ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A APLICAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS REALIZADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBÁREA INGLÊS, DESTINADA À ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PATO BRANCO. AS PROPOSTAS FORAM VOLTADAS PARA O EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL, ABORDANDO AS DATAS COMEMORATIVAS MAY DAY E WORLD ELDER ABUSE AWARENESS DAY, DE MANEIRA A COMPARAR A CULTURA DE COMEMORAÇÃO DESTAS DATAS NO BRASIL E NO MUNDO. CADA PROPOSTA FOI COMPOSTA DE 1 AULA, APLICADAS NAS TURMAS 8º ANO A E B DO COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO DE PATO BRANCO - PR DE MODO REMOTO, ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E EM HORÁRIO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. EMBASAMO-NOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (2017) E NA OBRA “O PROFESSOR IDEAL”, DE VILSON J. LEFFA (2016), QUE INDICAM QUE O ALUNO, EM GERAL, NECESSITA DE UMA MOTIVAÇÃO POR LIGAÇÃO AFETIVA PARA QUE PARTICIPE ATIVAMENTE DA AULA. ASSIM, DESENVOLVEMOS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS EIXOS PROPOSTOS PELA BNCC (2017), ENALTECENDO O DA DIMENSÃO INTERCULTURAL, E LEVAMOS EM CONTA A “ORDEM DE APRENDIZAGEM” PROPOSTA POR LEFFA (2016). NOTAMOS UM ALUNO MAIS ENGAJADO E CATIVADO DO QUE EM AULAS ANTERIORMENTE OBSERVADAS QUE NÃO INCLUÍAM O EIXO EM QUESTÃO. DE MODO GERAL, AS ATIVIDADES PERMITIRAM QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM O CONHECIMENTO SOBRE AS DUAS TEMÁTICAS EM EVIDÊNCIA, COM O TAMBÉM APRIMORAMENTO DOS DEMAIS EIXOS, COMO O DA ORALIDADE, EIXO MAIS PREJUDICADO NO CONTEXTO PANDÊMICO DE ACORDO COM NOSSAS OBSERVAÇÕES DURANTE O PIBID.