O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É UM PROGRAMA ORIUNDO DA RELAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). EM SEU ÂMAGO, O PIBID VISA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. PARA TANTO, A CAPES PROPORCIONA FOMENTO AOS ENVOLVIDOS, O QUE DÁ A ELES CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. VISTO COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA QUE BUSCA PROPORCIONAR O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES TEORIA-PRÁTICA E UNIVERSIDADE-ESCOLA, O PIBID SE CONFIGURA COMO MEDIAÇÃO ENTRE OS ESPAÇOS E SUAS PARTICULARIDADES, SUBMERGINDO OS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (ID) EM MEIO À REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (EB), BEM COMO PROPORCIONANDO AOS PROFESSORES DA EB O REINGRESSO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. O PIBID CONTEMPLA AS DIVERSAS ÁREAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, QUE SE ORGANIZAM EM SUBPROJETOS E INCLUEM, PARA ALÉM DOS FUTUROS PROFESSORES, OS PROFESSORES SUPERVISORES E COORDENADORES DE ÁREAS. DIANTE DA DIVERSIDADE PRESENTE NOS SUBPROJETOS, TRATAREMOS NESSE TEXTO DA REALIDADE DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DO PIBID, SEDIADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CAMPUS SUDOESTE - SEDE QUIRINÓPOLIS QUE POSSUI COMO ESCOLA-PARCEIRA O COLÉGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK. O SUBPROJETO AQUI DESTACADO ATENDE AS TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II (EF) E 1º E 2º ANOS DO ENSINO MÉDIO. ENTRETANTO, A ATIVIDADE QUE SUBSIDIA ESSE TRABALHO FOI REALIZADA EM DUAS TURMAS DO 9º ANO DO EF II, SIMULTANEAMENTE, VIA GOOGLE MEET COM 9 (NOVE) BOLSISTAS DO CITADO SUBPROJETO E APROXIMADAMENTE 20 ALUNOS DA EB. A PROBLEMÁTICA AQUI ABORDADA SE JUSTIFICA PELO FATO DE QUE O ENSINO DA GEOMETRIA NA EB É EM GRANDE PARTE DESMERECIDO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA OCASIONANDO ENTRE TANTOS PROBLEMAS AO LONGO DOS ANOS UM DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA APRENDIZAGEM DESSA IMPORTANTE ÁREA DA MATEMÁTICA, SENDO ESSE FATO INTIMAMENTE CORRELATO À QUESTÃO DEFICITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DESSE PROFESSOR. SENDO ASSIM, ACREDITA-SE QUE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO – COMO É O CASO DOS BOLSISTAS ID – QUANDO POSTOS DIANTE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE POLÍGONOS QUE PRIVILEGIA A HISTÓRIA DO SEU SURGIMENTO PODEM COMPREENDER A RELEVÂNCIA DO MESMO ATRIBUINDO, PORTANTO, À MATEMÁTICA, A FUNÇÃO DE PUJANTE INSTRUMENTO PARA CONHECIMENTO E DOMÍNIO DA NATUREZA NUM ENTENDIMENTO DE FERRAMENTA SIMBÓLICA. CONEXO A ESSES ENTENDIMENTOS TEMOS A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMATIZADORA: COMO A VISÃO HISTÓRICA DO CONCEITO MATEMÁTICO DE POLÍGONOS AUXILIOU UM COLETIVO DE PIBIDIANOS A COMPREENDEREM TAL CONCEITO NÃO SOMENTE COMO REGISTRO GEOMÉTRICO, MAS COMO RESULTADO DA VIDA SOCIAL HUMANA? DIANTE DA REALIDADE PANDÊMICA VIVENCIADA POSSUÍA-SE A NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE PUDESSEM SER DESENVOLVIDAS NO FORMATO DE AULAS REMOTAS E, NESSE CONTEXTO NOS DEPARAMOS COM A POSSIBILIDADE DE USO DO SOFTWARE STELLARIUM. PARA RESPONDER À QUESTÃO PROBLEMATIZADORA OPTAMOS PELO EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO COMO CAMINHO METODOLÓGICO. O MESMO É ENTENDIDO CONFORME OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E TEORIA DA ATIVIDADE COMO UM MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICOLÓGICA, CUJO FOCO TRANSCENDE A INVESTIGAÇÃO SUPERFICIAL DOS ACONTECIMENTOS E ENFATIZA AS RELAÇÕES ESSENCIAIS PARA COMPREENDER AS ORIGENS, AS TRANSFORMAÇÕES DOS CONCEITOS E OS IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO DESSES CONCEITOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA. TAL ESCOLHA SE ANCORA EM NOSSA BASE TEÓRICA QUE DEFENDE QUE A ESSÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERNAS ENTRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO ESSENCIAIS PARA A CONSTITUIÇÃO DO CARÁTER DE DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DOS SUJEITOS E PODE SER ALCANÇADO QUANDO SE OPTA PELO DESENVOLVIMENTO DE EM UM EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO. O REFERIDO EXPERIMENTO FOI REALIZADO POR UM PERÍODO DE CINCO SEMANAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA QUE DEU ORIGEM A ESSE TRABALHO FORAM OS 8 BOLSISTAS DE ID E A PROFESSORA SUPERVISORA. