "AULA PARANÁ" QUE FOI CRIADO DEVIDO ÀS EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS CAUSADA PELA PANDEMIA DA COVID-19, ESSE FORMATO DE APRENDIZAGEM REMOTA TEM COMO PRECURSOR SANAR A NECESSIDADE GEOLÓGICA (PRESENCIAL) ENTRE OS DOCENTES E ALUNOS, O QUAL, TRAZ UM ENORME DESAFIO EM OFERTAR A EDUCAÇÃO OU PELO MENOS MANTE-LA. O PRESENTE TRABALHO EMERGE EM UMA ATIVIDADE PROPOSTA A UM GRUPO DE ALUNOS VINCULADOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS LONDRINA, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR OS INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM EM UMA AULA REMOTA DE QUÍMICA DO AULA PARANÁ COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR COMO ESTES FOCOS DE APRENDIZAGEM SURGEM DURANTE UMA AULA REMOTA. O MÉTODO DE ANÁLISE ADOTADO FOI ANÁLISE DE CONTEÚDO INSPIRADO EM LAURENCE BARDIN, QUE SEGUEM TRÊS ETAPAS: I) PRÉ-ANALISE (CONSISTE NA CONSTRUÇÃO DO MATERIAL ANALÍTICO, LEITURA FLUTUANTE, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES E ELABORAÇÃO DO MATERIAL); II) EXPLORAÇÃO DO MATERIAL (OPERAÇÃO DE CODIFICAÇÃO DE PALAVRAS/FRASES REPRESENTATIVAS DENOMINADAS UNIDADES DE REGISTRO E FORMAÇÃO DE CATEGORIAS UTILIZANDO OS FOCOS DE APRENDIZAGEM COMO EIXOS CLASSIFICADORES); E III) TRATAMENTO DE DADOS (OCORRE A JUSTAPOSIÇÃO DE CATEGORIAS RESSALTANDO DUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, INTERPRETAÇÕES E INFERÊNCIAS DOS RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES DOS ELEMENTOS BIBLIOGRÁFICOS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO). ASSIM BUSCAMOS ESCLARECER COMO ESSES FOCOS, OU AUSÊNCIA DELES, SURGEM E MANIFESTAM-SE EM UMA AULA REMOTA, PORTANTO, IDENTIFICAMOS E ESCOLHEMOS UMA AULA DISPONÍVEL NA PLATAFORMA DE VÍDEOS ONLINE DO “AULA PARANÁ”, MAS ESPECIFICAMENTE, A PRIMEIRA AULA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE 2020 POR ACREDITAR QUE POR SER A PRIMEIRA AULA DE QUÍMICA DE UM ALUNO DE EDUÇÃO BÁSICA, ALGUNS FOCOS DE APRENDIZAGEM PODERIAM SURGIR COM MAIS FACILIDADE. REALIZAMOS SUA COMPLETA TRANSCRIÇÃO E DESCRIÇÃO DA AULA SOBRE “SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS”, O VÍDEO TEM UMA DURAÇÃO DE 42 MINUTOS E 26 SEGUNDOS SENDO MINISTRADA DIA 7 DE ABRIL DE 2020. DESTA FORMA USAMOS A UNIDADE DE REGISTROS PARA CLASSIFICAR AS NARRATIVAS COMO ALGUM OU MAIS DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM QUE SÃO 6: FOCO 1 [INTERESSE]: É O QUE MOTIVA O INTERESSE, ENVOLVIMENTO EMOCIONAL, CURIOSIDADE E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER SOBRE FENÔMENOS DO MUNDO; FOCO 2 [CONHECIMENTO]: PRINCIPAIS CONCEITOS, EXPLICAÇÕES, ARGUMENTOS, MODELOS, TEORIAS E FATOS CIENTÍFICOS CRIADOS PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO