O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PAUTADO NO MULTILETRAMENTO SE IDENTIFICA COMO OBJETO DE PESQUISA POR PROFISSIONAIS E TEÓRICOS DE LETRAS. COM BASE NESSE ENTENDIMENTO, DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA PARA UMA TURMA DE 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR, SENDO PROMOVIDO PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, PARTIMOS DE BAKHTIN (2011); CLüVER (2006); MARCUSCHI (2003; 2008); ROJO (2012); SILVA (2011); SCHNEUWLY, DOLZ E NOVERRAZ (2004). EMBASADOS NA INTERMIDIALIDADE, OBJETIVOU-SE APRESENTAR AOS ALUNOS TEXTOS QUE COMBINASSEM ELEMENTOS VERBAIS, VISUAIS, SONOROS E AUDIOVISUAIS. PARA ISSO, EXPLORAMOS NOTÍCIAS EM DIFERENTES SUPORTES: JORNAL, NEWSLETTER, RÁDIO, PODCAST, TELEVISÃO, YOUTUBE, PORTAIS DE NOTÍCIAS E REDES SOCIAIS. NO ENCAMINHAMENTO DAS ATIVIDADES, BUSCAMOS O DESENVOLVIMENTO E A PROGRESSÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE AUMENTO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ENVOLVIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTES VIVENCIAM. ALÉM DISSO, ADOTOU-SE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMO UM PROCESSO CONJUNTO E GRADUAL, DO QUAL O ALUNO É O PROTAGONISTA ATIVO. PARA QUE OS DISCENTES ESTIVESSEM NESSA POSIÇÃO DE AGENTE DO PRÓPRIO APRENDIZADO, ESTIMULOU-SE A INTERAÇÃO POR MEIO DE CAÇA-PALAVRAS, TABELAS, VÍDEOS E PERGUNTAS. ESSA POSTURA MOSTROU-SE FRUTÍFERA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM, DURANTE E APÓS A AULA, AUTONOMIA E AUTENTICIDADE NAS SUAS OBSERVAÇÕES ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO. ISSO DEMONSTRA QUE O ENSINO ULTRAPASSOU A SUPERFÍCIE INFÉRTIL DO CONHECIMENTO PURAMENTE MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO DO MUNDO.