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM AS GRAVAÇÕES DAS REUNIÕES SEMANAIS EM UM FORMATO DE DIÁRIO DE BORDO VIRTUAL DE TODO O EXPERIMENTO E TAMBÉM OS QUESTIONÁRIOS DO GOOGLE FORMS RESPONDIDOS PELOS SUJEITOS DA PESQUISA. DESTE MODO, BUSCAMOS UMA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO DE POLÍGONOS QUE PRIVILEGIE SEU SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO, ADMITINDO QUE ESSE PROCESSO, POR CARREGAR O IR E VIR DA HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, PODE CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO DOS MODOS FORMAIS E EMPÍRICOS, NOS QUAIS O ENSINO DO CONCEITO DE POLÍGONOS ESTÁ POSTO. BUSCAMOS ASSIM A ASCENSÃO A UM NOVO PATAMAR DE DESENVOLVIMENTO DOS SUJEITOS, COM O INTUITO DE POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DA HISTORICIDADE DOS CONCEITOS COMO MODO DE ENCAMINHAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO. SENDO ASSIM, DEFENDEMOS QUE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOMETRIA NA EB DEVA DAR DESTAQUE À CONCEPÇÃO DA MATEMÁTICA COMO UMA CIÊNCIA DINÂMICA E SATURADA DE CONDIÇÃO HUMANA, O QUE MANIFESTA SER HISTORICAMENTE CONSTRUÍDA COMO RESULTADO DE NECESSIDADES SOCIAIS. ISSO CONSTITUI QUE EM TODO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO HÁ UMA ATIVIDADE HUMANA PRATICADA PARA SATISFAZER NECESSIDADES DA VIDA SOCIAL (NO COLETIVO). IMBUÍDOS DESSES ENTENDIMENTOS TEÓRICOS E SABEDORES DE QUE O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA EB É DESAFIADOR OPTAMOS POR ORGANIZAR O ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE POLÍGONOS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE QUE PRIVILEGIE O MOVIMENTO HISTÓRICO E DÁ ENFOQUE ÀS PARTICULARIDADES EVOLUTIVAS DOS OBJETOS MATEMÁTICOS QUE DERAM INÍCIO AOS CONCEITOS, CONSIDERANDO, POR EXEMPLO, OS FATOS HISTÓRICOS ONDE A OBSERVAÇÃO DO CÉU GANHOU DESTAQUE - POR SERVIR DE REFERENCIAL DE TEMPO OU LOCALIZAÇÃO COM OS ASTROS E CONSTELAÇÕES QUE FORMAM FIGURAS NAS NOITES ESTRELADAS -, PERMITINDO A POSSIBILIDADE DE REPENSAR O CONCEITO DE POLÍGONOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E CULTURAL. PARA O PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TAL ATIVIDADE BUSCOU-SE POR HISTORIOGRAFIAS MATEMÁTICAS QUE AUXILIASSEM NA CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO DO PERCURSO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍGONOS, NÃO CRONOLÓGICA, MAS EPISTEMOLOGICAMENTE, CONSIDERANDO QUE A HISTÓRIA NÃO ACONTECE LINEARMENTE. AO CONSIDERAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, APROXIMAMOS A MATEMÁTICA DAS ATIVIDADES, OBSERVAÇÕES E AÇÕES HUMANAS EM UM MOVIMENTO LÓGICO E FLUENTE. ASSIM, OS INDÍCIOS DO ENTENDIMENTO INTUITIVO DO CONCEITO PODEM SER CONSTATADOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE INTENCIONAL QUE OBJETIVA A TRANSFORMAÇÃO E A COMPREENSÃO DO MOVIMENTO, DA FLUÊNCIA E DA POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. ALÉM DISSO, A COMPREENSÃO DA HISTORICIDADE DESSES CONCEITOS MATEMÁTICOS PODE FUNDAMENTAR A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA E DA CAPACIDADE DO SUJEITO DE SE DESENVOLVER FRENTE À APRENDIZAGEM QUE ACONTECE. DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA RESULTANTE DA COVID-19 TINHA-SE A NECESSIDADE DE SE PLANEJAR A ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA NO FORMATO VIRTUAL-REMOTO, COMO JÁ ENFOCAMOS E ISSO PERMITIU UM LEQUE DE POSSIBILIDADES QUE VIABILIZOU O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO O SOFTWARE STELLARIUM, QUE ASSUMIU O PAPEL DE FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A OBSERVAÇÃO DO CÉU EM SUAS DIVERSAS CONDIÇÕES. O USO DO SOFTWARE COMO MEIO DE OBSERVAÇÃO NOTURNA, DINAMIZOU A IDENTIFICAÇÃO DOS POLÍGONOS NO COSMOS COMO TAMBÉM PERMITIU QUE OS SUJEITOS CONTEMPLASSEM A IMENSIDÃO DO UNIVERSO. DESSE MODO, AO SE EXPLORAR O MOVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍGONOS TAMBÉM BUSCOU-SE CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DO MODO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. SENDO ASSIM, FOI POSSIBILITADO AOS SUJEITOS COMPREENDER A INEXISTÊNCIA DE VERDADES ABSOLUTAS, CONCEPÇÕES FREQUENTES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, GERADAS OU PELO MÉTODO DE ENSINO FUNDAMENTADO SOMENTE NA LÓGICA FORMAL, OU POR UMA CONCEPÇÃO HISTORIOGRÁFICA DE VERTENTE POSITIVISTA. POR FIM, ACREDITAMOS QUE ESSAS PONDERAÇÕES NÃO SINALIZAM UM PROCESSO JÁ CONCLUÍDO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO DE POLÍGONOS, MAS SIM O INÍCIO DE UMA CAMINHADA EM BUSCA DE UM ENSINO QUE ENVOLVA PROFESSORES EM FORMAÇÃO E, POSTERIORMENTE, ALUNOS DA EB.