NATURAL; FOCO 3 [MÉTODO]: COMO É DE QUE FORMA O ENSINO SE DESENVOLVE ATRAVÉS DE TABELAS GRÁFICOS, LOUSA DIGITAL, QUADRO NEGRO; FOCO 4 [CRIATIVIDADE]: O PROFESSOR RELACIONA CONTEÚDOS COM A ROTINA DOS ALUNOS DE UMA MANEIRA MAIS EXPLORATÓRIA DAS COISAS; FOCO 5 [COMUNIDADE]: REVELA VALORES DA COMUNIDADE DE CONVIVÊNCIA E SOCIEDADE; FOCO 6 [IDENTIDADE]: O ESTUDANTE PENSA SOBRE SI MESMO E DESENVOLVE UMA IDENTIDADE COMO ALGUÉM QUE CONHECE, UTILIZA E, TAMBÉM, CONTRIBUI PARA A CIÊNCIA. AO DISCUTIR E ANALISAR A AULA MINISTRADA NA PLATAFORMA DIGITAL, É POSSÍVEL NOTAR QUE ALGUNS FOCOS DE APRENDIZAGEM SURGEM COM MAIOR FREQUÊNCIA, ENQUANTO OUTROS, COM MENOR FREQUÊNCIA. O FOCO DE APRENDIZAGEM “INTERESSE” É MANIFESTADO EM QUINZE UNIDADES DE REGISTRO NO MOMENTO QUE O PROFESSOR PEDE PARA QUE OS ALUNOS OLHEM O EXERCÍCIO NO QUADRO E IDENTIFIQUE AS SUBSTÂNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS, INSTIGANDO A CURIOSIDADE E O DESAFIO POR MEIO DO VISUAL. OUTRO EXEMPLO É QUANDO O PROFESSOR DESAFIA OS ALUNOS A REPONDEREM UMA QUESTÃO, NO QUAL DEVERIAM IDENTIFICAR O SISTEMA (HOMOGÊNEO OU HETEROGÊNEO), É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE ESTE FOCO SURGE A PARTIR DAS MOTIVAÇÕES QUE O PROFESSOR APRESENTA AO ALUNO, POR MEIO DE DESAFIOS AO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS SUBSTÂNCIAS. O FOCO DE APRENDIZAGEM “CONHECIMENTO” SURGE EM TRINTA E QUATRO UNIDADES DE REGISTRO, UM DOS FOCOS COM MAIS FREQUÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO AO DECORRER DA AULA, DURANTE SUAS EXPLICAÇÕES O PROFESSOR EXPRESSA ESSE FOCO AO EXPLICAR A TEMPERATURA NECESSÁRIA PARA QUE A ÁGUA ENTRE EM ESTADO DE EBULIÇÃO E DE SOLIDIFICAÇÃO, EXPRESSA TAMBÉM AO EXPLICAR QUE MISTURAS HOMOGÊNEAS APRESENTAM APENAS UMA FASE ENQUANTO MISTURAS HETEROGÊNEAS APRESENTAM DUAS FASES OU MAIS. PORTANTO, O FOCO PRESENTE NESTAS SESSÕES DEMONSTRA QUE O PROFESSOR TEM CONHECIMENTO CIENTIFICO SOBRE O ASSUNTO EMBASADO EM TEORIAS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DA QUÍMICA E FÍSICA, ASSIM ELE ATUA COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO CIENTIFICO E ALUNO. “MÉTODO”, É UM DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM MANIFESTADO EM QUARENTA E UMA UNIDADE DE REGISTRO AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DA AULA, AO UTILIZAR OS RECURSOS COMO; APRESENTAÇÃO EM SLIDE, LOUSA, TELEVISÃO PARA SER UTILIZADOS AO MOMENTO QUE O PROFESSOR JULGAR NECESSÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA, AO UTILIZAR UM MAPA CONCEITUAL QUE DIVIDE AS ÁREAS DE ESTUDOS DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS, E TAMBÉM, AO DISPONIBILIZAR EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E RESOLVER A PROBLEMÁTICA DO MESMO. NESSE SENTIDO, O PROFESSOR UTILIZA DE, PROCESSOS E RECURSOS PARA QUE A APRENDIZAGEM POSSA OCORRER, DE DIFERENTES FORMAS, O PROFESSOR BUSCA EXPLICAR O CONTEÚDO POR COMPLETO. OUTRO FOCO É “CRIATIVIDADE”, QUE EMERGE ONZE VEZES DURANTE A AULA, REPRESENTANDO UMA INFREQUÊNCIA DESTE FOCO, MANIFESTA-SE, PORTANTO, QUANDO O PROFESSOR UTILIZA DE UMA GARRAFA DE ÁGUA PARA DEMONSTRAR QUE DENTRO DO SISTEMA DA GARRAFA EXISTEM MOLÉCULAS APENAS DE ÁGUA QUE CARACTERIZA UMA SUBSTÂNCIA PURA. OUTRO EXEMPLO É QUANDO O PROFESSOR CRIA UM CONTEXTO IMAGINÁRIO DIZENDO QUE SE ELE ESTIVESSE NERVOSO IRIA PRECISAR DE ÁGUA COM AÇÚCAR, ENTÃO GESTICULA, IMAGINARIAMENTE, UM POTE DE AÇÚCAR E A GARRAFA DE ÁGUA EM SEGUIDA MISTURA OS DOIS COM A FINALIDADE DE DEMONSTRAR QUE A ÁGUA DEIXARIA DE SER UMA SUBSTÂNCIA PURA E PASSOU A SER UMA MISTURA, E TAMBÉM, AO REPRESENTAR UMA MOLÉCULA DE ÁGUA POR MEIO DE “BOLINHAS COLORIDAS” NO SLIDE. PORTANTO, O PROFESSOR EXPRESSA UMA CRIATIVIDADE AO CONCILIAR UM CONTEXTO ROTINEIRO DOS ALUNOS COM O CONTEÚDO CIENTÍFICO DA DISCIPLINA. O PENÚLTIMO FOCO DE APRENDIZAGEM É “COMUNIDADE” IDENTIFICADA ONZE VEZES NAS UNIDADES DE REGISTRO, O QUAL É EXPRESSO QUANDO O PROFESSOR DA BOAS-VINDAS AOS ALUNOS QUE ASSISTEM SUA AULA, ALÉM DISSO, ELE EXCLAMA QUE A AULA SERÁ TRANQUILA E ‘LIGHT’ AO PERGUNTAR SE O ALUNO ESTAVA CONFORTÁVEL NA SUA CASA E SE ESTAVA GOSTANDO DA AULA. É POR MEIO DESTE FOCO QUE O PROFESSOR EXPRESSA UM CONCEITO DE COMUNIDADE ENTRE O ALUNO, PROFESSOR E APRENDIZAGEM, MESMO QUE OS ESPAÇOS FÍSICOS DIFEREM, O DOCENTE PONTUA O CONTEXTO DA AULA ONLINE COMO UM CONTEXTO DE COMUNIDADE E RELAÇÃO. POR FIM, O FOCO DE APRENDIZAGEM “IDENTIDADE”, ESTÁ PRESENTE NA AULA EM ONZE UNIDADES DE REGISTRO, SURGE QUANDO O PROFESSOR DE DESPEDE DA TURMA E DIZ QUE OS ENCONTRARIAM NA PRÓXIMA AULA, E TAMBÉM, QUANDO O PROFESSOR PERGUNTA SE OS ALUNOS CONCORDAM COM O RACIOCÍNIO DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO, LEVANDO O ALUNO A PROBLEMATIZAR A QUESTÃO E BUSCANDO SUA CRITICIDADE. NESTE SENTIDO É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS FOCOS DE APRENDIZAGEM PERSISTEM NAS AULAS REMOTAS, PORÉM ALGUNS FOCOS APARECEM COM MENOS FREQUÊNCIA E INTENSIDADE, NO QUAL PODE CARACTERIZAR UM EFEITO DESREGULATÓRIO NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO OS FOCOS DE APRENDIZAGEM SURGEM DURANTE AS FALAS DO PROFESSOR, AS INTERAÇÕES IMAGINARIAS DO COTIDIANO DO ALUNO, O DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE PELO CONTEÚDO POR MEIO DE METODOLOGIAS, REPRESENTAÇÃO DE UMA COMUNIDADE MESMO QUE VIRTUAL E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE ENSINO E DESENVOLVAM A APRENDIZAGEM CARACTERIZANDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E OBJETIVA.